Revista de Imprensa

  1. Salário médio sofre a maior queda desde a troika
  2. BdP. Economia portuguesa cresceu 4,9% em 2021
  3. Preços: Inflação na Turquia acelera para quase 70% em abril
  4. LinkedIn vai distribuir 1,7 milhões de euros a 700 funcionárias que recebiam menos que os seus colegas homens
  5. Bloq.it é a primeira portuguesa a vencer prémio em evento de Silicon Valley
  6. Levou a alta-costura para as ruas e até veio a Portugal: Georges Dambier está em exposição no Museu do Traje, em Lisboa
  7. Outros

1. Salário médio sofre a maior queda desde a troika

ri.expresso
Remuneração média recua 0,6% este ano em termos reais. Queda pode chegar aos 2,8% no pior cenário do Banco de Portugal para a inflação.

2. BdP. Economia portuguesa cresceu 4,9% em 2021

ri.sol
Défice orçamental fixou-se em 2,8% do PIB e reflete “a recuperação da atividade económica, a redução do impacto de medidas temporárias não associadas à pandemia e a diminuição das despesas em juros”.

3. Preços: Inflação na Turquia acelera para quase 70% em abril

ri.noticiasaominuto
Setor dos transportes registou o maior aumento, superior a 105%.

4. LinkedIn vai distribuir 1,7 milhões de euros a 700 funcionárias que recebiam menos que os seus colegas homens

jornaleconomico
As mulheres que trabalham na empresa da rede social em empregos de engenharia e marketing em São Francisco (EUA), e em empregos de engenharia e produtos na sede em Sunnyvale (EUA) não recebiam tanto quanto os seus colegas homens, de acordo com um comunicado do Departamento do Trabalho norte-americano.

5. Bloq.it é a primeira portuguesa a vencer prémio em evento de Silicon Valley

dinheirovivo
A startup de tecnologia para cacifos inteligentes arrecadou o primeiro lugar entre as mais de mil empresas candidatas. A distinção valeu-lhe 50 mil dólares e lugar garantido na próxima edição do evento organizado pela maior comunidade global de startups.

6. Levou a alta-costura para as ruas e até veio a Portugal: Georges Dambier está em exposição no Museu do Traje, em Lisboa

ri.publico
Até 30 de Outubro, no Museu do Traje, em Lisboa, está patente a mostra que celebra o fotógrafo francês, que contribuiu para “a visão de uma mulher emancipada”. Trata-se de um projecto curatorial e editorial da historiadora de moda Anabela Becho.

7. Outros

dinheirovivo

Profissionais ficariam mais tempo numa empresa se esta investisse na sua formação, diz estudo

Estudo da Salesforce revela que 94% dos profissionais valoriza a formação oferecida pela empresa e diz aos empregadores o que hão de ter em conta na hora do upskilling dos colaboradores.

Reino Unido lança apoio à internacionalização de startups portuguesas

Embaixada britânica em Portugal vai promover uma masterclass para startups portuguesas que queiram aprofundar conhecimentos sobre como escalar e internacionalizar negócios.

Bolsas europeias em alta depois de Fed subir taxas de juro em meio ponto percentual

Em Lisboa, o principal índice bolsista subia 0,66%.

ri.expresso

Número de novas empresas em Portugal sobe 21% até abril para 17.282

Segundo os dados recolhidos pela Informa D&B, entre janeiro e abril de 2022 todos os setores em Portugal registam uma subida na criação de empresas, exceto o do retalho

Portugal e Espanha já entregaram a Bruxelas proposta final de intervenção nos preços do gás e da eletricidade

Os governos de Portugal e Espanha já submeteram à Comissão Europeia a versão final do acordo para fixar um custo de referência para o gás natural e, dessa forma, baixar o preço médio grossista da eletricidade.

OPEP+ decide novo aumento moderado da produção de petróleo

OPEP+ aprovou esta quinta-feira aumento de produção para junho em linha com a trajetória esperada. Próxima reunião da aliança petrolífera será a 2 de junho.

Investimento em imobiliário comercial cai 30% no primeiro trimestre

Apesar de um início do ano mais tímido, o mercado de escritórios em Lisboa e Porto duplicou o crescimento face ao primeiro trimestre de 2021, revela um estudo da JLL divulgado esta quinta-feira

ri.jornalnegocios

Ordem dos Engenheiros alerta: “Preços e falta de matéria-prima põem contratos em risco”

Considera que “cabe” ao Governo encontrar incentivos, medidas ou soluções. “Porque se o Estado não o fizer, vamos deixar de ter condições de condições para produzir, sendo que os efeitos na economia serão incomensuráveis”, sinaliza o presidente da Ordem dos Engenheiros – Região Norte.

“Covid zero” na China ameaça retoma global

Pesadas restrições para conter surtos de covid-19 na China estão a prejudicar o desempenho da segunda maior economia do mundo e arriscam contagiar principais parceiros comerciais. Impacto ainda não chegou à Europa, mas há riscos para a Zona Euro, incluindo Portugal.

