Revista de Imprensa

  1. Aprovados 335 milhões de euros para projetos de desenvolvimento sustentável a Norte
  2. Marca Portugal valorizou 15% em 2018
  3. Empresas portuguesas exportadoras e importadoras aumentam entre 2013 e 2017
  4. AEP diz que subida dos preços da eletricidade é “uma machadada” nas empresas
  5. EUA roubam lugar do Reino Unido como “melhor” parceiro comercial de Portugal
  6. William D. Nordhaus e Paul Romer vencem Prémio Nobel da Economia
  7. Outros

1. Aprovados 335 milhões de euros para projetos de desenvolvimento sustentável a Norte

jornaleconomico
A região Norte viu aprovados 335 milhões de euros para a prevenção de catástrofes e transição para uma economia de baixo carbono, no âmbito do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (PO SEUR).

2. Marca Portugal valorizou 15% em 2018

ri.jornalnegocios
A Brand Finance publicou esta segunda-feira, 8 de Outubro, o seu estudo anual onde avalia os países enquanto marcas. Na edição de 2018 Portugal mantém a mesma posição do ano anterior (48.ª), embora se tenha registado uma melhoria no valor da marca do país. De acordo com a Brand Finance, a marca Portugal está este ano avaliada em 208 mil milhões de dólares (180 mil milhões de euros), mais 15% do que o valor de 2017 (181 mil milhões de dólares, ou 157 mil milhões de euros ao câmbio actual).

3. Empresas portuguesas exportadoras e importadoras aumentam entre 2013 e 2017

dinheirovivo
Durante o período de análise, em média, por ano, 48.514 empresas exportaram bens e 148.776 empresas importaram bens do exterior.

4. AEP diz que subida dos preços da eletricidade é “uma machadada” nas empresas

ri.observador
“Estamos a falar nas empresas que não estão no mercado regulado e que fazem acordos com os distribuidores”, explicou o presidente da AEP, realçando que foram confrontadas com situações incomportáveis.

5. EUA roubam lugar do Reino Unido como “melhor” parceiro comercial de Portugal

ri.jornalnegocios
O maior excedente da balança comercial de Portugal foi, em 2017, registado com os EUA, que superou o Reino Unido e a França. Em contraponto, Espanha continua a ser responsável pelo maior défice nacional.

6. William D. Nordhaus e Paul Romer vencem Prémio Nobel da Economia

ri.expresso
Os norte-americanos são distinguidos pelo seu contributo para a “inovação, o clima e o crescimento económico”, disse esta segunda-feira o Comité Nobel.

7. Outros

dinheirovivo

Zaask. Da plataforma dos biscates à “Amazon dos serviços”

Plataforma portuguesa teve de mudar modelo de negócio para tornar-se mais sustentável e conseguir novos investidores.

À procura de empresas excelentes no norte

A Great Place to Work , consultora que anualmente divulga um ranking das melhores empresas para trabalhar, reforçou a ação no norte, na expectativa de aliciar as organizações a melhorarem o desempenho para com os trabalhadores, a ponto de se quererem candidatar ao título da excelência.

eco

Juventus afunda 21% em três dias. Crise em Itália e caso Ronaldo pressionam

As ações da Juventus voltam hoje a derrapar 2%, elevando para 21% a desvalorização acumulada em apenas três dias. Isto representa uma perda de valor de 300 milhões.

ri.expresso

No mesmo dia, à mesma hora, há concertos grátis em nove cidades pelo país – mas são surpresa

O Sofar Sounds está há quatro anos a promover concertos “secretos e intimistas”, em espaços improváveis pelas maiores cidades portuguesas. Agora estende-se do continente para as ilhas, num total de 27 artistas, para ver no dia 13 de outubro.

ri.jornalnegocios

Bolsa brasileira festeja vitória de Bolsonaro com maior subida em dois anos

Os investidores ficaram agradados com a vitória de Jair Bolsonaro nas eleições brasileiras. A bolsa de São Paulo abriu em forte alta – o Ibovespa atingiu uma subida máxima de 5,7% – e a moeda está a ganhar 2,2% para 3,7589 reais por dólar.

