Revista de Imprensa

  1. Portugal é o terceiro país da União Europeia com eletricidade e gás mais caros
  2. Encomendas à indústria alemã caem 4% em mês de tensões comerciais
  3. Turquia poderá pedir resgate ao FMI para suster inflação e colapso da lira turca
  4. Vendas a retalho em Portugal crescem mais do dobro da média do euro
  5. El Corte Inglés vende dois centros comerciais por 100 milhões de euros
  6. O lado surfista da Sonae
  7. Outros

1. Portugal é o terceiro país da União Europeia com eletricidade e gás mais caros

ri.correiodamanha
Eurostat divulgou pela primeira vez dados que permitam comparar diretamente os preços da eletricidade e do gás natural.

2. Encomendas à indústria alemã caem 4% em mês de tensões comerciais

dinheirovivo
Quebra nas compras às fábricas alemãs foi maior do que previam analistas. Maiores descidas ocorreram nas encomendas de países fora da zona euro.

3. Turquia poderá pedir resgate ao FMI para suster inflação e colapso da lira turca

jornaleconomico
Em 2018, a lira turca já caiu 28% em relação ao dólar americano. Inflação de cerca de 16% poderá levar a Turquia a pedir um resgate ao Fundo Monetário Internacional.

4. Vendas a retalho em Portugal crescem mais do dobro da média do euro

ri.jornalnegocios
As vendas a retalho em Portugal cresceram 3,5% em Junho, face ao mesmo mês de 2017, quando na Zona Euro a subida foi de apenas 1,2%.

5. El Corte Inglés vende dois centros comerciais por 100 milhões de euros

jornaleconomico
Os dois espaços ficam situados em Madrid e Bilbao e não são considerados estratégicos para a empresa de distribuição. Medida faz parte do plano de redução da divida.

6. O lado surfista da Sonae

ri.expresso
Criada há quase década e meia a pensar no surf, a marca de vestuário e acessórios para este desporto de mar vai entrar agora no negócio do skate e, no próximo ano, no do snowboard. E, ao mesmo tempo, reforçar as vendas online e a presença fora de Península Ibérica.

7. Outros

ri.correiodamanha

Só cerca de metade dos estagiários consegue emprego

Apenas 52,9% foram contratados após o estágio, apontam as estatísticas.

Cada turista gastou 630 euros em Portugal

País conseguiu alcançar mais de 24 milhões de hóspedes e 66 milhões de dormidas.

ri.diariodenoticias

Recorde de consumo de eletricidade ao fim-de-semana

O consumo de eletricidade registou nos dias 4 e 5 novos máximos históricos de verão ao fim-de-semana, quebrando os anteriores recordes de 2013.

1,59 milhões recebem aumento extraordinário de pensões a partir desta semana

Aumento é para quem recebe valor igual ou inferior a 643,35 euros.

dinheirovivo

Lucro da DHL caiu 9,6% até junho com menos cartas e encomendas

A divisão de cartas e entregas de encomendas da empresa registou uma queda de 27,2% devido aos custos com pessoal e de transporte mais elevados.

Brexit: May confiante em que haverá acordo com a UE

O porta-voz da primeira-ministra britânica afirmou esta segunda-feira que Theresa May está confiante num acordo com a União Europeia (UE) sobre o ‘Brexit’, apesar da advertência do seu ministro do Comércio Externo sobre uma saída sem acordo.

INE. Criação de empresas bate recorde no primeiro semestre de 2018

Foram criadas quase 24 mil firmas. Grande Lisboa, Porto e Algarve dão maior contributo. Comércio, alojamento, restauração e imobiliárias lideram.

Um dia a sua T-shirt poderá ser uma garrafa de Coca-Cola

Coca-Cola abriu pela primeira vez as portas do centro de inovação em Bruxelas. Tim Brett fala sobre os desafios da companhia.

Carrefour e Tesco formalizam acordo estratégico

Líderes da distribuição nos respetivos mercados domésticos vão trabalhar com os mesmos fornecedores e fazer compras em comum.

eco

Quantos quilos de lixo produz um português por dia?

