Revista de Imprensa

  1. Comissão Europeia anuncia novo Fundo de Apoio às pequenas e médias empresas
  2. Lidl com 361 mil euros para apoiar projetos inovadores
  3. Sem canudo, mas altamente especializadas. Conheça as profissões técnicas com salários até 49.000€
  4. Portugal e Marrocos assinam acordo sobre entrada de trabalhadores marroquinos
  5. Têxtil português dá formação em lingerie e estágios internacionais
  6. Máscaras há muitas: mas as FFP2 são melhores do que as cirúrgicas e a chave para diminuir contágios é o ajuste
  7. Outros

1. Comissão Europeia anuncia novo Fundo de Apoio às pequenas e médias empresas

ri.portugalnews
A Comissão Europeia voltou a anunciar a criação de um Fundo de Apoio às Pequenas e Médias Empresas, disponível a partir do início da presente semana, que pretende servir de incentivo às PME para rentabilizar os seus ativos de propriedade intelectual, desenvolvendo estratégias no âmbito da proteção dos respetivos direitos a nível nacional, regional, ou da União Europeia.

2. Lidl com 361 mil euros para apoiar projetos inovadores

dinheirovivo
Estão abertas, até dia 27 de fevereiro, as candidaturas ao programa ‘Mais Ajuda’ do Lidl.

3. Sem canudo, mas altamente especializadas. Conheça as profissões técnicas com salários até 49.000€

eco
No primeiro lugar do pódio está o estivador, que recebe um salário bruto anual entre os 42.000 e os 49.000 euros. Já o segundo lugar é partilhado pelo modelador têxtil, ferramenteiro e tubista.

4. Portugal e Marrocos assinam acordo sobre entrada de trabalhadores marroquinos

ri.lusa
Portugal e Marrocos assinaram hoje um acordo sobre a contratação e estada de trabalhadores marroquinos em conformidade com o ordenamento jurídico nacional e em igualdade de direitos e obrigações com os trabalhadores portugueses.

5. Têxtil português dá formação em lingerie e estágios internacionais

eco
O centro de formação da indústria têxtil e de vestuário alarga a oferta à lingerie e moda de praia, passando também a disponibilizar estágios internacionais em França, Itália, Espanha e Alemanha.

6. Máscaras há muitas: mas as FFP2 são melhores do que as cirúrgicas e a chave para diminuir contágios é o ajuste

ri.expresso
Respiradores FFP2 são 75 vezes mais eficazes do que as máscaras cirúrgicas. O fator mais importante para a proteção é um ajuste firme no rosto e no nariz

7. Outros

dinheirovivo

PSI20 ganha 0,40% com Galp a liderar subidas

Das 19 cotadas que integram este índice de referência da bolsa, 13 fecharam em alta, cinco em baixa e uma ficou inalterada.

Brasileiros compram corretora portuguesa CriptoLoja

Dona da Mercado Bitcoin vai aproveitar aquisição para entrar no mercado europeu de corretagem de ativos digitais.

Bolsas europeias em alta à espera da inflação nos EUA

Na Europa, os investidores aguardam também os dados da produção industrial na zona euro.

eco

Afinal, novo apoio à contratação permanente pode chegar aos 11.168 euros

O Governo decidiu ajustar as majorações previstas para o novo apoio à contratação permanente, o que significa que poderá agora chegar aos 11.168 euros, quase mais 1.600 euros do que se esperava.

Dados da inflação aliviam pressão em Wall Street

Inflação subiu para 7% em dezembro, naquele que foi o maior salto desde 1982. Mas os investidores já contavam com um aumento dessa grandeza.

Negócios nos serviços sobem 21,7% em novembro e ultrapassam pela 2.ª vez subida de 2019

O alojamento, restauração e similares aumentou 76,6%, tendo o alojamento subido 233,4% em novembro e a restauração e similares 53,1%. Os transportes e armazenagem aumentaram 37%.

INE confirma inflação de 1,3% em 2021 e revê em baixa subida de preços em dezembro

As estimativas do INE para a inflação em 2021, de 1,3%, mostraram-se corretas. Já a subida de preços em dezembro foi afinal de 2,7%.

ri.expresso

O grupo de vestuário mais valioso do mundo está no desporto

Segundo a consultora FinancePR, a Nike é a marca de vestuário mais valiosa do mundo, seguida da Gucci, Louis Vuitton e Adidas.

Estas 6 tendências vão marcar o mundo do trabalho em 2022

Apesar dos desafios e incertezas, 2022 será o ano da consolidação de um novo paradigma do mercado de trabalho que veio para ficar, com a migração para o trabalho híbrido e a consciência da necessidade de garantir a equidade na proteção social, segundo a consultora Adecco.

Inflação na China abranda em dezembro

A inflação na China desceu de 2,3% em novembro para 1,5% em dezembro, sendo uma das quatro mais baixas no mundo, segundo a estimativa publicada esta quarta-feira em Pequim.

ri.lusa

Preços subiram 7% em 2021 nos EUA, inflação mais alta desde 1982

Os preços no consumidor nos Estados Unidos aumentaram 7% no ano de 2021, com a inflação no nível mais alto desde junho de 1982, indicou hoje o Departamento do Trabalho.

Rivoli celebra 90 anos com programação especial e grátis de 18 a 23 janeiro

O Teatro Rivoli comemora a 20 de janeiro o seu 90.º aniversário e oferece seis dias de programação especial, com dança, cinema, música e circo contemporâneo, em vários espaços culturais da cidade do Porto.

