Revista de Imprensa

  1. Covid-19: Metade das empresas beneficiam atualmente de medidas de apoio públicas
  2. ISEG estima descida do PIB próxima de 3% em cadeia no quarto trimestre
  3. Plano de recuperação da UE com 27 a bordo é “objetivo número um” – Charles Michel
  4. EUA. Taxa de desemprego baixa para 6,7%, mas foram criados menos empregos
  5. Espanha pondera reduzir horário de trabalho semanal para quatro dias
  6. Energia eólica ‘offshore’ pode criar 50 mil empregos na Península Ibérica até 2030
  7. Outros

1. Covid-19: Metade das empresas beneficiam atualmente de medidas de apoio públicas

ri.jornalnegocios
De acordo com os resultados do inquérito realizado pelo Banco de Portugal, 50% das empresas beneficiam atualmente de pelo menos uma das medidas de apoio lançadas pelo Governo.

2. ISEG estima descida do PIB próxima de 3% em cadeia no quarto trimestre

eco
Já relativamente ao mesmo período do ano passado, no quarto trimestre deste ano a variação do PIB “deverá situar-se em torno de -9%”.

3. Plano de recuperação da UE com 27 a bordo é “objetivo número um” – Charles Michel

ri.lusa
O presidente do Conselho Europeu disse hoje que “o objetivo número um” da União Europeia nos próximos dias é garantir a “implementação integral” do acordo sobre o plano de relançamento europeu alcançado em julho, com os 27 a bordo.

4. EUA. Taxa de desemprego baixa para 6,7%, mas foram criados menos empregos

ri.noticiasaominuto
A taxa de desemprego nos Estados Unidos baixou duas décimas, para 6,7% em novembro, um mês em que foram criados 245.000 empregos, um abrandamento em relação a outubro, indicou hoje o Departamento do Trabalho.

5. Espanha pondera reduzir horário de trabalho semanal para quatro dias

ri.sol
Esta medida já foi implementada por várias empresas em vários países, como é o caso da Microsoft, no Japão, que diz ter aumentado a produtividade em 40%.

6. Energia eólica ‘offshore’ pode criar 50 mil empregos na Península Ibérica até 2030

ri.lusa
O setor da energia eólica ‘offshore’ flutuante poderá criar, em 2030, até 50 mil empregos qualificados em Portugal e Espanha e gerar 5.000 milhões de euros de volume de negócios, segundo um relatório da consultora Enzen.

7. Outros

ri.diariodenoticias

Madrid cancela festividades da passagem de ano

Habituais desfiles da véspera de Dias de Reis só serão permitidos em espaços fechados com todos os espetadores sentados

Brexit. Londres reconhece “momento difícil” nas negociações com UE

Qualquer acordo deve ser aprovado pelos respetivos parlamentos antes do final do ano.

dinheirovivo

Na Black Friday mais digital de sempre queixas disparam 59%

Tecnologia, Informática e Som foi a categoria mais visada e o principal motivo de reclamação foi a dificuldade de entrega do produto, de acordo com o Portal da Queixa.

Aeroportos da UE com quebra no número de voos de 90% em abril

Os dados divulgados pelo Eurostat indicam que nos 10 primeiros meses de 2020, os principais aeroportos da UE tiveram “descidas dramáticas no número de voos comerciais”. Maiores quedas no número de voos foram registadas no aeroporto de Frankfurt, no de Paris (Charles de Gaulle), no de Amesterdão, Munique e Madrid.

eco

Estímulos orçamentais fazem Wall Street esquecer desilusão no emprego

As bolsas norte-americanas negoceiam em alta, com os investidores com fortes expectativas de que seja aprovado um novo pacote de estímulos à economia nos EUA.

Morreram mais 79 pessoas de Covid-19 e há mais 4.935 novos casos

Foram identificados 4.935 novos casos de infeção pelo novo coronavírus em Portugal nas últimas 24 horas. O número total de casos positivos desde o início da pandemia sobe para 312.553.

ri.expresso

Taxa de carbono aumenta e encarece combustíveis

Imposto sobre as emissões poluentes sobe 30 cêntimos para 23,921 euros por tonelada de CO2 o que se traduz na cobrança de 5,4 cêntimos por litro de gasolina e de 5,9 cêntimos no caso do gasóleo

ri.jornalnegocios

Parlamento aprova o sexto estado de emergência da pandemia e o terceiro da segunda vaga

Só PS e o PSD aprovaram mais uma renovação do estado de emergência, que já se sabe não será a última e será extendida até 2021.

