Revista de Imprensa

  1. Covid-19. Feiras voltam a ser canceladas e empresas portuguesas de têxteis-lar já não vão à Heimtextil
  2. Preços e prazos: um lençol de problemas no têxtil
  3. “Grande maioria das empresas familiares portuguesas não gere adequadamente a sucessão”
  4. Dielmar liquidada este mês com novo processo de venda na mira
  5. Portugal com 2.ª maior subida mensal da UE nas vendas a retalho
  6. Quando a matéria-prima está ao virar da esquina
  7. Outros

1. Covid-19. Feiras voltam a ser canceladas e empresas portuguesas de têxteis-lar já não vão à Heimtextil

ri.expresso
A evolução da pandemia na Alemanha obrigou a cancelar o evento dedicado aos têxteis-lar, segmento em que Portugal tem uma presença tradicionalmente forte.

2. Preços e prazos: um lençol de problemas no têxtil

ri.publico
O custo de transporte de matéria-prima pode ficar mais caro do que o próprio produto. Uma situação insustentável, lamentam os responsáveis da Joafil.

3. “Grande maioria das empresas familiares portuguesas não gere adequadamente a sucessão”

eco
A Inditex e o dono da Delta são algumas das empresas familiares onde tem havido mexidas na liderança. A Pessoas falou com um especialista que aconselha as empresas sobre como preparar a sucessão.

4. Dielmar liquidada este mês com novo processo de venda na mira

jornaleconomico
Sindicato dos trabalhadores do setor espera reabertura da empresa e recontratação de parte dos 242 trabalhadores no desemprego após novo processo de venda por proposta em carta fechada ou leilão.

5. Portugal com 2.ª maior subida mensal da UE nas vendas a retalho

dinheirovivo
Face a outubro de 2020, o índice de vendas a retalho aumentou 1,4% na zona euro e 2,3% na EU, e na comparação com setembro a subida foi de, respetivamente, 0,2% e 0,3%.

6. Quando a matéria-prima está ao virar da esquina

ri.jornalnegocios
Em nome da sustentabilidade procuram-se matérias-primas que convertem resíduos em recursos e promovem a circularidade. É assim que o chorão – a planta invasora que prolifera nas falésias de norte a sul do país – passa a integrar o fabrico de pranchas de surf. É também assim que velhos guarda-chuvas são convertidos em peças de vestuário.

7. Outros

ri.diariodenoticias

Siza Vieira: “Há 12 mil milhões de euros em incentivos às empresas”

Ministro da Economia lembra que o PRR e o PT2030 são “uma grande oportunidade de apoiar a transformação da economia portuguesa”. As Agendas Mobilizadoras são exemplo disso e há 64 consórcios dispostos a investir 9,8 mil milhões, quase metade em energia.

dinheirovivo

Acciona Energía e Plug Power lançam joint venture para projetos de hidrogénio verde em Portugal

Além de Portugal a AccionaPlug também vai desenvolver projetos em Espanha.

NOS abre rede 5G a todos os clientes até ao final de janeiro

Empresa liderada por Miguel Almeida decidiu abrir a rede 5G a todos os clientes, sem custos adicionais, a fim de testar a adesão dos consumidores à nova rede móvel.

João Galamba assegura colaboração do Governo com empresas para descarbonização

Secretário de Estado da Energia participou esta sexta-feira na primeira grande conferência nacional sobre as novas soluções energéticas para a indústria, que se realizou em Sines e defendeu uma colaboração entre Estado e empresas.

Acionistas da Corticeira Amorim aprovam distribuição de dividendo de 8,5 cêntimos

Empresa justifica que “o sólido crescimento da atividade e os bons resultados registados ao longo dos últimos exercícios vêm permitindo à Corticeira Amorim gerar ‘cash-flows’ crescentes”.

eco

Nasdaq desce quase 2%. Semana volátil em Wall Street com Ómicron

Os três índices registaram perdas semanais (Nasdaq com -2,6% e o S&P com -1,2%), sendo que o Dow Jones (-0,9% na semana) acumula quatro quedas semanais consecutivas.

Estado e empresas juntos. Querem requalificar profissionais para trabalho do futuro

A iniciativa europeia “Reskilling 4 Employment”, pretende requalificar um milhão de profissionais no desemprego ou em profissões em risco na Europa, até 2025.

ACT só detetou 78 infrações ao dever de desfasar horários em mais de um ano

As empresas têm que desfasar os horários de entrada e saída dos trabalhadores e, se não o fizerem, arriscam uma coima. Em pouco mais de um ano, ACT detetou 78 infrações.

