Revista de Imprensa

  1. Universidade do Minho em estudo mundial sobre impacto da pandemia
  2. Número de Insolvências sobe 4,5% até abril. Criação de empresas afunda 34,6%
  3. Pandemia leva a queda no clima de consumo na Europa em abril
  4. Produção industrial em Itália cai 29,3% em março devido à pandemia
  5. Covid-19: Muitas indústrias na Alemanha vão cortar empregos – Ifo
  6. Marca portuguesa de mobiliário de luxo vence prémio internacional
  7. Outros

1. Universidade do Minho em estudo mundial sobre impacto da pandemia

ri.jornalnegocios
A UMinho refere que o trabalho pretende ajudar a identificar os efeitos e os fatores que influenciam o impacto da covid-19 no bem-estar físico e mental da população.

2. Número de Insolvências sobe 4,5% até abril. Criação de empresas afunda 34,6%

eco
O número de insolvências aumentou entre janeiro e abril e a criação de empresas afundou 34,6%, evoluções explicadas pelo choque provocado pela pandemia do coronavírus.

3. Pandemia leva a queda no clima de consumo na Europa em abril

eco
Em Portugal, as expectativas salariais foram as mais afetadas em abril, ao registar uma queda de 59 pontos face ao mês anterior.

4. Produção industrial em Itália cai 29,3% em março devido à pandemia

dinheirovivo
O Istat argumenta que em março as condições da procura e as medidas de contenção da pandemia levaram a um colapso da produção industrial italiana.

5. Covid-19: Muitas indústrias na Alemanha vão cortar empregos – Ifo

ri.lusa
Muitas indústrias na Alemanha vão cortar empregos devido à pandemia da covid-19 e em média 18% das empresas alemãs já fizeram despedimentos em abril, segundo a mais recente pesquisa sobre emprego do Ifo hoje divulgada.

6. Marca portuguesa de mobiliário de luxo vence prémio internacional

ri.portugalnews
A Emotional Objects, uma marca portuguesa de Vila Nova de Famalicão, venceu o conceituado prémio “A’ Design” na categoria “Furniture, Decorative Items and
Homeware Design”, com a sua coleção Mix & Match.

7. Outros

ri.correiodamanha

Prazo para trabalhadores pedirem apoio à família alargado até quarta-feira

Entre 1 e 8 de maio tinham pedido este apoio 69.079 trabalhadores.

ri.diariodenoticias

C&A prepara reabertura de lojas em Portugal

A cadeia de lojas de roupa C&A está a preparar a reabertura dos seus espaços em Portugal, depois de negociações com os representantes dos trabalhadores, indicou o grupo em comunicado.

dinheirovivo

Makro e Recheio já com máscaras e desinfetante à venda

Os grossistas continuam abertos aos particulares que continuam a poder fazer compras nas lojas durante o Estado de Calamidade.

eco

Receios de um segundo surto abalam Wall Street

Os investidores estão preocupados com um segundo surto de coronavírus, à medida que os países vão aliviando as medidas de contenção.

Sonae MC procura startups com tecnologia para retalho

2.ª edição do Disrupt Retail volta a desafiar startups nacionais e internacionais que queiram testar ideias para o retalho em ambiente real.

Número de infetados sobe 0,36% em Portugal. Há 1.144 mortes

Último balanço da DGS conta 98 novos casos de infeção pelo novo coronavírus em 24 horas e ainda mais nove mortes provocadas pela pandemia de Covid-19.

INE confirma carga fiscal de 34,8% do PIB em 2019. Continua em máximos

Em 2019, a carga fiscal ficou no mesmo nível de 2018, ano em que se tinha registado um máximo histórico.

ri.jornalnegocios

Indústria do luxo vai contrair 20 a 35% este ano devido à pandemia

A indústria do luxo só deverá recuperar para os níveis do ano passado em 2022 ou 2023, estima o estudo da Bain.

Economistas do FMI avisam que as pandemias agravam as desigualdades

Três economistas do FMI foram estudar como evoluiu o índice de Gini, que mede as desigualdades, na sequência de cinco pandemias do passado. O alerta é claro: os mais desprotegidos sofrem mais.

ri.lusa

Utilização de cheques caiu em 2019, mas foram processados mais de 100 mil por dia – BdP

A utilização de cheques manteve, em 2019, a tendência de queda dos últimos anos, diminuindo 14,5% face a 2018, mas ainda assim foram processados mais de 100 mil por dia, segundo o Banco de Portugal.

