Revista de Imprensa

  1. INE confirma que inflação desacelerou para 1,2% em agosto
  2. Produção industrial recua em julho na zona euro e avança na UE
  3. Português ganha medalha de prata nas Olimpíadas de Informática no Japão
  4. Regresso às aulas: as melhorias, os problemas e as incógnitas
  5. Queria ganhar um computador, acabou entre os 50 melhores líderes mundiais de empresas de software
  6. Produtos ‘surpreendentes’ que geram fortunas fabulosas para os seus países
  7. Outros

1. INE confirma que inflação desacelerou para 1,2% em agosto

dinheirovivo
O Índice de Preços no Consumidor (IPC) subiu 1,2% em agosto face ao mesmo mês de 2017, desacelerando face à variação de 1,6% em julho, confirmou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).

2. Produção industrial recua em julho na zona euro e avança na UE

ri.noticiasaominuto
A produção industrial recuou, em julho, na zona euro e avançou na União Europeia (UE) na comparação homóloga, e recuou em ambas face a junho, segundo dados hoje divulgados pelo Eurostat.

3. Português ganha medalha de prata nas Olimpíadas de Informática no Japão

jornaleconomico
Portugal acumula agora no seu histórico uma medalha de prata e oito medalhas de bronze, duas em 2017, uma em 2016, duas em 2012, uma em 2011, uma em 2009 e uma em 2002.

4. Regresso às aulas: as melhorias, os problemas e as incógnitas

ri.diariodenoticias
O arranque oficial do ano letivo fica marcado por muitas novidades para os cerca de milhão e meio de alunos que, a conta-gotas, regressam às aulas entre hoje e a próxima segunda-feira.

5. Queria ganhar um computador, acabou entre os 50 melhores líderes mundiais de empresas de software

ri.expresso
Há um português na 24ª posição da lista dos 50 melhores líderes mundiais de empresas de desenvolvimento de software enquanto serviço (SaaS), da publicação “SaaS Report”. É Tiago Paiva, cofundador da Talkdesk. É o único português no ranking e antes já tinha sido referenciado pela revista norte-americana “Forbes”, na sua lista anual “30 under 30”, talentos com menos de 30 anos que se destacam nas mais variadas áreas

6. Produtos ‘surpreendentes’ que geram fortunas fabulosas para os seus países

dinheirovivo
Percorra a galeria e surpreenda-se com os produtos mais improváveis e que geram mais riqueza nestes países.

7. Outros

dinheirovivo

Rendas vão mesmo aumentar 1,15% em 2019

O Instituto Nacional de Estatística confirmou esta quarta-feira que a taxa de inflação média (sem habitação) foi de 1,15% em julho, o que significa que será este o valor que os senhorios deverão usar para aumentar as rendas dos inquilinos em 2019.

Preços da eletricidade em alta vão afetar faturas das famílias

“Os preços da energia elétrica em Portugal [no mercado grossista] continuam a trajetória ascendente descontrolada, encontrando-se agora quase 60% acima dos valores registados no início do ano”. A continuar assim, os efeitos vão fazer-se sentir nas faturas das famílias. A análise é da consultora IMF – Informação de Mercados Financeiros, com base nos preços por megawatt/hora (MWh) registados no mercado grossista de eletricidade, que têm vindo a registar máximos histórico.

Inflação em Angola desce para 18,5% em agosto

A taxa de inflação em Angola subiu 1,2% em agosto face a julho, tendo caído para 18,56%, a um ano, face aos mais de 25% acumulados registados em agosto do ano passado, divulgou hoje o INE angolano.

Volume de negócios nos serviços acelera para 6,3% em julho – INE

O índice de volume de negócios nos serviços aumentou 6,3% em julho, em termos homólogos, 0,4 pontos percentuais acima do resultado do mês anterior, divulgou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Estado da União: Juncker propõe uma nova “Aliança África-Europa”

O presidente da Comissão Europeia anunciou no seu discurso sobre o Estado da União, em Estrasburgo, uma proposta para uma nova “Aliança África-Europa”, que “aumente substancialmente” o investimento no continente africano e fomente emprego e trocas comerciais.

eco

Parlamento Europeu dá luz verde às novas regras para Direitos de Autor na Internet

Depois de, no passado mês de julho, terem rejeitado o mandato de negociação da comissão parlamentar sobre os direitos de autor no mercado digital, o Parlamento Europeu deu luz verde ao texto que vai levar para a mesa de negociações a revisão das regras.