Quanto capital é que a Sonae vai dispersar da unidade de retalho?

A OPV da Sonae MC arrancou esta segunda-feira. A nova empresa deverá chegar à bolsa lisboeta com uma capitalização bolsista elevada, acima de 1.400 milhões de euros. Ainda assim, em termos de dispersão de capital em bolsa, a Sonae MC será uma das cotadas com o “free float” mais baixo.

Bolsa nacional cai mais de 1% com mínimos do retalho e BCP

BCP, Jerónimo Martins, Sonae SGPS e Mota-Engil tocaram hoje em mínimos de mais de um ano. O PSI-20 também está em mínimos de Setembro de 2017. Num dia marcado por quedas acentuadas entre as bolsas europeias.

Desconhecido de 35 anos cria start-up mais valiosa do mundo

A Bytedance, está prestes a conquistar uma avaliação de mais de 75 mil milhões de dólares – preço que supera o da Uber Technologies e é o mais alto do mundo, segundo a CB Insights.

ri.lusa

OCDE sinaliza trajetória de recuperação da economia portuguesa

Portugal deve ver um aceleramento do crescimento da economia pela terceira vez, de acordo com os dados da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico.

Afreximbank dá cerca de 1.300 milhões de euros para industrialização de Angola

O Banco Africano de Exportações e Importações (Afreximbank) acordou com Angola um financiamento de 1.500 milhões de dólares (1.300 milhões de euros) para a importação de bens de consumo e projetos de industrialização no setor privado.

Emissões de gases nocivos em níveis recorde

O anúncio foi feito por Birol depois de ter sido apresentado um relatório do Painel Intergovernamental sobre Alterações Climáticas, que alerta para os riscos de continuar a contaminar a atomosfera.

modalisboa

Modalisboa Multiplex apresenta Workstation

A plataforma WORKSTATION foi originalmente criada na MODALISBOA para desafiar fotógrafos a registar e expor a sua perspetiva visual de tudo o que acontece durante as Lisboa Fashion Week. Mas o sucesso artístico da plataforma inverteu a ordem das coisas, e hoje, de certa forma, são os artistas quem nos lançam novo desafio: de que forma pode a WORKSTATION evoluir?

ri.noticiasaominuto

Exportações aumentaram 10%, mas importações cresceram mais no último ano

No ano passado as exportações cresceram 10% em comparação com o ano anterior, mas as importações foram mais longe, com um aumento de 13,1% face ao ano de 2016, de acordo com dados divulgados pelo INE, esta segunda-feira. Espanha, França e Alemanha continuaram a ser os principais clientes e fornecedores de Portugal.

ri.publico

À procura do “trabalhador-unicórnio”

As empresas querem bom, bonito e barato. Os candidatos querem ascensão rápida ou, pelo menos, salários condizentes com o que fazem. Mas a formação para executivos deixou de ser uma espécie de via verde para uma promoção. Nem todos percebem este desencontro, ao qual as escolas de negócio tentam responder.

Shakespeare segundo Matías Piñeiro e a Inglaterra de Chris Petit no PortoPostDoc

Quinta edição do festival traz ao Porto dois dos mais interessantes nomes contemporâneos que confundem as fronteiras da ficção e do real.

Com esforço, é possível limitar aquecimento global a 1,5 graus

É preciso adoptar “medidas sem precedentes” para que a temperatura global não ultrapasse os 1,5 graus Celsius. Portugal pode ser um bom exemplo, diz associação ambientalista Zero.

ri.sol

Notas novas. Mesmo design, segurança diferente

Antes da chegada das novas notas marcada para maio do próximo ano, o SOL foi conhecê-las e fez também uma visita à empresa portuguesa, Valora, onde são produzidas diariamente milhares de notas.