- INE: Empresas reportam agravamento dos custos de contexto em 2021
- PIB de 66% dos destinos das exportações abranda
- Probabilidade de EUA evitarem recessão é baixa, diz economista do FMI
- FMI revê em baixa crescimento para a zona euro para 2,6% este ano
- Pires de Lima: “Tem-se cultivado” em Portugal uma cultura “que não premeia a meritocracia”
- Estudo revela quanto dinheiro é necessário para uma vida confortável
- Outros
1. INE: Empresas reportam agravamento dos custos de contexto em 2021
As empresas reportaram um agravamento dos custos de contexto em 2021, cujo indicador aumentou para 3,09 valores (numa escala de um a cinco), mantendo-se o sistema judicial como o domínio mais apontado, divulgou esta terça-feira o INE.
2. PIB de 66% dos destinos das exportações abranda
Mais inflação do que o esperado, condições de financiamento mais apertadas: o FMI espera agora menos crescimento este ano a nível global, mas também nos principais destinos das exportações portuguesas. Cenário pode deteriorar-se rapidamente, admite o Fundo.
3. Probabilidade de EUA evitarem recessão é baixa, diz economista do FMI
A probabilidade de os Estados Unidos evitarem uma recessão nos próximos meses é baixa, afirmou hoje o economista-chefe do Fundo Monetário Internacional (FMI), Pierre-Olivier Gourinchas.
4. FMI revê em baixa crescimento para a zona euro para 2,6% este ano
A revisão em baixa, assinala, reflete “as repercussões da guerra na Ucrânia”, bem como uma política monetária mais restritiva, com o Banco Central Europeu a subir as taxas de juros pela primeira vez desde 2011 e a terminar com as compras líquidas de ativos.
5. Pires de Lima: “Tem-se cultivado” em Portugal uma cultura “que não premeia a meritocracia”
Pires de Lima criticou a existência de uma cultura em Portugal “que não premeia a meritocracia” e disse que as pessoas trabalham muito mas “não têm através do seu trabalho acesso a uma vida digna”.
6. Estudo revela quanto dinheiro é necessário para uma vida confortável
Um grupo de investigadores britânicos inquiriu oito mil pessoas a fim de descobrir qual seria o montante ideal para viverem uma vida feliz. As respostas poderão surpreendê-lo.
7. Outros
Bolsas europeias em baixa pendentes das previsões do FMI
EuroStoxx 600 descia 0,04% para 426,06 pontos, as bolsas de Paris e Frankfurt recuavam 0,09% e 0,38%, respetivamente, enquanto as de Madrid e Milão se desvalorizavam 0,26% e 0,36%. Bolsa de Lisboa mantinha a tendência.
FMI revê em alta inflação na zona euro para 7,3% este ano
Instituição assinala que a projeção para a inflação global é mais pessimista, esperando agora que atinja 8,3% no quarto trimestre.
Euro cai com crise do gás na Europa e receios de recessão
A Reseva Federal dos Estados Unidos ameaça subir pela quarta vez as taxas de juro.
Faltam ainda 132 anos para existir igualdade de género
Entre os 146 países abrangidos pelo índice, Portugal está no 29.º lugar do “Global Gender Gap Index Ranking”, com um score de 0,766. O valor representa uma ligeira queda relativamente ao ano passado.
Espanha revê em baixa crescimento para 2023
Quanto à inflação em 2022, o executivo espanhol subiu de 6,1% para 7,8% a estimativa para este indicador.
Sistema judicial apontado como o maior entrave à atividade das empresas, releva inquérito do INE
Em 2021, o sistema judicial voltou a ser identificado pelas empresas como o maior entrave à sua atividade, sendo que, neste âmbito, as disputas fiscais são elencadas como o maior obstáculo.
Natixis lança campanha de verão para preencher mais de 300 vagas
Em causa estão posições, tanto juniores como seniores, nas áreas de engenharia informática, economia, contabilidade, finanças, gestão, direito, relações internacionais, RH, psicologia e comunicação.
FMI mais pessimista que BCE: Inflação na zona euro estará perto de 4% em 2023
Apesar do aperto da política monetária por parte do Banco Central Europeu, a inflação registará 3,9% em 2023, segundo a previsão do FMI. Um nível ligeiramente acima da última previsão avançada pela equipa de Christine Lagarde.
Apple, Microsoft, Amazon e Google compraram ouro ilegal extraído na Amazónia brasileira
Investigação jornalística no Brasil concluiu que a Apple, Microsoft, Amazon e Google compraram ouro às empresas Chimet e Marsam, respetivamente investigada e acusada de extração ilegal de ouro em terras indígenas.
BCP cai e arrasta PSI para o “vermelho”
O BCP liderou as quedas na sessão de negociação desta terça-feira e arrastou o índice PSI para terreno negativo. Europa também fechou em baixa.
Há condições para amplo acordo social sobre competitividade e rendimento até outubro – CES
O presidente do Conselho Económico e Social (CES), Francisco Assis, disse hoje estar convencido de que “há todas as condições” para ser aprovado até setembro/outubro um “amplo acordo social” sobre as questões da competitividade e rendimentos.
Incêndios e seca vão agravar inflação e aumentar gastos dos governos
A agência de notação financeira Moody’s alertou hoje para o facto de os incêndios florestais e da seca contribuírem para o aumento da inflação e para os gastos dos governos, incluindo em Portugal.
Constança Entrudo celebra parceria com Instituto Bordado Madeira
A coleção outono/inverno 2021/22 da Designer regressa a casa e é celebrada na Madeira, já esta quarta feira.
