Revista de Imprensa

  1. Católica melhora estimativa de crescimento da economia para 4,3% em 2021
  2. 77% dos CEO acreditam que economia global vai melhorar este ano
  3. Preços no produtor e no consumidor com aceleração acentuada no 2.º semestre
  4. Investimento Direto Estrangeiro na Europa sobe 1.450% para 269 mil M€
  5. Inflação na Alemanha de 3,1% em 2021 é a mais alta desde 1993
  6. Portugal Pop. A moda em português
  7. Outros

1. Católica melhora estimativa de crescimento da economia para 4,3% em 2021

dinheirovivo
Os economistas da Católica melhoraram em 0,6 pontos percentuais a projeção de crescimento da economia portuguesa em 2021 para 4,3%, no cenário central, estimando para 2022 uma expansão da mesma ordem, foi hoje divulgado.

2. 77% dos CEO acreditam que economia global vai melhorar este ano

eco
O otimismo sobre o crescimento da economia global é maior face ao ano passado na perspetiva da Índia, Japão, Reino Unido, França e Itália. É menor nos EUA, China, Brasil e Alemanha.

3. Preços no produtor e no consumidor com aceleração acentuada no 2.º semestre

ri.lusa
Os índices de preços no produtor e no consumidor registaram uma aceleração acentuada, no segundo semestre de 2021, com a média anual do IPC a fixar-se em 1,3%, após variação nula em 2020, divulgou hoje o INE.

4. Investimento Direto Estrangeiro na Europa sobe 1.450% para 269 mil M€

ri.noticiasaominuto
O Investimento Direto Estrangeiro (IDE) na Europa disparou 1.450% entre 2020 e 2021, atingindo 305 mil milhões de dólares (cerca de 268,8 mil milhões de euros), segundo a UNCTAD.

5. Inflação na Alemanha de 3,1% em 2021 é a mais alta desde 1993

jornaleconomico
A taxa de inflação homóloga média, publicada hoje, está muito acima da de 0,5% verificada em 2020, principalmente devido aos aumentos de preços no segundo semestre do ano. Os dados são da Destatis.

6. Portugal Pop. A moda em português

modalisboa
Entre 19 de março e 20 de setembro de 2022, a Casa do Design, em Matosinhos, será palco da exposição “Portugal Pop. A moda em português”, promovida pelo MUDE – Museu do Design e da Moda e a ESAD-Idea, no âmbito da programação MUDE Fora de Portas.

7. Outros

dinheirovivo

Bolsas europeias mistas, mas com juros das dívidas soberanas a dispararem

Os juros da dívida soberana da Alemanha voltaram para terreno positivo pela primeira vez desde 2019.

Cotação do Brent continua a subir e valoriza 0,52% para 87,96 dólares

O aumento deve-se em parte a uma interrupção num oleoduto que vai do Iraque à Turquia.

eco

Portugal é o terceiro país com maiores níveis de stress da Europa

Um estudo da Eachnight revela que Portugal é o terceiro país mais stressado da Europa, devido, sobretudo, a uma elevada taxa de divórcios e a uma baixa percentagem de população empregada.

Há mais 33 mortes e 52.549 casos de Covid-19, um novo recorde. Número de infetados ultrapassa os dois milhões

Os números da pandemia referentes às últimas 24 horas, segundo o boletim divulgado pela DGS, revelam mais 52.549 casos de Covid-19, o maior número de infeções registadas num só dia em Portugal.

ri.expresso

Excedente da economia portuguesa até novembro aumentou face a 2020

Em novembro, o défice da balança de bens aumentou 1.061 milhões de euros em relação a novembro do ano passado, mas na balança de serviços as exportações cresceram mais do que as importações a a balança financeira teve também um contributo positivo.