Cinco propostas culturais antes do recolher obrigatório

Em novo fim de semana com a circulação proibida entre concelhos, Lisboa e Porto contam com espetáculos que se apresentam, pela primeira vez, ao público.

ri.lusa

CIP preocupada com previsões da OCDE de crescimento anémico da economia portuguesa

A CIP – Confederação Empresarial de Portugal manifestou-se hoje preocupada com a projeção da OCDE sobre a evolução da economia portuguesa, alertando para a necessidade de se definir uma estratégia económica a prosseguir que evite a concretização desse cenário.

Dinamarca fixa fim da exploração petrolífera no Mar do Norte para 2050

O Governo social-democrata dinamarquês e vários partidos da oposição concordaram em suspender a próxima ronda de licenças e em fixar o fim da exploração petrolífera no Mar do Norte para 2050.

Covid-19: Deputados debatem hoje suspensão por dois anos da caducidade dos contratos coletivos

Os deputados debatem e votam hoje na generalidade a proposta do Governo que suspende por dois anos os prazos da sobrevigência e caducidade das convenções coletivas de trabalho, bem como os projetos do PCP, BE e PEV.

APEL pede que se ofereçam livros no Natal, livrarias criam novas formas de sobreviver

A Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL) apelou hoje à compra de livros para oferecer no Natal e, desta forma, ajudar um setor, que está a viver “enormes dificuldades” devido à crise pandémica.

modalisboa

A arte do vidro de René Lalique

Três décadas após a última exposição inteiramente dedicada a René Lalique, a Fundação Calouste Gulbenkian volta a enaltecer a obra do artista, com uma mostra focada nas suas extraordinárias peças em vidro. Em exibição até 1 fevereiro de 2021, “René Lalique e a Idade do Vidro” reúne cerca de 100 obras, entre joias, peças de ourivesaria, vidros e objetos de design do espólio do Museu Gulbenkian, assim como do Museu Lalique (Wingen-sur-Moder) e de coleções particulares de todo o mundo.

ri.noticiasaominuto

Reino Unido soma mais 504 mortes e 16.298 casos da Covid-19

Dados foram revelados esta sexta-feira pelas autoridades de Saúde.

ri.observador

Covid-19: Governo pondera converter apoio nas rendas em subsídios em vez de empréstimos

A proposta, feita no âmbito do Orçamento do Estado Suplementar, visa simplificar o modelo de apoio ao pagamento de rendas, tendo em conta os rendimentos das famílias e os efeitos da crise.

jornaleconomico

Restrições assustam empresários de bares e restaurantes

CPPME e AICTPS pedem fecho mais tardio dos estabelecimentos e multas para quem não cumpra com as normas sanitárias. Baixa de impostos e verbas a fundo perdido são algumas soluções defendidas.

Natal com “mínimo de regras”, Ano Novo terá “todas as restrições”

Governo pondera não proibir circulação entre concelhos nos dias 24 e 25 e flexibilizar o recolher obrigatório nas zonas de risco para as 01h00.

ri.portugalnews

Marrocos prepara projeto de hidrogénio verde

A MASEN – Agence Marocaine pour l’Energie Durable prevê concluir um estudo de viabilidade económico-financeira, no início de 2021, conducente ao desenvolvimento de uma central hibrida fotovoltaica/eólica, destinada a alimentar uma central de hidrogénio verde e com uma capacidade de eletrólise de cerca de 100 MW.

Chile ascende no ranking de países mais atrativos para investimento em Energias Renováveis

Na edição de 2020 do Índice de Atratividade para Investimentos em Energias Renováveis da consultora EY, o Chile alcançou o 11ª lugar entre os países mais atrativos para investir em Energias Renováveis com destaque para os setores eólico (Onshore), solar (CSP) geotérmico e hidroelétrico.

Programa de Investimento para empresas estrangeiras em atividades de I&D

O ICEX-Invest in Spain acaba de lançar a convocatória 2020 para o “Programa de Investimento para empresas estrangeiras em atividades de I&D”, também conhecido como Fundo de Tecnologia Inteligente.

ri.publico

Sem público, Chanel não deixa de mostrar o melhor trabalho dos seus artesãos

A etiqueta francesa transformou um castelo numa glamorosa vitrina online para a sua colecção Métiers d’Art.

Os “rituais” de Alicia Keys chegam ao público através de nova marca de bem-estar

A cantora, vencedora de 15 Grammys, lançou a Keys Soulcare cujo foco está no bem-estar.