Revista de Imprensa

  1. Engenheiros portugueses entre os finalistas do Prémio Europeu do Inventor 2022
  2. Canábis chega aos têxteis e automóveis e já movimenta 5 mil milhões ao ano
  3. Trabalhadores em ‘lay-off’ atingem em maio valor mais alto
  4. PIB per capita português mais longe da média da UE
  5. Preços da produção industrial na Alemanha sobem 33,6% em maio, maior aumento de sempre
  6. Uma Burel para o design de interiores e uma Mustique em modo clubhouse: 7 lojas novas em Lisboa
  7. Outros

1. Engenheiros portugueses entre os finalistas do Prémio Europeu do Inventor 2022

dinheirovivo
Inventores portugueses foram nomeados pelas centrais solares flutuantes que seguem o sol através da rotação. Durante a cerimónia que acontece na próxima terça-feira, em Munique, será atribuído o primeiro Prémio Jovens Inventores.

2. Canábis chega aos têxteis e automóveis e já movimenta 5 mil milhões ao ano

eco
Aplicações industriais da canábis na saúde, construção civil, alimentação, mobiliário, entre outros, levam a estimativas que o mercado mundial em 2024 possa atingir os 55 mil milhões de dólares.

3. Trabalhadores em ‘lay-off’ atingem em maio valor mais alto

ri.noticiasaominuto
O número de trabalhadores em ‘lay-off’ tradicional, previsto no Código do Trabalho, foi de 11.272 em maio, o valor mais alto desde o início da pandemia, segundo as estatísticas mensais divulgadas hoje pela Segurança Social.

4. PIB per capita português mais longe da média da UE

jornaleconomico
PIB per capita português, medido em paridades de poder de compra, fixou-se em 74% da média europeia, indicam dados do Eurostat. Valor mais alto do Velho Continente foi registado no Luxemburgo (277%).

5. Preços da produção industrial na Alemanha sobem 33,6% em maio, maior aumento de sempre

ri.expresso
A agência federal de estatística alemã (Destatis) reportou esta segunda-feira uma subida de 33,6% dos preços da produção industrial em termos homólogos, o maior aumento desde o início da série histórica iniciada em 1949.

6. Uma Burel para o design de interiores e uma Mustique em modo clubhouse: 7 lojas novas em Lisboa

ri.observador
Na Archer, a roupa é fabricada para viver durante muito tempo. Na nova Burel, prova-se a versatilidade do tecido tradicional português. Na Mustique, celebra-se o trabalho dos amigos.

7. Outros

dinheirovivo

Euro recupera e fica acima de 1,05 dólares

Pelas 18:02 (hora de Lisboa), o euro seguia a 1,0522 dólares, quando na sexta-feira, pela mesma hora, negociava a 1,0468 dólares.

South Summit. Dez startups portuguesas no maior encontro de inovação de Madrid

Durante três dias a inovação foi o mote na décima edição da South Summit. Empresas, startups e investidores de todo o mundo marcaram presença e Portugal destacou-se com dez empresas.

Mango abandona vendas diretas na Rússia

Depois de ter fechado as suas lojas naquele país, a empresa de moda vai passar todos os seus espaços ao regime de franchise.

eco

Microsoft vai incluir intervalo salarial nos anúncios de emprego para EUA

As faixas salariais deverão começar a aparecer nos anúncios, no máximo, até janeiro de 2023. Especialistas dizem que outras empresas vão seguir as pisadas da gigante tecnológica.

África precisa de 25 mil milhões anuais para garantir eletricidade

Energia verde e hidrogénio são oportunidades de investimento que podem ajudar a potenciar um continente que, num momento de recuperação da pandemia, tenta sobreviver aos preços altos da energia.

Refugiados ucranianos podem aumentar força laboral europeia entre 0,2% e 0,8%, diz BCE

BCE estima que 330 mil ucranianos abandonem semanalmente o país para os países vizinhos, mas esta deslocação pode levar a um aumento médio da força laboral da Zona Euro entre os 0,2% e 0,8%.

Portugal continua o país da UE com mais novos casos de Covid-19 e segundo do mundo

A média diária de novos casos em Portugal desceu de 2.380 por milhão de habitantes há duas semanas para 1.560 à data de hoje.

Cientistas de Coimbra criam dispositivo inovador para produzir energia a partir das ondas

O dispositivo que converte em energia elétrica a energia das ondas do mar, denominado REEFS, resultou de oito anos de investigação.

Alemanha e Áustria reativam centrais a carvão face a cortes no gás russo

Depois de a Rússia reduzir o fluxo de gás enviado através do Nord Stream, a Alemanha e a Áustria anunciaram medidas que visam mitigar os efeitos, entre elas, a reabertura de centrais a carvão.

ri.expresso

Projeto Rampa Digital ajudará jovens com dificuldades e mulheres vulneráveis a ganhar competências digitais

Com uma dotação de 500 mil dólares, avançados pelo braço filantrópico da Google, o programa Rampa Digital será operacionalizado pela organização .PT, com o objetivo de acelerar a adoção de tecnologia e ajudar na recuperação da economia.

Recibos verdes, empresas, abonos: Segurança Social tem 85 medidas para facilitar a vida a cidadãos e empresas, mas não são para já

Equipa da Segurança Social apresentou medidas de simplificação até 2026 – e explicou como “com cliques, poucos cliques, se constroem futuros”. Citou-se Torga e “derrubaram-se muros, ameias, capelinhas”.