PSI-20 bate valorizações europeias. Pharol volta a disparar e soma 4,66%

A Pharol, acionista da brasileira Oi, voltou a liderar os ganhos. A Jerónimo Martins também ajudou o PSI-20 a fechar em alta esta quarta-feira.

ri.lusa

AIE revê em alta procura de petróleo em 2021 e em 2022

A AIE reviu em alta de 200.000 barris por dia as estimativas da procura de petróleo em 2021, tendo em conta os números elevados do último trimestre, e prevê que o consumo em 2022 seja consideravelmente superior ao estimado.

UE ultrapassa meta de fontes renováveis fixada para 2020, Portugal em 5.º lugar

A quota de energias renováveis no consumo final bruto em 2020 na União Europeia foi de 22,1%, acima da meta fixada, com Portugal no quinto lugar da tabela dos Estados-membros (34%), divulga hoje o Eurostat.

ri.noticiasaominuto

Ómicron terá impacto no crescimento dos EUA, mas sem o inviabilizar

A variante Ómicron terá efeitos no crescimento económico norte-americano, mas não o vai inviabilizar, afirmou hoje a secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, num encontro com autarcas, em Washington.

Wall Street fecha em baixa com Nasdaq a entrar em território de correção

A bolsa nova-iorquina encerrou hoje em baixa, com um dos seus principais índices, o tecnológico Nasdaq, a baixar 1,15%, situando-se no designado território de correção, situando-se 10% abaixo do seu último máximo.

Retoma do modelo de trabalho pré-pandemia? Dois terços acreditam que sim

A conclusão é de um estudo da Siemens, que revela ainda que as prioridades para os gestores de infraestruturas são a adaptabilidade, a sustentabilidade e dar resposta às alterações climáticas.

ri.observador

Mercado de combustíveis recupera depois de crise de 2020 e sobe 5% em 2021, indica a Entidade Nacional para o Setor Energético

indica a Entidade Nacional para o Setor Energético
Segundo a ENSE, destaca-se a recuperação verificada no ‘jet’ com um aumento de 28,03%, mas também de 6,69% na gasolina e de 3,66% no gasóleo.

Criadas mais de 600 novas empresas na Guiné-Bissau em 2021

Entre as 636 novas empresas, 384 foram criadas por empresários guineenses, 189 por promotores estrangeiros e 63 por iniciativas de cidadãos locais em colaboração com investidores estrangeiros.

jornaleconomico

Mais de cem milionários pedem aos governos para os taxarem mais

Algumas das pessoas mais ricas do mundo consideram a medida necessária para combater desigualdades e consideram que é uma questão de justiça.

Ifo diz que as empresas alemãs vão aumentar os preços e refletir isso nos consumidores

“As empresas estão a repassar o aumento do custo de energia e de aquisição de produtos intermediários e mercadorias”, diz o economista do Ifo, Wollmershäuser. Mesmo que a subida dos preços da energia não prossiga nos próximos meses e as cotações do gás natural, da eletricidade e do petróleo bruto permaneçam inalteradas, a taxa de inflação manter-se-á alta por algum tempo, diz o Ifo.

Inflação sobe para 5,4% no Reino Unido

A taxa anual cresceu 5,4% entre dezembro de 2020 e dezembro de 2021 e cresceu 0,5% entre novembro de 2021 e dezembro de 2021. Os mercados financeiros acreditam que o Banco de Inglaterra vai ser forçado a aumentar a taxa de juro para 0,5% no dia 3 de fevereiro.

ri.portugalnews

Uma primeira leitura da distribuição dos novos fundos europeus em Espanha

Embora ainda não existam dados oficiais sobre a repartição territorial dos novos fundos europeus em Espanha, uma análise preliminar realizada pelo jornal EXPANSIÓN das iniciativas anunciadas permite avançar que apenas foram mobilizados 2.250 dos 11.250 milhões de euros (correspondentes a apenas 20%), dos quais 60% terão sido afetos às Comunidades de Madrid e Andaluzia.

Webinar Negócios Portugal-México: Um guia para entrar no mercado

Webinar «Negócios Portugal-México: um guia para entrar no mercado», uma organização da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Mexicana, a 27 de janeiro, às 16h, via Zoom.