Em plena discussão sobre aumento da reciclagem, combate ao plástico e redução de resíduos, o ECO foi tentar descobrir qual é a quantidade de lixo que os portugueses produzem por dia.

Quantas patentes é que as empresas registam por ano em Portugal?

Já pensou em patentear uma ideia sua? Pode ser a melhor forma de a proteger. No meio do boom das startups e das tecnológicas, o ECO foi saber quantas patentes Portugal regista por ano.

Robôs com inteligência artificial podem ser os novos trabalhadores dos call centers

A questão não é nova: os robôs vão roubar os postos de trabalho dos humanos? Apesar de a pergunta não ser consensual, os call centers podem ser dos primeiros serviços a sofrer grandes transformações.

ri.expresso

“Qualquer um que faça negócio com o Irão, não fará com os EUA”, garante Trump

Depois de assinar o decreto que define a reposição das sanções ao Irão, o presidente norte-americano recorreu ao Twitter para pedir “nada mais” do que “paz mundial”.

Empresas desistem de novos investimentos em Portugal por dificuldade em contratar

Há milhares de ofertas de emprego por preencher e não são só vagas temporárias. Afonso Carvalho, presidente da Associação Portuguesa das Empresas do Sector Privado de Emprego (APESPE — RH), recusa associar as dificuldades de contratação atuais apenas aos trabalhadores temporários. Diz que o problema é global e que já há empresas a repensar os seus investimentos no país.

Os sacos de plástico vão deixar de ser uma ameaça. Esperamos nós

Do Chile, vem a esperança: dois engenheiros inventaram sacos de plástico que se dissolvem na água.

ri.jornalnegocios

Encerramentos de empresas aumentaram mais de 37% em Julho

No mês passado, o número de empresas criadas em Portugal foi praticamente o dobro do número de empresas que fecharam portas. No entanto, o crescimento dos encerramentos face ao mesmo mês do ano passado superou largamente a subida dos nascimentos.

ri.jornaldenoticias

Embalagens usadas dão descontos em compras no Pingo Doce

A EGF – Environment Global Facilities lançou, esta quinta-feira, a campanha “Reciclar Vale Mais”, que permite a troca de embalagens usadas por descontos em cartão nos hipermercados Pingo Doce. O Secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins, marcou presença esta quinta-feira de manhã no lançamento da iniciativa no hiper da Quinta do Conde, Sesimbra.

ri.lusa

China tenta travar especulação com yuan face à sua desvalorização

As autoridades chinesas aumentaram o controlo sobre a negociação do yuan para tentar reduzir os níveis de especulação, isto depois da forte queda da divisa chinesa face ao dólar.

Recuperação da economia brasileira está “abaixo do seu potencial”

O Fundo Monetário Internacional (FMI) divulgou um relatório sobre o Brasil no qual afirmou que a economia do país recuperou de uma grave crise, mas este movimento de retoma tem um “desempenho abaixo do seu potencial”.

China ameaça EUA com tarifas sobre produtos que rondam 52 mil milhões

A China disse hoje estar pronta para aplicar tarifas de 60 mil milhões de dólares (cerca de 52 mil milhões de euros) aos Estados Unidos, caso aquele país avance com taxas alfandegárias aos produtos chineses.

ri.noticiasaominuto

Vans TNT Advance Prototype: O novo modelo assinado por Tony Trujillo

O novo modelo da Vans assinado pelo famoso skater californiano assinala a celebração de uma parceria criada em 1997.

Atelier luso distinguido pela utilização de zinco na arquitetura

A startup do UPTEC venceu o prémio mais importante do VMZINC Archizinc Trophy.

A Monarte quer combater o fast fashion e “criar obras de arte na moda”

A marca é portuguesa, assim como a sua produção e os artistas que assinam cada peça. A cada estação, é deste mote que nasce uma coleção fora do comum que tem vindo a ganhar terreno no mundo da moda. O Notícias ao Minuto falou com Kláudia Vicente , fundadora da Monarte para perceber o que move o projeto.

ri.observador

Uma portuguesa e um inglês à mesa e na estante

Um inglês, James Barker, e uma portuguesa, Joana Pereira, fundaram a James Barker em 2013. Queriam editar livros para crianças, tornaram-se numa marca de produtos de decoração e utilitários.

jornaleconomico

Salários em Portugal foram os que menos cresceram depois da troika

A conclusão é do Fundo Monetário Internacional (FMI), que sublinha que, mesmo depois da retoma económica iniciada em 2017, os custos laborais unitários mantém-se baixos.