Bolsa de Lisboa fechou maio com valorização mensal de 5,5%

O índice PSI cresceu 5,5% em maio, face ao mês anterior. As cotadas que mais se destacaram foram a Galp e o grupo EDP.

Gasolina vendida em média 1,4 cêntimos acima do preço de referência, diz entidade reguladora

ERSE indica que a gasolina foi vendida a 1,4 cêntimos por litro acima do preço “eficiente” e o gasóleo 0,4 cêntimos abaixo. Para a semana de 20 a 26 de junho, o preço eficiente do gasóleo simples ultrapassa o da gasolina.

ri.lusa

Prestações de desemprego caem 28% em maio face a homólogo mas sobem 7,3% face a abril

O número de beneficiários de prestações de desemprego caiu 28% em maio, face mesmo mês de 2021, mas aumentou 7,3% comparando com abril, para 199.242, segundo as estatísticas mensais da Segurança Social divulgadas hoje.

Economia alemã cresce no 2.º trimestre mas inflação trava consumo

A economia alemã cresceu no segundo trimestre após o levantamento das restrições impostas devido à pandemia de covid-19, mas a inflação travou o consumo, afirmou hoje o Bundesbank.

ri.jornalnegocios

Bitcoin abaixo dos 20 mil dólares após fim de semana negro

A Bitcoin no sábado afundou quase 15%, voltando depois a subir com a mesma variação. No domingo, a flutuação repetiu-se.

Rússia já é o maior fornecedor de petróleo da China

Em maio, 55% das importações de petróleo da China eram provenientes da Rússia, numa altura em que as refinarias do gigante asiático tiveram acesso a preços reduzidos por parte dos produtores de crude russos.

ri.noticiasaominuto

Angola. Bélgica passa Portugal nas exportações no 1º trimestre de 2022

Portugal foi ultrapassado pela Bélgica nas exportações para Angola no primeiro trimestre deste ano, mantendo-se a China no lugar cimeiro, segundo o Boletim das Estatísticas de Comércio Externo, publicado pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Crescimento na Guiné-Bissau abranda para 3,8% e inflação sobe para 5,5%

O Fundo Monetário Internacional (FMI) prevê, na análise anual da economia da Guiné-Bissau, um abrandamento da economia para 3,8% este ano e uma subida da inflação para 5,5%.

Cabo Verde prevê inflação de 8% em 2022, valor mais alto em 25 anos

A inflação em Cabo Verde poderá chegar aos 8% este ano, a mais elevada dos últimos 25 anos, previu hoje o Governo, antevendo efeitos no poder de compra e “impacto muito forte” nas famílias mais vulneráveis.

Dez anos de Latitid. “Queremos internacionalizar a marca”

A marca, que antes do nacional ser tendência já se orgulhava da sua produção 100% portuguesa, celebra uma década. Conversámos com uma das fundadoras sobre os primeiros tempos, o crescimento em ano de pandemia, as imitações e o futuro promissor.

ri.observador

Do icónico casaco camel à musa Natália Correia. A herança e o futuro da Max Mara desfilam em Lisboa

Neta do fundador da Max Mara, Maria Giulia Maramotti passou por Lisboa, cenário do próximo desfile Resort da marca, e falou sobre família, a moda e a inspiração portuguesa da coleção.

Moscovo prevê redução de mais de 9% da produção de petróleo em 2022 e em 2023

Projeto de política orçamental, fiscal e tarifária, a redução na produção de petróleo bruto é também afetada por descontos nas vendas dos principais produtos de exportação da Rússia.

Economia americana vai precisar de “dois anos” até voltar aos 2% de inflação. Membro da Fed afasta recessão

Loretta Mester, presidente da Fed de Cleveland e membro da cúpula da Reserva Federal americana, aponta “dois anos” até a economia norte-americana chegar à meta de 2% de inflação. Mas afasta recessão.

jornaleconomico

UE estende por mais um ano sanções à Rússia por anexação da Crimeia

Em comunicado, a estrutura que junta os Estados-membros da UE indica que “o Conselho decidiu hoje renovar as sanções introduzidas pela UE em resposta à anexação ilegal da Crimeia e da cidade de Sevastopol pela Federação Russa, até 23 de junho de 2023”.

Costa Silva vê “dinâmica de crescimento” este ano, “mas 2023 vai ser mais difícil”

O ministro da Economia e do Mar reconhece o peso de custos de contexto associados à burocracia no país e a baixa literacia e produtividade dos recursos humanos, mas projeta uma transformação e reindustrialização da economia portuguesa nos próximos anos.

Centeno vê economia preparada para lidar com inflação, mas apoia alargamento da ‘bazuca’

O governador do Banco de Portugal destacou as diferenças nas instituições europeias entre as crises anteriores e a atual, mostrando-se otimista quanto à capacidade de evitar a fragmentação financeira entre os Estados-membros.

ri.portugalnews

Minority Demin: Soluções sustentáveis que revolucionam o mundo da moda

A Minority Denim, com sede em Vila Nova de Famalicão, é uma empresa de desenvolvimentos de amostras de denim e de tingimentos, fundada em 2015 por Diogo Aguiar. Exportando 50 por cento do seu volume de negócios, a empresa apresenta os conceitos BioTint e Tech on Textile, um tingimento e técnicas que fazem a diferença no mundo da moda.

Fórum Económico Portugal-Quénia | 29 de junho

O Fórum Económico Portugal-Quénia realiza-se em Lisboa, no dia 29 de junho das 10h00 às 13h00.