Tecnológicas, retalho e Powell derrubam Wall Street
Wall Street terminou o dia em terreno negativo, numa altura marcada pela apresentação de resultados das tecnológicas, pelo mau prognóstico para o setor do retalho e pelo arranque da reunião de política monetária do banco central dos EUA.
FMI: Apoios devem ser compensados com mais impostos ou menos despesa
Para o FMI, os orçamentos já estão limitados (ainda) pela despesa com a pandemia e pelas condições de financiamento mais apertadas. Por isso, os apoios à mitigação da perda de poder de compra das famílias mais vulneráveis, que devem existir, devem ser compensados com uma subida de impostos ou um corte na despesa, defende a instituição.
Alibaba quer cotação principal em Hong Kong
Em causa estão disputas entre os Estados Unidos e a China sobre regulção. Os norte-americanos querem mais transparência e os chineses querem maior controlo.
Rublo torna-se moeda mais forte do mundo na guerra, mas corte de juro enfraquece
A dívida russa tem vivido dias de fortes ganhos, apesar da guerra e das sanções por parte dos países do Ocidente. Para travar a escalada do rublo, o banco central cortou juros, mas isso pode ter pouco impacto.
FMI mantém crescimento de 3,8% em África este ano e 4% em 2023
O Fundo Monetário Internacional (FMI) manteve hoje a previsão de crescimento para a África subsaariana nos 3,8% este ano e 4% em 2023, salientando que as perspetivas por país mantêm-se “inalteradas ou positivas”.
Cotação do Brent para entrega em setembro baixa 0,72% para 104,40 dólares
A cotação do barril de petróleo Brent para entrega em setembro terminou hoje no mercado de futuros de Londres em baixa de 0,72%, para os 104,40 dólares.
Inova+ com projeto europeu sobre alterações climáticas de 25 milhões
A Inova+, 10 entidades nacionais e 45 parceiros europeus, “vão investir 25 milhões de euros para a aceleração da transformação e adaptação de 12 regiões da União Europeia vulneráveis às alterações climáticas”, foi hoje divulgado.
FMI revê crescimento económico mundial em baixa para 3,2% e prevê mais inflação
O FMI reviu em baixa a previsão de crescimento mundial para 3,2% este ano, devido ao impacto da guerra na Ucrânia, desaceleração mais acentuada na China e aperto das condições financeiras.
OE2022: Pandemia custou 2.306,3 ME ao Estado no primeiro semestre
A pandemia custou 2.306,3 milhões de euros ao Estado até junho. A Direção Geral do Orçamento salientou ainda a respeitante ao setor da Saúde, no valor de 726,8 milhões de euros.
Mais de 60% das empresas que usa IA ainda está numa fase experimental da tecnologia
É esperado um aumento do nível de maturidade do uso da tecnologia, nos próximos dois anos, junto dos fabricantes de automóveis e fornecedores, mas também dos retalhistas. Mas, independentemente do sector, o impacto da IA nas organizações está a crescer consideravelmente, revela o estudo da Accenture.
Walmart lançou “profit warning” para resultados do segundo trimestre e total do ano
A maior retalhista norte-americana, a Walmart, cortou a sua previsão de lucros à medida que o aumento dos preços dos alimentos e do combustível leva os clientes a reduzirem as suas compras.
Missão Empresarial Virtual Marrocos
De 19 a 23 de setembro vai ser realizada uma Missão Virtual a Marrocos, um mercado cada vez mais relevante para as empresas portuguesas, devido à sua posição geoestratégica no contexto africano, bem como à afinidade cultural com Portugal e à imagem bastante positiva do nosso país junto dos cidadãos marroquinos.
Evento de apresentação dos 4 artigos científicos sobre Internacionalização, que o GEE e a AICEP premiaram no valor total de 12 mil euros
No dia 13 de setembro de 2022, pelas 10 horas, realiza-se a apresentação dos 4 (quatro) trabalhos/artigos científicos vencedores da Call for Papers sobre a “Internacionalização da Economia Portuguesa no Pós-Covid-19: Oportunidades e Desafios”, promovido pelo Gabinete de Estratégia e Estudos (GEE) do Ministério da Economia e do Mar e pela Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, E.P.E.
Acordo para aprovar corte de 15% do consumo de gás na UE já está garantido
Plano de redução de consumo de gás obteve acordo esta manhã no conselho extraordinário de energia dos 27.
Preços do gás acusam pressão da dependência russa e sobem 20%
A notícia de mais uma redução nos abastecimentos russos à Alemanha fez regressar os preços do gás para valores na casa 200 euros por MWh.
Lucro semestral da Jerónimo Martins sobe 40% para 261 milhões
Vendas consolidadas subiram 20% face ao mesmo período de 2021, com um aumento de 8,5%, para 2100 milhões de euros, no Pingo Doce.
FMI baixa previsão de crescimento na zona euro para 1,2% em 2023
Com os bancos centrais a ter de responder à inflação, Fundo está preocupado com a possibilidade de se virem a repetir os episódios de recessão e desemprego elevado do passado.
Subida dos preços do carbono pode provocar falências
O Banco Central Europeu (BCE) deixou um aviso: um aumento do preço do carbono pode levar à falência de empresas em cadeia.
DGO. Medina com excedente de 1113 milhões à boleia da subida da receita
Só a receita fiscal subiu 28,1% no primeiro semestre, puxada pelo IVA. Também a receita contributiva aumentou 9,7% face ao mesmo período do ano passado. Valores ultrapassam os que tinham sido alcançados em 2019.