Quase 200 mil migrantes chegaram à UE em 2021 – Frontex

Quase 200.000 migrantes ilegais chegaram à UE no último ano, o número mais alto desde 2017, anunciou a Frontex, acrescentando que o fluxo migratório clandestino voltou a níveis pré-pandemia.

modalisboa

Museus do Traje e da Chapelaria apresentam “Do Chapéu e do Leque: função e simbolismo”

As coleções do Museu Nacional do Traje e do Museu da Chapelaria reúnem-se numa exposição inédita ­— “Do Chapéu e do Leque: função e simbolismo” — que apresenta alguns dos mais singulares e sofisticados leques, chapéus, toucados e acessórios de cabeça de mulher, homem e criança, usados por todo o mundo, ao longo dos tempos.

ri.jornalnegocios

Espanha quer aumentar salário mínimo para 60% do salário médio em 2023

Governo espanhol quer aumentar remunerações mais baixas para 1.000 euros mensais ainda este ano, para que os trabalhadores não percam poder de compra. Para 2023, propõe uma nova subida para que o salário mínimo chegue a 60% do valor do salário médio.

ri.noticiasaominuto

Portugal regista 40.945 casos de Covid-19 e 20 mortes

Dados divulgados esta quarta-feira pela DGS.

França regista mais 361.719 casos e 249 mortes por Covid-19

De acordo com os dados mais recentes da Saúde Pública de França, nas últimas 24 horas contabilizaram-se mais de 360 mil infeções de Covid-19.

Itália contabiliza mais 87.921 novos casos de Covid-19 e 313 mortes

Já são conhecidos os números mais recentes da Covid-19 em Itália. País soma 7.971.068 infetados desde o início da pandemia.

Reino Unido regista 398 mortes e quase 130 mil casos de Covid-19

No total, o país regista mais de 14,8 milhões de infetados e 151 mil óbitos.

Euro supera 1,14 dólares pela primeira vez desde novembro

O euro subiu hoje e negociou acima de 1,14 dólares pela primeira vez desde meados de novembro, devido à debilidade da divisa norte-americana com o aumento da tolerância ao risco.

Homo Sapiens poderá ser 30 mil anos mais antigo do que se supunha

O Homo Sapiens poderá ser 30.000 anos mais antigo do que se pensava anteriormente, de acordo com uma equipa internacional de cientistas que estudou os fósseis mais ancestrais já descobertos na África Austral.

ri.observador

Trofa com fatura de água mais cara do país e Lajes das Flores com a mais barata, indica a DECO

DECO alertou para “discrepâncias acentuadas” no preço da água. Os concelhos da Trofa, Santo Tirso e Vila do Conde são os três mais caros do país, com valores superiores a 480 euros/ano.

Maya Angelou torna-se a primeira afro-americana representada numa moeda nos EUA

Ficou conhecida em 1969 pelo livro “I know Why the Caged Bird Sings” no qual aborda a discriminação racial que vivenciou ao crescer. Ativista pelos direitos dos afro-americanos escreveu 36 livros.

Vendas da Jerónimo Martins sobem 8,3% em 2021 para 20,9 mil milhões de euros

As vendas do grupo “aumentaram 11,5%” no último trimestre do ano passado, refere o grupo no comunicado sobre vendas preliminares enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários.

Regime de empréstimos participativos para capitalizar empresas em vigor na 5.ª feira

Regime de remuneração do crédito entra em vigor na quinta-feira. No decreto de lei publicado foram definidas as características essenciais dos empréstimos participativos.

Alemanha regista o maior número de casos da pandemia: 80.430. E 384 mortes num só dia

Depois de serem registados mais de 45 mil casos na terça-feira, a Alemanha registou um novo máximo de novos casos no país em 24 horas: foram mais de 80 mil.

Produção industrial recua 1,5% em novembro na Zona Euro

De acordo com o gabinete estatístico da União Europeia, em Portugal, a produção industrial subiu 0,2% na variação homóloga e 1,2% em cadeia. Na Zona Euro, a produção manteve-se estável, mas recuou.

Bonecas de artista plástica de Viana do Castelo divulgam traje regional pelo mundo

Conceição Trigo ocupa os tempos livres com a “paixão” pelas bonecas que surgiu por “acaso”. A pandemia fez disparar as encomendas da boneca que retrata a Senhora da Agonia.

jornaleconomico

Economia europeia dos dados valerá 829 mil milhões de euros nos próximos três anos

Em 2018, este mercado representava apenas 301 mil milhões de euros, 2,4% do PIB da União Europeia. No entanto, a advogada Magda Cocco alerta para a “fragmentação” e “assimetria” nesta área entre os 27 países e o diretor de inovação da Sonae Sierra fala em “diabolização” do conceito de monetização de dados.

Metade da receita das empresas até 2026 será proveniente de produtos que ainda não existem

Cerca de 80% dos empresários inquiridos indicaram que dão prioridade à construção de novos negócios como meio de proteção contra a disrupção da sua indústria e de desenvolvimento de novas fontes de receita.

Portugal subiu e tem agora o quinto passaporte mais poderoso do mundo

No ano passado, Portugal encontrava-se no sétimo lugar da lista de passaportes mais valiosos, tendo então entrada livre em 185 países. Esta posição tinha-se repetido em 2020.

ri.portugalnews

Previsões de crescimento de 3,2% em 2022

A economia marroquina deverá registar um crescimento de 3,2% em 2022, segundo a actualização do documento “Perspectiva Económica Global” do Banco Mundial, de 11 de janeiro de 2022.

ri.sol

Ação climática. Fracasso é o risco mais severo da década e faz soar alarme social e económico

“A força, o impacto e a severidade dos riscos ambientais e sociais foram altamente exacerbados pela pandemia”, diz ao i, o especialista de risco da Marsh Portugal, entidade que contribuiu para o relatório para o Fórum Económico Mundial.