- O crescimento está a chegar pelo consumo ou pelas exportações?
- Compras com Multibanco cresceram 5,8% no início da época de Natal
- China diz que Portugal tem “atitude mais aberta” a investimento e quer reforçar cooperação
- É preciso talento para saber falhar nas empresas do século XXI
- Brexit. Negociações devem estar fechadas até outubro de 2018
- Moda britânica consagra estrangeiros
- Outros
1. O crescimento está a chegar pelo consumo ou pelas exportações?

Os dados do INE mostram que foi o consumo que mais puxou pela economia nos primeiros nove meses do ano. Mas se excluirmos o impacto das importações, a relação entre procura interna e externa é mais equilibrada.
2. Compras com Multibanco cresceram 5,8% no início da época de Natal
As compras realizadas na rede Multibanco nos primeiros dias da época natalícia, entre 28 de novembro de 4 de dezembro, foram de 746 milhões de euros, mais 5,8% do que no período comparável do ano passado, divulgou a SIBS.
3. China diz que Portugal tem “atitude mais aberta” a investimento e quer reforçar cooperação

O embaixador da China em Lisboa disse que Portugal tem “uma atitude mais aberta” ao investimento externo e que Pequim quer reforçar a cooperação com Lisboa e alargá-la a novas áreas, segundo um comunicado divulgado hoje em Macau.
4. É preciso talento para saber falhar nas empresas do século XXI

Os trabalhadores mais arrojados nem sempre encontram organizações preparadas para experimentar e errar. A diversidade nas empresas é uma preocupação crescente.
5. Brexit. Negociações devem estar fechadas até outubro de 2018
O líder da equipa da Comissão Europeia que negoceia o ‘Brexit’, Michel Barnier, estabeleceu outubro de 2018 como o prazo limite para fechar o acordo.
6. Moda britânica consagra estrangeiros
Um dos eventos mais aguardados do calendário de moda aconteceu esta segunda-feira, no Royal Albert Hall, em Londres. Os British Fashion Awards, rebatizados Fashion Awards, voltaram a contar com o patrocínio da Swarovski e consagraram nomes internacionais como Demna Gvasalia e Vetements.
7. Outros

Governos triplicaram benefícios fiscais às multinacionais desde 2013
Estudo da organização não-governamental concluiu que o número de acordos com multinacionais, passou de 547 em 2013, para 1.444 em 2015.
Petróleo fecha em queda após quarto sessões em alta
Os preços do petróleo encerraram em queda esta terça-feira, após quatro dias a subir, com os investidores a mostrarem algumas dúvidas quanto ao acordo alcançado pela OPEP para reduzir a produção de crude.
Estudo aponta vantagens da criação de conselho estratégico das confederações patronais
A criação de um conselho estratégico coordenador do movimento associativo empresarial, onde as várias confederações da concertação social teriam assento, é defendida num estudo a apresentar hoje para assinalar os 40 anos da Confederação do Comércio e Serviços (CCP).
Google fornecida a 100% por energia renovável a partir de 2017
Os data centers e escritórios da gigante tecnológica Google vão passar a ser alimentados a 100% com energia a partir de fontes renováveis já no próximo ano, naquilo a que a empresa chama um “momento histórico”.
Inflação na OCDE em outubro subiu 1,4% em outubro
A inflação no conjunto da OCDE em outubro subiu 1,4% face ao mesmo mês de 2015 devido à energia, pela subida do preço do barril de petróleo.
O guia dos pessimistas para 2017: tudo o que pode correr mal
A Bloomberg alerta que os cenários são hipotéticos e não previsões.
Itália pode avançar com resgate de €15 mil milhões para salvar banca
Roma admite pedir autorização ao Mecanismo Europeu de Estabilidade para injetar 15 mil milhões de euros no sistema financeiro, em especial no Monte dei Paschi. As ações dos bancos italianos estão em alta, na sequência da notícia.
PSI-20 acompanha ganhos europeus com BCE a impulsionar bolsas
A bolsa de Lisboa acompanha os ganhos europeus num dia em que os investidores estão de olhos postos no Banco Central Europeu. Mercado antecipa que Draghi vai estender programa de compras por mais seis meses.
Ikea aumenta vendas e lucros em 2016
Os resultados positivos levaram a Ikea a reforçar o seu compromisso com a sustentabilidade. Portugal não escapa à vontade, com painéis fotovoltaicos na nova loja que abrirá em Loulé.
Trabalhadores em busca de “felicidade” trazem dilema às organizações
As expectativas da nova geração de colaboradores são diferentes do que eram há alguns anos. O emprego já não é para vida e o local de trabalho tem que ser “colorido”.
Produção industrial na Alemanha cresce menos que o esperado
A produção industrial da principal economia da Zona Euro cresceu menos que o esperado em Outubro. As produção das fábricas alemãs avançou 0,3% e a estimativa dos analistas apontava para um crescimento de 0,8%.
Entidade do Mercado dos Combustíveis perdeu mais de 84 milhões em 2015
O regulador que vai desaparecer em breve teve um ano financeiro para esquecer. Os capitais próprios ficaram ainda mais negativos graças a resultados operacionais no vermelho.
Estes ‘monstrinhos’ de feltro vão derreter-lhe o coração
Ao fim de 100 dias seguidos, artista criou 100 ‘monstrinhos’ de feltro. Agora vende as suas criações.
Amazon Go. Basta escolher e sair sem pagar
A Amazon quer conquistar o mercado alimentar. Como fazê-lo? Com um supermercado onde basta tirar os produtos das prateleiras e sair porta fora. A conta chega por smartphone.
Cheirosa e milagrosa, a água de rosas voltou
Cleópatra usava-a, Shakespeare escreveu sobre ela e com o tempo tornou-se o produto essencial na rotina de uma mulher. A água de rosas pode ser velhinha mas não murchou e está na cosmética moderna.
Como é que os portugueses tencionam poupar este Natal?
Os portugueses têm vários truques, como preparar a refeição em casa ou oferecer presentes apenas aos mais novos. Ainda assim, a maioria não mostra intenções de poupar.
Oracle investe 1.400 milhões na alfabetização digital na Europa
O Velho Continente recebe mais de um terço de um bolo total de 3.300 milhões de dólares da Oracle destinado a acelerar a alfabetização digital a nível mundial.