Revista de Imprensa

  1. 90% das empresas portuguesas aponta recessão global como principal preocupação
  2. Bruxelas propõe 100 mil milhões para apoiar trabalhadores com cortes salariais
  3. Governo alemão admite queda de mais de 5,7% do PIB este ano
  4. Espanha com aumento histórico de desempregados: já são 3,54 milhões
  5. Covid-19: ONU prevê contração da economia mundial em 1%
  6. Um milhão de euros para seis projectos que querem reduzir o lixo marinho em Portugal
  7. Outros

1. 90% das empresas portuguesas aponta recessão global como principal preocupação

dinheirovivo
Só 8% das organizações portuguesas é que não viram a atividade afetada pela pandemia, revela o inquérito ao mercado nacional feito pela IDC.

2. Bruxelas propõe 100 mil milhões para apoiar trabalhadores com cortes salariais

ri.jornalnegocios
A Comissão Europeia propõe que o instrumento SURE possa mobilizar 100 mil milhões de euros para subsidiar salários dos trabalhadores com cortes salariais devido à crise sanitária.

3. Governo alemão admite queda de mais de 5,7% do PIB este ano

ri.jornalnegocios
O Governo alemão admite que a contração do PIB do país este ano seja superior à quebra de 5,7% registada na crise financeira de 2009.

4. Espanha com aumento histórico de desempregados: já são 3,54 milhões

dinheirovivo
O número de desempregados inscritos nos serviços públicos de emprego espanhóis aumentou em 302.265 pessoas em março, alcançando um total de 3,54 milhões, o maior aumento da história de Espanha, explicado pelo impacto da covid-19.

5. Covid-19: ONU prevê contração da economia mundial em 1%

eco
A economia mundial poderá contrair 1%, ao invés de crescer 2,5% como se previa, estima a ONU. A severidade do impacto económico vai depender da duração das restrições impostas para travar o surto.

6. Um milhão de euros para seis projectos que querem reduzir o lixo marinho em Portugal

ri.publico
Vencedores foram escolhidos entre 24 candidaturas e incluem projectos na ilha de Porto Santo, na Madeira, em Esposende ou Ovar.

7. Outros

ri.correiodamanha

OMS e EUA ponderam alargar recomendação para uso de máscaras

Estudo norte-americano sugere que o vírus projetado pela tosse atinja seis metros e pelos espirros oito.

dinheirovivo

Lamborghini troca produção de carros desportivos por equipamentos médicos

Com a produção de carros interrompida devido à da pandemia do novo coronavírus, a Lamborghini adaptou a sua fábrica para produzir material médico. A seguir Autoeuropa prolonga suspensão da produção até 12 de abril Mais Vistas

Bankinter. Economia entra em recessão e PIB cai 2,7% em 2020

A taxa de desemprego deverá aumentar para 9,5%, impulsionada pelo contributo do setor do turismo.

eco

Parlamento aprova suspensão das rendas durante a pandemia

As medidas de apoio às rendas propostas pelo Governo, para vigorarem até um mês depois do estado de emergência, foram aprovadas esta quinta-feira pelo Parlamento.

Covid-19: Quase 48 mil mortos em todo o mundo

A pandemia de covid-19 matou quase 48 mil pessoas em todo o mundo desde que a doença surgiu em dezembro na China, segundo um balanço da AFP às 11h00, a partir de dados oficiais.

Portugal regista 9.034 casos de infeção por Covid-19. Número de mortes sobe para 209

Até à meia-noite passada, o número de casos confirmados de Covid-19 em Portugal subiu para 9.034, enquanto o número de mortes provocadas pelo coronavírus aumentou para 209.

LinkedIn oferece anúncios grátis. Quer ajudar a recrutar profissionais

O LinkedIn quer facilitar o recrutamento de profissionais para as áreas mais requisitadas durante a pandemia. Até 30 de junho, os anúncios de emprego são grátis e terão destaque numa secção especial.

ri.jornalnegocios

China aproveita crash do petróleo para reforçar reservas

Além das reservas estatais, o governo chinês também pode usar stocks comerciais para armazenamento e incentivar empresas a abastecer os próprios tanques.

ri.lusa

Covid-19: França propõe fundo europeu temporário para relançar economia

O ministro da Economia francês, Bruno Le Maire, propôs hoje a criação de um fundo europeu específico e temporário para “relançar a economia europeia” em face das consequências da pandemia provocada pelo coronavírus, como alternativa aos chamados ‘coronabonds’.

