Revista de Imprensa

  1. 76% das empresas defende regresso gradual à atividade económica
  2. Indústria têxtil portuguesa quer exportar máscaras reutilizáveis para a Europa
  3. Covid-19: Banco de Espanha prevê contração económica de até 13,6% em 2020
  4. Confinamento em França implica perda de 120 mil milhões. Metade dos trabalhadores em lay-off
  5. Covid-19: Bundesbank diz que pandemia conduzirá a recessão severa na Alemanha
  6. Tem uma empresa? InfoCovid19 mostra-lhe todos os apoios que pode pedir
  7. Outros

1. 76% das empresas defende regresso gradual à atividade económica

eco
A percentagem de empresas que defende a retoma da atividade ultrapassa os 70%, sendo que 33% já recorreu ao lay-off. Alojamento e restauração seguido dos serviços são os setores mais afetados.

2. Indústria têxtil portuguesa quer exportar máscaras reutilizáveis para a Europa

ri.expresso
A indústria têxtil portuguesa quer exportar máscaras reutilizáveis para toda a Europa.

3. Covid-19: Banco de Espanha prevê contração económica de até 13,6% em 2020

ri.lusa
O Banco de Espanha prevê uma contração económica “sem precedentes” este ano, como resultado da epidemia do coronavírus e das medidas adotadas, que pode chegar a 13,6% do PIB, se o confinamento for prolongado por doze semanas.

4. Confinamento em França implica perda de 120 mil milhões. Metade dos trabalhadores em lay-off

ri.jornalnegocios
As oito semanas de confinamento em França devido à pandemia vão resultar na perda de 120 mil milhões de euros. Neste momento quase metade dos trabalhadores do setor privado estão em lay-off.

5. Covid-19: Bundesbank diz que pandemia conduzirá a recessão severa na Alemanha

ri.lusa
O Bundesbank, banco central alemão, acredita que a pandemia de covid-19 e as medidas para a conter precipitaram a economia daquele país numa “recessão severa” e descarta uma possível recuperação rápida, de acordo com um boletim mensal.

6. Tem uma empresa? InfoCovid19 mostra-lhe todos os apoios que pode pedir

eco
Nasceu uma plataforma que lhe apresenta toda a informação sobre os apoios que pode pedir se a sua empresa estiver em dificuldades por causa da pandemia. Basta-lhe responder a seis questões.

7. Outros

dinheirovivo

Quase 60% das organizações mundiais sofreu ciberataques no último ano

Quase 60% das organizações a nível mundial sofreu um “número crescente” de ciberataques “disruptivos” nos últimos 12 meses.

Confiança dos consumidores com maior queda mensal desde setembro de 2012

Os efeitos negativos da pandemia de covid-19 já se começam a fazer sentir

Têxtil com 75% das empresas em lay-off em maio

Sector trabalha para a certificação da chamada máscara social. “Têxtil portuguesa pode ajudar a salvar a economia europeia”, diz presidente da ATP.

eco

Projeto para detetar vírus nas águas residuais arranca esta segunda-feira

O projeto de investigação, Covidetect, vai permitir criar um sistema de alerta precoce à presença do novo coronavírus, que provoca a doença covid-19.

Europa produz maioria das vacinas. É responsável por 76% do total mundial

Todos os anos são produzidas cerca de 1,7 mil milhões de vacinas na Europa, em unidades especializadas localizadas em 11 países.

Número de infetados em Portugal sobe 3,25% para 20.863. Já morreram 735 pessoas com Covid-19

O número de casos confirmados de Covid-19 em Portugal subiu para 20.863, enquanto o número de mortes provocadas pelo coronavírus aumentou para 735.

Portugal está na cauda do comércio eletrónico na UE. Só 4 em cada 10 utiliza

O comércio eletrónico está a crescer à boleia do isolamento social ditado pela pandemia, mas Portugal continua muito aquém da média europeia, superando apenas Itália, Roménia e Bulgária.

Trabalhadores sem licenciatura são mais atingidos pela crise do coronavírus

A consultora McKinsey defende que a crise gerada pela pandemia poderá ter mais efeitos nos empregos dos trabalhadores sem um diploma universitário e, ainda, atingir a população mais jovem.

ri.jornalnegocios

Reino Unido: 67 mil empresas solicitam lay-off em apenas 30 minutos

O regime de lay-off devido à covid-19 no Reino Unido prevê que o Estado pague 80% dos salários dos trabalhadores afetados.

