Revista de Imprensa

  1. Exportações crescem ao ritmo mais forte desde 2013
  2. Confiança em máximos, mas desta vez o efeito na economia pode ser menos forte
  3. INE confirma crescimento de 2,8%, o mais elevado nos últimos dez anos
  4. Bruxelas lança debate: um orçamento e um presidente para a zona euro, e uma espécie de Eurobond
  5. Taxa de desemprego na Alemanha desce para 5,6% em maio
  6. Bold. Conheça a única empresa 100% nacional no ranking do Financial Times
  7. Outros

1. Exportações crescem ao ritmo mais forte desde 2013

O crescimento da economia portuguesa foi de 2,8% no primeiro trimestre, puxado por um impulso significativo nas exportações, de quase 10% face a igual trimestre do ano passado. De acordo com dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), o crescimento de 9,7% das vendas ao exterior é o mais fortes desde finais de 2013 e em termos de início de ano é o ritmo mais elevado de sete anos.

2. Confiança em máximos, mas desta vez o efeito na economia pode ser menos forte

Taxa de poupança a mínimos e maior prudência dos consumidores em relação à sua própria situação financeira pode limitar passagem à prática de maior optimismo.

3. INE confirma crescimento de 2,8%, o mais elevado nos últimos dez anos

O Instituto Nacional de Estatística (INE) confirmou hoje que a economia portuguesa cresceu 2,8% em termos homólogos e 1% em cadeia no primeiro trimestre deste ano, mantendo os números divulgados na estimativa rápida.

4. Bruxelas lança debate: um orçamento e um presidente para a zona euro, e uma espécie de Eurobond

Comissão Europeia diz que é preciso uma reforma profunda da zona euro e lança o debate em torno de mecanismos e instrumentos que não são necessariamente novos, mas que são de discussão difícil.

5. Taxa de desemprego na Alemanha desce para 5,6% em maio

ri.noticiasaominutoA taxa de desemprego na Alemanha desceu para 5,6% em maio, menos 0,2 pontos do que em abril, e o número de desempregados caiu para 2.498.000, o mais baixo neste mês desde 1991.

6. Bold. Conheça a única empresa 100% nacional no ranking do Financial Times

Começou em 2009 com apenas dois sócios. Quase oito anos depois, dá emprego a 500 pessoas e conta com escritórios em Lisboa, Porto, Aveiro e em São Paulo, no Brasil. A Bold é uma empresa tecnológica que presta serviços de consultoria, soluções para dispositivos móveis, marketing digital e soluções integradas para outras empresas. Foi a única empresa 100% portuguesa a integrar o ranking do Financial Times das mil empresas europeias com crescimento mais rápido.

7. Outros

Inflação na zona euro deverá ter recuado para 1,4% em maio

De acordo com o gabinete oficial de estatísticas da União Europeia (UE), o setor da energia foi o que viu os preços aumentarem mais em maio (4,6%, face aos 7,6% de abril), seguindo-se o da alimentação álcool e tabaco (1,5%, estável na comparação com abril), dos serviços (1,3%, que se comparam com os 1,8% de abril) e dos bens industriais não energéticos (0,3%, estável face a abril).

dinheirovivo

Desemprego na União Europeia no nível mais baixo desde 2008

A taxa de desemprego desceu, em abril, para os 9,3% na zona euro, a menor desde março de 2009, avançou esta quarta-feira o Eurostat. Na União Europeia, a taxa recuou para 7,8%, a mais baixa desde dezembro de 2008, segundo o Eurostat.

L’Oréal. Profissionais de beleza com academia em ecossistema digital

A L’Oréal Portugal inaugura esta quarta-feira, em Lisboa, a sua inovadora academia, um espaço destinado à formação para profissionais de beleza, mas baseado num ecossistema digital integrado. O investimento é de 1,2 milhões de euros e pretende ajudar a impulsionar o negócio dos salões de cabeleireiro, fidelizando consumidores e proporcionando melhores experiências, de modo a “tornar cada visita num momento único”. Com um volume de negócios anual de 1,5 mil milhões de euros, o segmento dos cabelereiros e da estética representam 1% das pequenas e médias empresas do país e 0,5% do produto interno bruto.

Amazon ultrapassa mil dólares por ação em Wall Street

Às 14:45 (hora de Lisboa) desta terça-feira, os títulos da Amazon seguiam a 1.000,04 dólares para uma capitalização bolsista de 478,05 mil milhões de dólares, mais do dobro do número um mundial da distribuição Wal-Mart.

ri.jornalnegocios

Juros portugueses em mínimos de sete meses prestes a quebrar os 3%

A descida da inflação na Zona Euro está a motivar uma descida dos juros por toda a Zona Euro, que é mais acentuada em Portugal. Em mínimos de Outubro, a ‘yield’ a dez anos está próxima de baixar os 3%.

ri.noticiasaominuto

Animal-free e sustentável. Melissa lança selo ‘100% Real Plastic’

A coleção MASHUP é a primeira a ter o selo 100% Real Plastic.

oje

Brexit: Reino Unido vai ter de negociar 759 tratados para sair da UE

A partir do momento em que o Reino Unido abandona a UE, fica automaticamente excluído de acordos com outros países, entrando numa espécie de vazio legal no que diz respeito a relações internacionais.

Desaparecem homens que investigavam fábrica chinesa de sapatos de Ivanka Trump

O Observatório das Condições de Trabalho na China avança que os inspetores estariam a trabalhar num relatório, com divulgação prevista para junho, sobre a sobrecarga horária e a exploração de jovens em programas de estágio.

ri.portugalnews

Espanha | Economia, relações económicas com Portugal e condições de acesso ao mercado

A “Ficha de Mercado de Espanha” (maio 2017), agora publicada pela AICEP, faz uma análise da economia espanhola, das relações económicas Portugal-Espanha e das condições de acesso ao mercado, apresentando também um conjunto de informações úteis para exportadores e investidores nacionais.

ri.publico

Águas de Portugal investe 18 milhões até 2019 em plano energético

O grupo quer aumentar a produção própria de energia renovável e reduzir os consumos para poupar cinco milhões de euros por ano na factura de electricidade.