Revista de Imprensa

  1. Globalização: Calçado e têxtil mudaram de agulha mas ainda desafinam
  2. Portugal premiado na CASA DECOR 2019
  3. OCDE corta previsão de crescimento para a zona euro em 2019
  4. Reino Unido chega a “acordo básico” sobre tarifas em caso de Brexit sem acordo
  5. Itália adere à nova rota da seda da China apesar de pressão de Washington e Bruxelas
  6. Aos 21 anos, Kylie Jenner é a mais jovem multimilionária do mundo. Superou Mark Zuckerberg
  7. Outros

1. Globalização: Calçado e têxtil mudaram de agulha mas ainda desafinam

ri.publico
Sectores tradicionais sofreram os efeitos da globalização mas deram a volta. É uma história que realça o valor da inovação como chave de sucesso. Mas há uma “malha mental” que ficou solta neste processo: a redistribuição da riqueza

2. Portugal premiado na CASA DECOR 2019

ri.portugalnews
Prémio atribuído ontem no Colegio de Arquitectos de Madrid (COAM) ao Melhor Desenho Original na Casa Decor à mesa do espaço de Portugal feita de raiz de oliveira.

3. OCDE corta previsão de crescimento para a zona euro em 2019

ri.lusa
A OCDE desceu para 1% a previsão de crescimento para a zona euro em 2019 e alerta que a expansão global “continua a perder força”, devido à elevada incerteza política e às tensões comerciais.

4. Reino Unido chega a “acordo básico” sobre tarifas em caso de Brexit sem acordo

eco
De acordo com o ministro do comércio britânico, Governo do Reino Unido chegou a um acordo preliminar sobre a aplicação de tarifas de importação no caso de deixar a União Europeia sem acordo.

5. Itália adere à nova rota da seda da China apesar de pressão de Washington e Bruxelas

ri.jornalnegocios
Itália junta-se a Portugal como um dos poucos países da União Europeia a dar apoio formal ao grande projeto de infraestruturas lançado pela China.

6. Aos 21 anos, Kylie Jenner é a mais jovem multimilionária do mundo. Superou Mark Zuckerberg

eco
A socialite norte-americana ultrapassou Mark Zuckerberg e, aos 21 anos, é a mais jovem multimilionária do mundo, com uma fortuna avaliada em cerca de mil milhões de dólares.

7. Outros

dinheirovivo

Glartek: Solução para manutenção na indústria recebe investimento de 1,5 milhões

Solução portuguesa de realidade aumentada para acelerar manutenção industrial contou com apoio da EDP Ventures, Novabase Capital e fundo italiano.

eco

Igualdade salarial? Google concluiu que há discriminação contra os homens

Um inquérito interno divulgado pela Google concluiu que os homens que trabalham na empresa ganharam menos do que as mulheres, desempenhando, contudo, as mesmas tarefas.

Turismo empregou 13 milhões de pessoas na UE, em 2017

O número de trabalhadores no setor do turismo manteve-se estável na UE em 2017, sendo que em Portugal certas áreas do setor registaram um crescimento.

Shoppings vão passar a ter carregadores para carros elétricos

Medida anunciada por José Mendes dá resposta aos pedidos dos privados que podem, a partir de abril, começar a instalar os postos de carregamento para veículos elétricos.

ri.expresso

Redes sociais perpetuam machismo e conservam-no numa bolha

A conclusão chega através de um trabalho de investigação que analisou a forma como as redes sociais filtram e omitem informações aos utilizadores

ri.jornalnegocios

Número de britânicos que adquiriu nacionalidade de outro país da UE duplicou em 2017

No ano do referendo, em 2016, já se tinha assistido a um aumento, mas em 2017 essa tendência cimentou-se. Ao todo, quase 15 mil britânicos adquiriram a cidadania de outros Estados-membros.

Fevereiro fechou com todo o país em seca meteorológica

A quase ausência de precipitação em fevereiro levou a que o mês fechasse com todo o território em situação de seca meteorológica, adianta o IPMA. Para que a situação regularizasse, seria preciso que em março chovesse o dobro do habitual. Barragens a Sul já acusam falta de chuva.

ri.jornaldenoticias

Mulheres de aldeia perdem trabalho com fecho de fábrica

Presidente da Junta de Famalicão da Serra acredita que seja oportunidade para voltar à agricultura e artesanato.

ri.lusa

João Lourenço garante que vai “honrar” pagamento de todas as dívidas às empresas portuguesas

O Presidente angolano garantiu hoje que Angola “vai honrar todas as dívidas” às empresas portuguesas, “desde que sejam certificadas” e afirmou desconhecer os valores em causa.

jornaleconomico

Forbes: Maria Fernanda Amorim tem a maior fortuna de Portugal e a 379ª a nível mundial

Maria Fernanda Amorim, viúva do empresário Américo Amorim, detém a maior fortuna portuguesa e a única referida pela revista Forbes para Portugal na lista de Bilionários em 2019.

ri.portugalnews

BREXIT: Oportunidades e Desafios para as PME

No pressuposto de esclarecer a questão Brexit às empresas portuguesas, a AICEP organiza, com a colaboração do IAPMEI, a Direção Geral da Atividades Económicas do Ministério da Economia e da CIP – Confederação Empresarial de Portugal, o Seminário “BREXIT: Oportunidades e Desafios para as PME”, dia 8 de março, no Auditório da NERA, Associação Empresarial da Região do Algarve, em Loulé, que contará com a intervenção do Secretário de Estado da Economia. Inscreva-se!

ri.publico

Depois das solas vermelhas, Louboutin abrirá hotel de charme em Melides

O criador, que tem há anos uma casa no Alentejo, anunciou os seus planos à revista Women’s Wear Daily.

Google recria Big Bang na palma da mão

A nova aplicação do Google permite simular a origem do Universo ao abrir e fechar as mãos em frente ao telemóvel. É uma colaboração entre a tecnológica e o laboratório europeu de física CERN.

O plástico que Ricardo tira do mar nunca mais voltará a ser lixo

Ricardo Ramos sempre quis estar no mar, entre o perigo e a surpresa que as marés trazem. Acabou por trocar a mochila cheia de perceves por uma cheia de plásticos e arranjou forma de os tirar de um ciclo que os leva sempre de volta às ondas. Desse lixo, se fez arte.

A greve climática chegou a Portugal: “Lembrámo-nos de que tínhamos voz, já que a Greta gritou tão alto”

Quando se reúnem para discutir os preparativos da greve que se avizinha, falam de “justiça climática” e “inacção governamental”. A 15 de Março, estudantes de todo o mundo vão faltar às aulas em defesa do clima — e Portugal não falta à convocatória. “Isto é só o início”, avisam. Afinal, estarão os jovens mais atentos do que se pensa?

Moda: “The beat must go on”

Com o Grand Palais de Paris transformado numa aldeia alpina coberta de neve, a Chanel despediu-se ontem de Karl Lagerfeld. Foi apresentada a última colecção que desenhou para a maison que comandou durante 30 anos — morreu no dia 19 de Fevereiro.

Portugal aguarda luz verde de Bruxelas para acordo de investimentos com Angola

Acordo de Promoção e Protecção Recíproca de Investimentos precisa de autorização da Comissão Europeia para ser aplicado. Fim da dupla tributação e reforço de 500 milhões na cobertura de riscos de créditos à exportação estão em fase avançada, numa conjuntura de descida nos investimentos e de queda na venda de bens para Luanda.