Porto de Leixões provoca guerra entre Governo e Associação Comercial do Porto

A ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, e a APDL – Administração dos Portos do Douro e de Leixões envolveram-se numa polémica com a Associação Comercial do Porto sobre a necessidade e o calendário ideal para avançar com as obras do novo terminal de contentores do porto de Leixões.

Sonae Indústria de Revestimentos muda de nome

Grupo Sonae vai alterar o nome da sua subsidiária para Surforma. É com a nova designação que vai participar numa feira nos Estados Unidos, já este mês.

ri.portugalnews

Finlândia – Síntese setorial de mercado de vestuário

A AICEP publicou uma Síntese Setorial de Mercado, que inclui uma caraterização do mercado finlandês de vestuário, com destaque para as questões relacionadas com a dimensão, relações comerciais internacionais, países fornecedores, distribuição, consumo, tendências e outra informação económica e regulamentar relevante.

Empresas portuguesas brilharam em Nova Iorque

Cerca de 30 empresas dos setores de calçado, joalharia, mobiliário e vestuário participaram num showcase, no Standard Hotel, em Nova Iorque. Esta participação foi organizada pela AICEP e APICCAPS, em parceria com a ANIVEC e a AORP.

Protocolo de distribuição apoia internacionalização das empresas portuguesas

A Caixa Geral de Depósitos e a COSEC – Companhia de Seguros de Crédito estabeleceram um protocolo de distribuição que visa a comercialização dos produtos de seguro de crédito da COSEC, através das redes comerciais da Caixa Geral de Depósitos. Este produto é relevante nas exportação de bens e serviços para os mercados externos e para apoiar a internacionalização das empresas.

Suécia – Síntese setorial de mercado de roupa de cama, banho e mesa

A AICEP publicou uma Síntese Setorial de Mercado que inclui uma breve caracterização do mercado sueco de roupa de cama, banho e mesa e a sua evolução recente. O documento analisa as relações comerciais internacionais, países fornecedores, principais produtores, importadores e distribuidores locais, canais de distribuição e outra informação económica e regulamentar relevante para as empresas deste setor.

Moda portuguesa em ações comerciais em Paris e Milão

No seguimento do projeto “NEXT STEP”, iniciativa com intervenção direta em vários mercados externos na área da moda, a ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários irá realizar, em setembro, ações comerciais em Paris e Milão, no âmbito das duas semanas de moda a decorrer nestes mercados.

Setor do calçado – Portugal regista um crescimento consecutivo nos mercados internacionais

Depois de dois anos de estabilização e mesmo de recuo, a produção e as exportações mundiais de calçado voltaram a aumentar, em 2017, de acordo com o “World Footwear Yearbook 2018”. Portugal continua a evidenciar um bom desempenho, fruto de oito anos consecutivos de crescimento nos mercados internacionais.

ri.publico

O génio de Rafael é ainda o segredo da longevidade da Bordallo Pinheiro

A fábrica de cerâmica criada por Rafael Bordalo Pinheiro no final do século XIX continua a sobreviver e, agora, mesmo a crescer. Mas a sua história está repleta de crises, resolvidas sempre graças à força do legado artístico e cultural do seu fundador.

ASM Industries constrói plataformas para parque eólico no mar de Viana

Projecto liderado pela EDP Renováveis, que terá tarifas subsidiadas de 100 euros por megawatt hora durante 25 anos, deverá entrar em produção no próximo ano ao largo de Viana do Castelo.

Sete em cada dez mochilas de Lídia e Paulo Branco andam às costas de miúdos estrangeiros

Empresários portugueses criaram a DKT, em Ermesinde, onde aliam a moda ao material escolar.

Van Gogh e Vans: das paredes para os pés

A marca de roupa californiana juntou-se ao Museu Van Gogh para lançar uma colecção inspirada em quatro peças do pintor holandês.