Wall Street segue sem tendência definida após divulgação de dados do desemprego

A bolsa de Nova Iorque negociava hoje sem uma direção definida no início da sessão, após a divulgação de um número recorde de pedidos de subsídios de desemprego nos Estados Unidos.

Covid-19: Barril de petróleo da OPEP cai para mínimo desde dezembro de 2001

O petróleo da OPEP afundou-se na quarta-feira para 16,87 dólares por barril, menos 25,38% que no dia anterior e o valor mais baixo desde finais de 2001, informou hoje o cartel petrolífero em Viena.

Covid-19: Pedidos de subsídio de desemprego nos EUA fixam recorde de 6,65 milhões

Os pedidos de subsídio de desemprego nos Estados Unidos fixaram um novo recorde de 6,65 milhões na semana passada, devido ao encerramento de numerosas atividades em resposta à pandemia de covid-19, anunciou hoje o Departamento do Trabalho.

Covid-19: Teletrabalho abrange 85% das operações de ‘contact center’ – Associação

A Associação Portuguesa de Contact Centers (APCC) indicou hoje que 85% das operações das empresas suas associadas estão a ser feitas totalmente em teletrabalho, por causa da pandemia da covid-19.

Covid-19: Banca aprovou 365 ME em linhas de crédito de apoio à economia

Os bancos já aprovaram 365 milhões de euros, num total de 817 operações, no âmbito das linhas de crédito de apoio à economia de 400 milhões de euros, lançadas pelo Governo para combater o impacto da pandemia covid-19.

ri.noticiasaominuto

Programa da ONU elogia Portugal pela regularização de estrangeiros

O Programa das Nações Unidas sobre o HIV/Sida (UNAIDS) elogiou hoje Portugal pela decisão do Governo de regularizar todos os migrantes e requerentes de asilo com pedidos de autorização de residência pendentes perante a pandemia de covid-19.

jornaleconomico

António Costa diz que “é absolutamente imprescindível” renovar o Estado de Emergência

O líder do Executivo socialista defende que não prolongar o Estado de Emergência seria dar “um sinal errado” aos portugueses, numa altura em que se aproxima a Páscoa e a ameaça da Covid-19 vai aumentando devido à “fadiga da autocontenção”.

Metade das empresas vai manter as despesas em software e hardware este ano

Portáteis, aplicações de colaboração e equipamento de redes foram as três maiores despesas das empresas nesta quarentena /teletrabalho, concluiu uma análise da consultora IDC.

Covid-19: OMS pede perdão da dívida para países vulneráveis evitarem colapso

A Organização Mundial de Saúde (OMS) apelou esta quarta-feira à comunidade internacional para perdoar a dívida dos países mais vulneráveis, que arriscam o colapso económico por causa da pandemia da covid-19.

ri.portugalnews

8º E-book | “Portugal Digital Export”

No âmbito do projeto “Portugal Digital Export”, e com base nos conteúdos e resultados do quarto workshop, a AEP desenvolveu o 8º e último E-book referente ao tema Digital Branding – Adaptar a Marca ao Ambiente Digital.

ri.publico

Covid-19: serviços de saúde vão ter o dobro dos ventiladores

Há 1042 pessoas internadas em hospitais e 240 estão em cuidados intensivos. Secretário de Estado da Saúde garantiu esta quinta-feira que está a ser reforçada a capacidade de ventilação e de realização de testes.

RTP

A Inteligência Artificial está a ajudar na procura de uma vacina. Mas luta contra um forte adversário

Por todo o globo, milhões de pessoas estão isoladas, a lutar por um objetivo comum. Acabar com o vírus. No mesmo sentido, também os gigantes da tecnologia estão a ajudar. Colocaram à disposição a enorme capacidade dos seus supercomputadores e inteligência artificial para se encontrar uma vacina para o novo coronavírus.

ri.sol

Covid-19. Uso do cartão de crédito dispara entre os portugueses

Os pagamentos com cartão de crédito “devem ultrapassar os 32% até final da segunda fase do estado de emergência (dia 17 de abril). O valor médio das compras feitas pelos portugueses aumentou 61%.