Revista de Imprensa

  1. Investimento português em investigação aumentou em 2020, mas está ainda abaixo da média europeia
  2. Vendas dos centros comerciais equiparam níveis pré-pandemia
  3. Expectativas de emprego na zona euro com novo máximo desde janeiro de 2018
  4. Idade legal de reforma recua para 66 anos e quatro meses em 2023
  5. Consumo mundial de calçado vai crescer entre 1,5 e 5% em 2022
  6. Têxtil de Viana compra empresas para responder às encomendas
  7. Outros

1. Investimento português em investigação aumentou em 2020, mas está ainda abaixo da média europeia

ri.expresso
Os dados são do Eurostat. O País gastou o equivalente a 1,58% do produto interno bruto em investigação e desenvolvimento. Contudo, este rácio ainda está abaixo dos 2,32% da média dos 27.

2. Vendas dos centros comerciais equiparam níveis pré-pandemia

jornaleconomico
“Em média, as vendas até setembro, comparadas com 2019, já só estavam com uma quebra de 4,8%, portanto em outubro/novembro já devemos estar nos níveis de 2019, com a faturação em valores pré-pandemia”, disse o diretor executivo da Associação Portuguesa de Centros comerciais (APCC).

3. Expectativas de emprego na zona euro com novo máximo desde janeiro de 2018

dinheirovivo
O indicador do sentimento económico diminuiu em novembro na zona euro e na UE, mas o das expectativas de emprego atingiu, em ambas, o nível mais alto desde janeiro de 2018, segundo dados da Comissão Europeia.

4. Idade legal de reforma recua para 66 anos e quatro meses em 2023

dinheirovivo
Esperança média de vida aos 65 anos diminuiu devido à pandemia, reduzindo também o corte do factor de sustentabilidade para 14,06%.

5. Consumo mundial de calçado vai crescer entre 1,5 e 5% em 2022

dinheirovivo
Inquérito do World Footwear, projeto da associação APICCAPS para avaliação das grandes tendências no setor do calçado, mostra que 44% dos inquiridos prevê aumentar o número de trabalhadores e só 5% admite reduzir.

6. Têxtil de Viana compra empresas para responder às encomendas

ri.jornalnegocios
A Luís Brito, participada da Iberis Capital, comprou a Carycos e a Ravone, duas empresas têxteis no Norte, para fazer face ao crescimento das vendas internacionais, para onde exporta 100% da produção. Em 2022, prevê duplicar a faturação que tinha pré-pandemia.

7. Outros

dinheirovivo

Há cartões de crédito de lojas a cobrar juro máximo permitido

Fazer compras com cartões de marcas de retalho sai caro ao consumidor. Taxas de juro são elevadas e algumas chegam ao limite autorizado pelo Banco de Portugal, de 15,6%.

Apoio extraordinário ao rendimento prolongado até final de fevereiro de 2022

Decreto-lei que altera as medidas para combater a pandemia de covid-19, na sequência do Conselho de MInistros da passada quinta-feira, foi publicado este sábado. As medidas entram em vigor este domingo.

eco

Mais 13 mortes e 1.635 casos de Covid-19. Incidência continua a subir

Desde o início da pandemia, o país soma 1.144.342 casos de infeção e 18.430 mortes por Covid-19. Há 1.071.544 pessoas recuperadas da doença.

ri.expresso

PSI-20 segue Europa e fecha em terreno positivo

Das 19 cotadas que compõem o PSI-20, 14 acabaram o dia em alta, incluindo a Galp, EDP, Jerónimo Martins e BCP. A EDP Renováveis, em contraciclo, perdeu 0,44%.

Emissões de gases com efeito de estufa na Europa ainda abaixo de níveis pré-Covid

Todos os setores registaram um aumento das emissões no segundo trimestre, mas estas ainda estão em níveis abaixo dos níveis anteriores à pandemia.

Expectativa de aumento dos preços dispara em novembro

Ao mesmo tempo, o indicador de confiança do consumidor recuou no penúltimo mês do ano, segundo o Instituto Nacional de Estatística.

Jornal I

Portugal é o país da Europa com maior atraso no pagamento de faturas

Apesar de uma tendência positiva em janeiro de 2020, Portugal apresenta-se ainda como o país que detém o maior atraso no pagamento de faturas face aos restantes países da Europa.

Empresas. “Aumento do PIB só com alívio da carga fiscal”

Maioria dos gestores portugueses considera que o alívio fiscal e a atração de investimento externo são prioridades para o crescimento do PIB.

ri.lusa

Exportações dos países lusófonos para Macau sobem 1,8% nos primeiros dez meses

As exportações de mercadorias dos países lusófonos para Macau subiram 1,8% nos primeiros dez meses deste ano, em comparação com o mesmo período de 2020, indicaram dados oficiais hoje divulgados.

Bolsas europeias em alta a recuperarem das fortes perdas de sexta-feira

As principais bolsas europeias negociavam hoje em alta, depois das fortes perdas de sexta-feira provocadas pelo medo da nova variante da covid-19, cujos primeiros casos foram registados na África do Sul, Botsuana e Hong Kong.

ri.noticiasaominuto

Wall Street segue no ‘verde’ a recuperar da queda de sexta-feira

A bolsa de Nova Iorque seguia hoje no ‘verde’ no início da sessão, após ter encerrado na sexta-feira em baixa acentuada devido à descoberta de uma nova variante do coronavírus.

Escassez de materiais na indústria alemã agrava-se em novembro

A escassez de materiais na indústria transformadora alemã agravou-se consideravelmente em novembro face a outubro, afirmou hoje o instituto alemão ifo.

jornaleconomico

Leão descarta novo programa de moratórias e acredita no cumprimento de metas orçamentais

Leão admite que a quinta vaga da pandemia “está a afetar bastante a Europa”, mas acredita que o impacto em Portugal será controlado. O ministro das Finanças mostra-se confiante que as metas orçamentais previstas para este ano serão cumpridas.

Confiança dos consumidores caiu em outubro e novembro após subida nos dois meses anteriores

Sectores da construção e obras públicas e do comércio foram aqueles que registaram maior quebra de confiança. Em sentido inverso, destacaram-se a indústria transformadora e serviços.

ri.portugalnews

Série de 3 webinars intitulada “Brexit: One Year On”

As British Chamber of Commerce e Chamber Costums organizam série de 3 webinars intitulada “Brexit: One Year On”.

Oportunidades de Negócios Uruguai Portugal – 2021

A Câmara de Comércio Uruguaia Portuguesa e a AICEP convidam à participação no Webinar “Portugal – Uruguai, Oportunidades de Negócio”, que irá decorrer no próximo dia 2 de dezembro, às 14h30.

ri.publico

Inflação na Alemanha e em Espanha ao nível mais alto desde 1992

Ritmo de subida dos preços nos dois países registado em Novembro é o mais alto desde 1992. BCE continua a defender que alta da inflação será temporária.