António Costa avisa que não haverá regresso à normalidade antes do verão de 2021

O primeiro-ministro diz que partir de maio já não quer retomar o estado de emergência, mas avisou que as medidas de contenção são para manter. E alertou que este “não é o momento para divisões, mas sim para todos nos mantermos unidos”, numa referência à polémica por causa das comemorações do 25 de Abril.

ri.lusa

Preço do barril de petróleo americano cai para mínimos de duas décadas

O preço do barril de petróleo americano caiu hoje 32% para menos de 13 dólares (cerca de 12 euros), o mais baixo em duas décadas, potenciado pela retração na procura e nas reservas.

Covid-19: Espanha propõe à UE fundo de recuperação de até 1,5 biliões de euros

O primeiro-ministro espanhol vai propor aos restantes líderes da União Europeia, que se reúnem em videoconferência na quinta-feira, a criação de um fundo de até 1,5 biliões de euros para a recuperação económica da crise provocada pela covid-19.

Número de casais desempregados sobe 10,8% em março face a mês anterior – IEFP

O número de casais em que ambos os cônjuges estão desempregados aumentou 10,8% em março face a fevereiro, para 5.902, de acordo com dados divulgados hoje pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).

Covid-19: Atividade económica em Portugal regista “forte redução” em março – INE

A atividade económica em Portugal registou uma “forte redução” em março, com os indicadores de clima económico e de confiança dos consumidores a atingirem mínimos desde dezembro de 2014 e fevereiro de 2016, respetivamente, divulgou hoje o INE.

Carolina Deslandes, Agir e Tiago Nacarato no festival Compor em Casa

Carolina Deslandes, Agir, Tiago Nacarato, Márcia e Tiago Bettencourt são alguns dos artistas incluídos no cartaz do festival Compor em Casa, que começa hoje ‘online’, promovido pela cantora Tainá.

ri.noticiasaominuto

Castelbel doa milhares de produtos a hospitais que combatem coronavírus

Após encerrar temporariamente a fábrica no Castêlo da Maia por força da quebra abrupta e acentuada de encomendas de clientes espalhados por mais de 60 países, a Castelbel doou milhares de cremes hidratantes para combater a desidratação da pele causada pelo álcool-gel e das marcas na cara causadas pelo uso permanente de máscaras e viseiras por parte dos profissionais de saúde.

ri.observador

Reitores dizem que “não há condições” para regresso às universidades em maio. Algumas aulas práticas podem ser exceção

Universidades preparam reabertura em maio, mas para serviços administrativos ou investigação. Aulas vão continuar online — e só algumas (poucas) atividades práticas devem retomar, sobretudo em junho.

jornaleconomico

Preços na produção industrial diminuíram 3,4%

O agrupamento da energia contribuiu também com -2 p.p. para a variação do índice agregado, enquanto os bens intermédios contribuíram com -1,7%, com taxas de variação homóloga de -9,8% e -4,6%, respetivamente.

Bens de comércio internacional na zona euro com excedente de 23 mil milhões de euros

As trocas comerciais dentro da zona euro caíram para 161,5 mil milhões de euros em fevereiro, revelando uma quebra de 0,6% face ao período homólogo de 2019.

ri.portugalnews

Webinar Market – França: Situação Atual e Novas Condições de Mercado

O atual contexto de pandemia representa um enorme desafio para as empresas portuguesas, que cada vez mais procuram respostas para enfrentar este momento de incerteza nos mais diversos mercados. A AICEP está a promover um conjunto de webinars dedicados a vários mercados, onde o seu delegado no país abordará o impacto económico da pandemia, os setores mais afetados, os problemas logísticos e as oportunidades e apoios de que poderão beneficiar as empresas portuguesas. O primeiro webinar é dedicado a França.

Plataforma promove internacionalmente artistas portugueses e do mundo inteiro

O Arte Institute de Nova Iorque e a iniciativa RHI – Revolution Hope Imagination anunciam o lançamento do “RHI-Stage”, com o objetivo de reunir na plataforma online artistas de todo o mundo, trazendo-os a Portugal e levando os artistas nacionais pelo mundo. Através da aplicação “RHI Think”, o público terá a oportunidade de pagar aos artistas o valor que considerar justo pelo que está a ver.

ri.publico

Consumo de electricidade das famílias sobe 14% em Março

Com a economia parada na segunda metade de Março, o consumo de gasolina caiu 25% e o de gasóleo recuou 18%, segundo as estimativas rápidas da DGEG.