Revista de Imprensa

  1. Covid-19: ISEG prevê queda do PIB português entre 4% e 8% em 2020
  2. Mais de 33 mil empresas candidataram-se ao lay-off simplificado até esta segunda-feira
  3. Mais de 100 mil trabalhadores independentes pediram apoio à Segurança Social
  4. Governo alemão anuncia “empréstimos rápidos” a PME
  5. Pandemia de Covid-19 causa maior recessão em França desde o pós-guerra
  6. Covid-19: Apple pode começar a produzir um milhão de máscaras por semana
  7. Outros

1. Covid-19: ISEG prevê queda do PIB português entre 4% e 8% em 2020

ri.lusa
A economia portuguesa deverá ter uma quebra entre os 4% e os 8% do Produto Interno Bruto (PIB) devido à covid-19, segundo a Síntese Económica de Conjuntura do Grupo de Análise Económica do ISEG (Universidade de Lisboa).

2. Mais de 33 mil empresas candidataram-se ao lay-off simplificado até esta segunda-feira

jornaleconomico
Os números revelados pela ministra do Trabalho e da Segurança Social, Ana Mendes Godinho, representam um aumento de mil empresas que se candidataram a este regime face ao início de sábado.

3. Mais de 100 mil trabalhadores independentes pediram apoio à Segurança Social

ri.jornalnegocios
Mais de 100 mil trabalhadores independentes, que ficaram sem rendimentos, devido à pandemia covid-19, candidataram-se ao apoio extraordinário do Governo, divulgou este domingo o Ministério do Trabalho.

4. Governo alemão anuncia “empréstimos rápidos” a PME

eco
Os empréstimos são de 500 mil euros para empresas de 11 até 50 funcionários e 800 mil euros para as que tenham mais de 50 e até 250 trabalhadores. O risco é garantido, na totalidade, pelo governo.

5. Pandemia de Covid-19 causa maior recessão em França desde o pós-guerra

eco
O ministro francês que falava esta segunda-feira no Senado estimou que a pandemia ameaça acabar com a zona euro se não se limitarem as divergências económicas entre os países.

6. Covid-19: Apple pode começar a produzir um milhão de máscaras por semana

ri.lusa
O presidente da Apple, Tim Cook, anunciou que a empresa poderá produzir um milhão de máscaras por semana a partir do próximo fim de semana.

7. Outros

ri.diariodenoticias

Uma edição especial e solidária do Festival Iminente

Este sábado, Dino D’Santiago, Mayra Andrade, Julinho KSD e outros artistas juntam-se no Instagram no Festival Iminente. Também sugerimos uma ida ao teatro no São João e uma visita ao Palácio de Buckingham.

dinheirovivo

Covid-19. Marcas “agora não é o momento de desaparecerem”, lembra APAP

Como as marcas devem reagir na pandemia? Sofia Barros, secretária-geral da APAP, lembra algumas pistas trazidas pelo Edelman Trust Barometer.

Mercado livre de eletricidade cresce 2,8% para 5,3 milhões de clientes

Mercado livre de eletricidade cresceu 2,8% em fevereiro, alcançando um acumulado superior a 5,3 milhões de clientes, mais 10,8 mil do que em janeiro.

Metro de Lisboa controla temperatura na entrada das instalações

Metro de Lisboa vai controlar a temperatura dos prestadores de serviços, inclusive fornecedores, empreiteiros e visitantes, à entrada das instalações.

eco

Vendas nos supermercados abrandam. Conservas contrariam tendência e crescem 79%

As vendas nos super e hipermercados cresceram 7% entre 16 e 22 de março, enquanto as vendas de conservas aumentaram 79%, segundo dados da consultora Nielsen.

ri.jornalnegocios

Wall Street sobe 4% com propagação do coronavírus a abrandar

Acompanhe aqui o dia nos mercados, minuto a minuto.

Portugal entre os países que mais testam na Europa

O anúncio foi feito pelo Governo mas é visível nos dados internacionais: Portugal está entre os países da União Europeia com maior número de testes à covid-19 por milhão de habitante. Considerando os países com mais de mil infetados, só a Estónia, Eslovénia, Áustria, Itália e Alemanha estão a testar mais.

Morreram mais 16 pessoas em Portugal com covid-19 e casos confirmados aumentam ao ritmo mais baixo de sempre

Em 24 horas o número de mortos em Portugal com o coronavírus aumentou de 295 para 311. As taxas de crescimento diárias dos óbitos e dos casos confirmados são as mais baixas deste que foi registado o primeiro óbito.