Acordo global de IRC deixa lacunas multimilionárias na lei

Mesmo com o acordo para uma taxa mínima de 15% de IRC, as empresas deverão continuar a poder tirar partido de algumas estratégias para reduzir a fatura com impostos.

Mais trabalhadores em lay-off escapam a cortes salariais à boleia do novo salário mínimo

À boleia da atualização do salário mínimo, vai subir para 2.115 euros o valor até ao qual os trabalhadores que estejam em lay-off “escapam” a cortes salariais.

ri.expresso

Idade de reforma de volta aos 66 anos em 2024

Pandemia leva idade da reforma a descer, em 2023, pela primeira vez em Portugal. Especialistas apontam novo recuo em 2024, quando pode baixar para o patamar de 2014. Corte sobre reformas antecipadas também diminui já no próximo ano.

Taxa de desemprego nos Estados Unidos cai para 4,2% em novembro

Em novembro, havia ainda 6,9 milhões de pessoas desempregadas, menos 542 mil que no mês anterior. É o valor mais baixo desde o início da pandemia de Covid-19 no país.

ri.jornalnegocios

Europa fecha semana no vermelho. Só setores das “utilities” e petróleo e gás com ganhos

As praças europeias fecharam a sessão desta sexta-feira no vermelho, novamente com os investidores de olho na ómicron, à procura de mais informação sobre os riscos para a recuperação económica.

Prepare-se para atestar: Preços da gasolina caem na próxima semana

Os preços dos combustíveis vão descer na próxima semana. Gasolina e gasóleo vão cair 8 e 5 cêntimos por litro, respetivamente, a partir da próxima segunda-feira, 6 de dezembro.

Fnac abre primeira loja de marca sustentável em Portugal

A loja Nature & Découvertes pertence ao grupo Fnac desde 2019, e conta já com uma centena de lojas na Europa, espalhadas por França, Bélgica, Suíça e Luxemburgo.

Inflação na Turquia acelera 21,3% em novembro devido à desvalorização da lira

Desde o início de setembro, a lira perdeu quase 40% face ao dólar. Erdogan tem insistido em avançar com cortes nas taxas de juro para conter a subida da inflação, mas a medida tem gerado um efeito inverso. Protestos contra política monetária adotada pelo Governo multiplicam-se.

ri.lusa

Novas tabelas do IRS isentam de imposto salários e pensões até 710 euros

Subida de 24 euros no valor isento do desconto mensal do IRS permite acomodar o efeito da atualização do salário mínimo nacional.

Empresários de moda preveem subida média de 3% dos preços em 2022

A análise da BoF e da McKinsey sinaliza que “a escassez de material, estrangulamentos nos transportes e aumento dos custos de transporte irá inflacionar ainda mais os custos de produção”.

Mercado automóvel cai 31,7% em novembro na Alemanha

O mercado automóvel alemão registou em novembro um recuo de 31,7% em relação a há um ano, a sua quinta queda consecutiva, devido à escassez de componentes eletrónicos.

PSI20 cai 0,12% em linha com descidas na Europa

A bolsa de Lisboa encerrou hoje em baixa, com o índice PSI20 a registar uma descida de 0,12% para 5.417,41 pontos, em linha com as principais praças europeias.

ri.noticiasaominuto

Festa em risco. Pandemia cancela celebrações de fim de ano de norte a sul

Um pouco por todo o país, muitas autarquias têm anunciado o cancelamento das festividades de passagem de ano ou, pelo menos, a imposição de restrições. Saiba aqui que concelhos já determinaram que não há festejos.

Dashi lança coleção exclusiva de ‘La Casa de Papel’ para todos os patudos

A marca portuguesa Dashi acaba de lançar uma coleção inspirada na série espanhola ‘La Casa de Papel’ para o seu patudo.

ri.observador

65% dos concelhos em risco elevado ou superior

Há 10 concelhos em risco extremamente elevado, mais 4 do que na semana passada. Tirando Arouca, todos os municípios nas áreas metropolitanas aumentaram a incidência. Lisboa em risco muito elevado.

12 coisas para fazer no fim de semana

A norte há experiências com vinhos, novidades gastronómicas a várias mãos e mercados sustentáveis. Pelo sul, um novo bar que mistura duas nacionalidades, ópera para crianças e música brasileira.

ri.publico

Falta de matéria-prima ou especulação? A explicação para o aumento do preço dos materiais

Num ano de recuperação das economias mundiais, a escassez de matérias-primas que começou a ser sentida durante o impacto inicial da pandemia, em 2020, agravou-se. O consumo e a produção aumentaram, e à maior procura aliou-se uma crise nas cadeias logísticas que tem contribuído para uma inflação que preocupa tanto empresários como consumidores.