Revista de Imprensa

  1. Há cinco universidades portuguesas entre as 200 melhores mais jovens
  2. AIP lança plataforma de leilões para negociação de energia para PME
  3. Governo apressa ratificação do acordo comercial com o Canadá
  4. Portugal investiu mais em França do que a Espanha em 2016
  5. Brexit rouba menos de 0,1% ao ano ao crescimento português
  6. A escultura ajuda Marita Moreno a desenhar sapatos
  7. Outros

1. Há cinco universidades portuguesas entre as 200 melhores mais jovens

ojeRanking da Times Higher Education elaborou uma lista das 200 melhores universidades criadas há 50 anos ou menos, de acordo com notícia do Expresso. No ranking anterior, Portugal era representado por três instituições.

2. AIP lança plataforma de leilões para negociação de energia para PME

dinheirovivo“O que nós vamos fazer é agregar consumos, aumentar a capacidade negocial das PME e reduzir o preço de aquisição. Depois o objetivo é estender a outras ‘utilities’, como seja o caso dos consumíveis e do gás natural”, explicou em declarações à agência Lusa o presidente da AIP, José Eduardo de Carvalho.

3. Governo apressa ratificação do acordo comercial com o Canadá

O Conselho de Ministros deve aprovar a resolução sobre o tratado CETA ainda este mês, para que seja votada no Parlamento até Julho. Debate público em Matosinhos mostrou críticas “verdes” e geringonça no vermelho.

4. Portugal investiu mais em França do que a Espanha em 2016

dinheirovivoDados da agência de internacionalização da economia francesa revelam que em 2016 havia mais de 350 empresas lusas que empregam mais de 2400 pessoas.

5. Brexit rouba menos de 0,1% ao ano ao crescimento português

O impacto do Brexit deverá ser muito maior do Reino Unido do que nos países da União Europeia. Portugal será afectado essencialmente via turismo. Um estudo da seguradora Euler Hermes antecipa impacto negativo de 0,3 pontos no crescimento até 2021.

6. A escultura ajuda Marita Moreno a desenhar sapatos

Os sapatos e as malas estão expostos como se fossem peças de joalharia, em cima de colunas e em vitrines fechadas à chave. São exclusivos já que de cada modelo são fabricados apenas 100 pares e são vendidos em lojas e concept stores seleccionadas – do Porto a Los Angeles.

7. Outros

Almofadas do Orçamento de 2017 ainda estão intactas

Unidade Técnica Orçamental vê desvios na execução dos impostos e da despesa, mas admite que ainda é cedo para extrapolar o ano 2017.

dinheirovivo

Comissão aprova regime de lojas históricas e alterações ao arrendamento

Comissão parlamentar de Habitação aprovou criação de um regime de reconhecimento e proteção de lojas históricas, assim como alterações ao arrendamento.

Há 15 mil milhões de moedas europeias perdidas nos sofás

Entre moedas perdidas no fundo de gavetas, entre as almofadas nos sofás ou notas em dobradas escondidas nas carteiras já foram perdidos mais de 15 mil milhões de euros em moeda nacional retirada de circulação.

Founders Founders: “A partilha é a alma do negócio”

A comunidade de empreendedores Founders Founders (F2), localizada no Porto, é o primeiro projeto português de “senioridade das startups”, que o Governo pretende passar a apresentar como exemplo a jornalistas e investidores estrangeiros. “Provam que o segredo já não é a alma do negócio; o segredo é a partilha”, resumiu João Vasconcelos, secretário de Estado da Indústria, esta quarta-feira, na inauguração oficial do espaço.

ri.jornalnegocios

Abertura dos mercados: Bolsas, petróleo e euro em queda antes do encontro entre Trump e Xi

As bolsas europeias negoceiam no vermelho, tal como a moeda única, antes do primeiro encontro entre os líderes das duas maiores potências mundiais. O petróleo recua de máximos de um mês e o ouro perde brilho.

ri.noticiasaominuto

Mais de 100 participantes no 1.º salão de veículos elétricos em maio

Mais de 100 entidades públicas e empresas vão participar, em maio, na VExpo 2017, o 1.º salão e conferência internacional do veículo automóvel elétrico, híbrido e da mobilidade inteligente, no qual se esperam 30 mil visitantes, informou o coordenador do evento.

Portugal em destaque nos nomeados para os World Travel Awards de 2017

A companhia aérea portuguesa está nomeada para seis categorias no segmento europeu. Mas há mais entidades lusas nomeadas noutras categorias.

oje

EDP investe 115 milhões nas eólicas do mar

Após anos de testes, a EDP criou um consórcio com a Mitsubishi, Repsol, Egie, Marubeni e Chyoda para investir 115 milhões de euros na primeira plataforma de energia eólica flutuante em Portugal.

Soberania espanhola? Gibraltinos preferem passar fome

Os habitantes do território ultramarino britânico, situado no sul do território espanhol, recusam-se a se desprender de Londres e afirmam que preferem “passar fome” a ter de ficar sob soberania espanhola.

ri.portugalnews

Cleantech: Suécia como a principal economia inovadora da UE

A Suécia lidera o ranking do último EU Innovation Scorecard (2016) como a principal economia inovadora da EU.

Workshop sobre “Proteção de Dados: Impacto do novo regulamento nas empresas”

A b.law, em parceria com a Vida Económica, realiza um workshop sobre “Proteção de Dados: Impacto do novo regulamento nas empresas”, nos dias 20 e 21 de abril, em Lisboa e no Porto, respetivamente.

ri.publico

Gucci vai doar dois milhões para recuperar os jardins Boboli

Jardins pertencem ao Palácio Pitti, em Florência, e fazem parte da lista da Unesco do Património da Humanidade.