Vender online, agora mais do que nunca… Mas nem todas as marcas apostam no comércio eletrónico

Para a cadeia de roupa low cost, os preços baixos não são compatíveis com as vendas online, que acarretam outro tipo de custos quando comparadas com as vendas em loja.

ri.jornalnegocios

Governo cria mais uma taxa

O Governo de António Costa acaba de criar uma nova taxa, no âmbito do novo Portal Nacional de Fornecedores do Estado (Portal). De acordo com o decreto-lei publicado esta quarta-feira, 12 de Setembro, em Diário da República, “a inscrição no Portal e a manutenção do registo criminal implica o pagamento anual de uma taxa relativa à disponibilização permanente da informação relacionada com o registo criminal dos fornecedores do Estado e dos respectivos titulares do órgão de administração, direcção ou gerência”.

ri.jornaldenoticias

Mudança da hora deverá acabar em 2019

A Comissão Europeia avançou com a proposta que põe fim às mudanças de hora sazonais. 2019 deverá ser o último ano em que os relógios atrasam e adiantam em Março e em Outubro. Antes de ser oficial, esta medida terá ainda de ser aprovada pelo Parlamento Europeu e pelo Conselho Europeu.

ri.lusa

Cancro vai matar 9,6 milhões de pessoas este ano

Mais de 18 milhões de novos casos de cancro e 9,6 milhões de mortes são estimados este ano em todo o mundo, segundo a Agência Internacional para a Investigação do Cancro, da Organização Mundial da Saúde.

ri.noticiasaominuto

Inflação em Espanha mantém-se em agosto nos 2,2%

O Índice de Preços no Consumidor (IPC) espanhol subiu 2,2% em agosto em relação a um ano antes, um aumento anual idêntico ao verificado em julho, e que foi influenciado, principalmente, pela subida de preços da eletricidade.

Guerra comercial vai levar Draghi a cortar previsão para economia da Zona Euro

Será na quinta-feira, após a reunião de política monetária do BCE, que Mario Draghi deverá anunciar um corte da estimativa para o crescimento económico da Zona Euro. Isto numa altura em que as tensões comerciais estão a penalizar a procura externa. Em cima da mesa deverá estar ainda a sucessão de Draghi à frente do BCE.

ri.observador

Luís Sequeira. O perfecionismo foi o bilhete para Hollywood (e para quase ganhar um Óscar)

No início do ano, Portugal percebeu que havia um lusodescendente a fazer sucesso em Hollywood. Com mais de 30 anos de carreira, Luís Sequeira fez parte da lista de nomeados ao Óscar de Melhor Guarda-roupa. Dessa, da dos BAFTA e da dos Costume Designers Guild Awards, a única onde se sagrou vencedor. A Forma da Água, de Guillermo del Toro, foi o filme que o catapultou para a ribalta.

jornaleconomico

Estes são os sete países em risco de crise cambial

Sete economias de mercado emergentes – incluindo o Sri Lanka e a África do Sul – correm o risco de uma crise cambial, de acordo com um relatório publicado pela empresa financeira japonesa Nomura, uma vez que os receios dos investidores sobre o contágio dos recentes câmbios na Turquia e na Argentina continuam a aumentar.

ri.portugalnews

Em Foco Espanha – Fileira Casa (Casa Decor)

A AICEP reúne em Matosinhos vários experts de referência da fileira casa espanhola, por ocasião da sessão Em Foco Espanha – Fileira Casa (Casa Decor), a realizar no dia 19 de setembro, na Casa da Arquitectura.

ri.sol

António Costa defende que “a universidade não é a única saída possível”

António Costa defendeu esta quarta-feira que a universidade não é “a única saída possível” e que deve haver diversificação da oferta educativa, mais especificamente a valorização do ensino artístico.