Governo manda estudar “oportunidades ambientais na saída da crise”

Matos Fernandes escreve a 20 personalidades, desde gestores de grandes empresas de energia a investigadores e ativistas, para pedir conselhos sobre a preparação do pós covid-19 na área ambiental e da sustentabilidade.

ri.lusa

Contribuintes já entregaram mais de um milhão de declarações de IRS

O Portal das Finanças já recebeu mais de um milhão de declarações de IRS, em menos de uma semana, desde o início do prazo de entrega, segundo indicam os dados publicados pela Autoridade Tributária e Aduaneira (AT).

Covid-19: Tráfego aéreo cai 36% em março, quebra em abril pode chegar a 95% – NAV

A NAV Portugal anunciou hoje que geriu menos 24,3 mil voos em março, uma quebra de 36% face ao mesmo mês de 2019, tendo-se registado um total de 42,8 movimentos, devido ao impacto da pandemia da covid-19.

Covid-19: Makro Portugal vai operar temporariamente como grossista e retalhista

A Makro Portugal vai passar a partir de hoje a operar temporariamente como grossista e retalhista, de forma a garantir a continuidade da cadeia de distribuição de produtos a todos os consumidores.

ri.noticiasaominuto

Rússia dá um milhão de dólares à OMS para combate global

A Rússia vai dar um milhão de dólares (cerca de 925 mil euros) à Organização Mundial da Saúde (OMS) no âmbito do combate global contra o novo coronavírus, divulgou hoje Moscovo.

Covid-19: Galerias de arte afetadas expressam preocupação com os artistas

A associação de galerias de arte Exhibitio afirmou hoje que a crise provocada pela pandemia da covid-19 vai por em causa a sobrevivência de algumas destas entidades, mas está sobretudo preocupada com a situação dos artistas do país.

Autocarros do Porto reforçam linhas perante “desaparecimento” de privados

A Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) revelou hoje que os ajustes no serviço devido à pandemia de covid-19 incluem o “reforço de algumas linhas” para “preencher o deficit criado pelo desaparecimento de linhas de outros operadores”.

jornaleconomico

70 entidades sociais e de saúde já mostraram interesse em receber desempregados e trabalhadores em lay-off

Desempregados têm direito a uma bolsa mensal de 438,8 euros, enquanto os trabalhadores em regime de lay-off têm o direito a 658,2 euros mensais. Saiba aqui como se candidatar.

Venda de automóveis suspensa durante Estado de Emergência

A venda de bicicletas, automóveis e motociclos e máquinas agrícolas encontra-se suspensa enquanto o Estado de Emergência vigorar no país, sendo que este foi alargado até ao próximo dia 17 de abril.

Marcelo reúne-se hoje com banqueiros para discutir respostas para empresas e famílias

Presidente da República reúne-se hoje com os presidentes dos principais bancos portugueses. “Isto é uma corrida contrarrelógio e a banca tem de entrar na corrida contrarrelógio. A economia precisa do dinheiro mais cedo, as famílias precisam do dinheiro mais cedo, os trabalhadores precisam de trabalho mais cedo, precisam de salários mais cedo”, disse Marcelo Rebelo de Sousa.

ri.portugalnews

Governo sueco continua a apoiar a economia

O Estado sueco continua bastante ativo na sua reação económica face aos efeitos negativos provocados pelo COVID-19. Recentemente, o Konjunkturinstitutet (Instituto Nacional de Investigação Económica, KI) prevê um cenário em que o PIB Sueco irá cair 3,2 pontos percentuais no ano de 2020 (antes da economia ser atingida pela crise, esperava-se um crescimento de 1,1 por cento), enquanto o desemprego poderá chegar aos 9,3 por cento (em janeiro de 2020 a taxa era de 7,13 por cento).

Hovione New Jersey apoia no combate à pandemia

Para combater esta pandemia, a Hovione está a contribuir através da produção de gel desinfetante para as mãos. Além disso, tem também efetuado doações às autoridades locais (bombeiros e polícia) de gel, máscaras e óculos protetores para utilização e distribuição a várias instituições.

Marrocos simplifica temporariamente o procedimento de importação de produtos da UE

Em virtude da atual situação, Marrocos simplifica os procedimentos de importação de produtos oriundos da União Europeia, permitindo a apresentação de copias dos certificados EURO.1 pela via digital.

ri.publico

França e Reino Unido cancelaram exames dos alunos. Em Portugal, a decisão será tomada esta semana

Os exames nacionais vão ser cancelados, como no Reino Unido? Os alunos passarão automaticamente de ano, como em Itália? Ou a avaliação será contínua? O Governo português está a poucos dias de ter de tomar uma decisão sobre o calendário escolar do secundário. Os directores estão preocupados com os alunos do 12.º ano e os respectivos exames de acesso à universidade.

ri.sol

Hollywood apoia cinema com seis milhões de dólares “para enfrentar a pandemia”

A Academia anunciou na passada sexta-feira, dia 5 de abril, que vai doar seis milhões de dólares (cerca de 5,6 milhões de euros) para ajudar a indústria do cinema durante a pandemia.