Transferências imediatas quadruplicaram em 2019 para 3,1 milhões de operações – BdP

O número de transferências imediatas quadruplicou em 2019, tendo sido realizadas 3,1 milhões de operações no valor de 4.000 milhões de euros, segundo o Relatório dos Sistemas de Pagamento do Banco de Portugal, hoje divulgado.

Covid-19: Bruxelas adia entrada em vigor de novas regras para IVA devido a surto

A Comissão Europeia decidiu hoje adiar, por seis meses, a entrada em vigor das novas regras para o IVA no comércio eletrónico, retardando prazos para obrigação de troca de informações sobre contas financeiras, devido à pandemia de covid-19.

Compositor Miguel Resende Bastos vence Prémio Musa

A peça “Um Adeus aos Deuses”, do compositor Miguel Resende Bastos, venceu o Prémio Musa, anunciou hoje o Movimento Patrimonial da Música Portuguesa (MPMP), que promove o galardão.

modalisboa

O sangue novo de Archie Dickens

Cresceu no campo, perto de Londres, e não é difícil encontrar estes dois mundos nas peças de Archie. Também não é difícil encontrar Portugal, que já se foi entranhando na identidade da marca porque também se foi entranhando na identidade do designer. Veio para cá porque “precisava de uma mudança, e as circunstâncias eram as certas”, e ainda bem que veio — melhor ainda ter ficado.

O sangue novo de Artur Dias – Opiar

Artur Dias e a sua Opiar já apresentaram cinco coleções na ModaLisboa. E este é um grande número para quem só tem 24 anos. Mas o que é que são números num universo em constante mutação?

ri.noticiasaominuto

Rússia vai reabrir parcialmente economia a partir de terça-feira

O Presidente russo ordenou hoje o fim do período de encerramento de economia, em vigor desde fins de março para facilitar o confinamento, mas alertou que a reabertura será gradual porque o perigo se mantém.

ri.observador

Compras com cartão caíram 56 milhões de euros por dia entre 19 de março e 20 de abril, diz BdP

Entre 15 de março e 20 de abril, houve uma queda significativa nas compras, sendo o domingo de Páscoa o dia com maior quebra de compras com cartão face ao previsto, de cerca de 75%.

jornaleconomico

Pagamentos de retalho em Portugal aumentaram 9,3% em 2019

Em 2019, os pagamentos de retalho em Portugal aumentaram 9,3% em número e 6,4% em valor. O sistema processou 3 mil milhões de operações, no valor de 523,1 mil milhões de euros, o que representa, em média, 8,7 milhões de operações por dia, no valor de 1,9 mil milhões de euros, diz o Banco de Portugal. Os cheques estão em desuso, mas ainda se realizaram 102,3 mil operações com cheque por dia em 2019.

Wuhan volta a registar casos de infeção depois de desconfinamento

A cidade que tem sido considerada como o epicentro do vírus registou cinco novos casos, todos de pessoas que vivem no mesmo complexo residencial.

Procura de petróleo cai 22 milhões de barris por dia no segundo trimestre

Comparando com a procura de petróleo registada no segundo trimestre de 2019, os níveis atuais revelam que a procura mundial caiu cerca de 22 milhões de barris por dia no segundo trimestre deste ano, admitem os especialistas do sector. Por isso, será difícil estabilizar a cotação dos contratos de futuros do WTI e do Brent, reconhecem as mesmas fontes.

ri.portugalnews

Exportações de Portugal para Cabo Verde crescem no primeiro trimestre

De acordo com os dados compilados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), no primeiro trimestre de 2020, no período anterior à pandemia da COVID-19, as exportações de bens de Portugal para Cabo Verde cresceram 29,2 por cento, atingindo os 77,2 milhões de euros.

Mais de 100 mil empresas portuguesas têm uma forte exposição ao impacto da COVID-19

Mais de 100 mil empresas portuguesas têm uma forte exposição ao impacto da COVID-19, estando a sua grande maioria muito concentradas em 4 setores – Alojamento e restauração, Retalho, Transportes e Serviços gerais. Se às empresas se juntarem os Empresários em Nome Individual, o número supera as 200 mil entidades em setores