Desaceleração económica ameaça agravar insolvências das empresas da zona euro em 12%, diz estudo

Economistas da Allianz Trade apresentam esta quinta-feira um estudo que aponta que com a guerra na Ucrânia o número de empresas da zona euro em cumprir pagamentos deverá subir. Especialistas apontam que nos EUA o número de insolvências este ano vai subir em 7%.

ri.noticiasaominuto

Incumprimentos significativos afetam 16% das empresas em 2021

A Crédito y Caución afirmou hoje que 16% das empresas portuguesas sofreram incumprimentos significativos em 2021, apesar da dimensão das injeções de liquidez e dos estímulos fiscais que as empresas nacionais receberam para mitigar os efeitos económicos da covid-19.

Atividade económica desacelerou na última semana

O indicador diário de atividade económica, que retrata em tempo quase real a evolução da economia portuguesa, aponta para uma redução da taxa de variação homóloga da atividade na semana terminada a 1 de maio, divulgou o Banco de Portugal (BdP), esta quinta-feira.

Standard prevê que Moçambique cresça a 3,7% ao ano até 2025

O Standard Bank Moçambique prevê que a economia do país cresça a uma média de 3,7% ao ano entre 2022 e 2025, “um crescimento lento” face à taxa de pobreza do país, referiu Fáusio Mussa, economista-chefe do banco.

Euro cai face ao dólar após decisões de banco central dos EUA

O euro baixou hoje face ao dólar, depois de a Reserva Federal (Fed) ter indicado que vai continuar a subir as taxas de juro nos Estados Unidos, embora afastando a hipótese de aumentos mais agressivos.

Madeira reforça sistema de apoio a micro e pequenas empresas

O Governo Regional da Madeira decidiu hoje reforçar o sistema de apoio a micro e pequenas empresas com mais 2,5 milhões de euros, passando a dotação financeira global para 6,4 milhões, indicou o executivo PSD/CDS-PP.

PSI acompanha Europa no ‘vermelho’ e NOS cai 6,94%

A bolsa de Lisboa fechou hoje negativa, com o índice PSI a cair 0,72% para 5.789,51 pontos, em linha com as descidas registadas no resto da Europa, tendo a NOS recuado 6,94%.

Portugal foi o segundo maior destino do investimento angolano em 2021

Ilhas Maurícias, Portugal, Ilhas de Man, São Tomé e Príncipe e Cabo Verde foram os principais destinos do investimento direto angolano no exterior, que sofreu um decréscimo em 2021, devido à alienação de ativos em Singapura, foi hoje anunciado.

ri.observador

Como Centeno sugere “adaptar” o consumo para reduzir a inflação

Governador do Banco de Portugal diz que subida de preços é um “sinal” que portugueses devem ter em conta nos consumos. Mas alerta que medidas de mitigação não podem prejudicar transição energética.

Embargo a petróleo na UE? “Tudo está orientado para o petróleo russo”

Um deputado russo defendeu que a União Europeia terá de continuar a usar petróleo da Rússia porque a maioria das refinarias europeias estão adaptadas para as matérias-primas russas.

jornaleconomico

Ucraniana Comfy em destaque na Conferência Tudo Sobre Ecommerce 2022

Diretora de marketing e consultora e uma membro da direção da quinta maior loja online na Ucrânia serão oradoras do evento profissional sobre e-commerce, que decorre a 26 de maio, no Porto.

Reino Unido pode já estar em recessão, alertam economistas

O analista Clive Black, da Shore Capital, disse que a política monetária “excessivamente frouxa”, com taxas em mínimos históricos durante a maior parte da pandemia, alimentou a procura e os preços, criando um cenário “horrível para o governo em exercício”.

Wall Street antecipa intervenção drástica da Reserva Federal

Mais um dia com fortes quedas dos principais índices bolsistas, os investidores temem que a intervenção do banco central nas taxas de juro tenha de ir mais além que o esperado. Ninguém tem a certeza que a inflação possa ser controlada.

ri.portugalnews

Oportunidade de Negócio para empresas portuguesas

A Câmara de Comércio e Indústria Luso-Francesa foi solicitada por uma empresa em França de criação, conceção, fabricação e instalação de material de marketing/publicidade (merchandising) para uma clientela diversificada como lojas de luxo, relojoarias/joalharias, para-farmácia.

ri.publico

Rainha Letizia e professora vestidas de igual numa cerimónia. O que fazer quando isso acontece?

Quando encontrar “uma cópia” num evento deverá encarar a situação com humor, propondo até que tirem uma fotografia em conjunto, aconselham os especialistas em etiqueta, protocolo e imagem Gabriela Pinheiro, Mónica Lice e Vasco Ribeiro.

Gucci entra na onda da criptomoeda com projecto dos EUA

O objectivo da marca de luxo italiana, que faz parte do conglomerado Kering, é expandir este serviço a todas as lojas da América do Norte.

Levi Strauss vai apoiar funcionários que precisem de ir a outro estado fazer um aborto

Outras empresas já se comprometeram a oferecer apoio semelhante aos funcionários que precisam de sair de estados como o Texas e Oklahoma, que têm acesso restrito a serviços de aborto.

Crédito às empresas cresceu 70% em Março para 2,27 mil milhões

Novos empréstimos acima de um milhão de euros duplicaram. Taxa de juro caiu 0,16 pontos base, para 1,86%.

Embargo ao petróleo: UE pode evitar recessão, Rússia sofrerá impactos bem maiores

Estudos publicados nas últimas semanas apontam para impactos relativamente moderados de um embargo total nas principais economias europeias e em Portugal. Alguns países do Leste, contudo, arriscam-se a sofrer mais.