Revista de Imprensa

  1. Confederações patronais suspendem participação na Concertação Social
  2. CGTP avisa que medidas laborais não resolvem precariedade, UGT aplaude proposta
  3. Crescimento da atividade empresarial da Zona Euro “abranda acentuadamente” em outubro
  4. Crise/Energia: Alemanha, Espanha, França e Reino Unido a braços com subida de preços
  5. Portugal assume participação de peso na A+A Dusseldorf
  6. Têxteis. Há atrasos na chegada das coleções às lojas e há empresas a ameaçar parar
  7. Outros

1. Confederações patronais suspendem participação na Concertação Social

ri.lusa
As quatro confederações patronais anunciaram hoje que decidiram suspender a sua participação nas reuniões da Concertação Social e solicitar uma audiência ao PR.

2. CGTP avisa que medidas laborais não resolvem precariedade, UGT aplaude proposta

ri.publico
Centrais sindicais têm visões opostas quanto à eficácia das alterações ao Código do Trabalho aprovadas pelo Governo na quinta-feira.

3. Crescimento da atividade empresarial da Zona Euro “abranda acentuadamente” em outubro

ri.jornalnegocios
O índice PMI (Purchasing Managers’ Index), composto da atividade da Zona Euro, situou-se em 54,3 pontos em outubro (contra 56,2 pontos em setembro), um mínimo de seis meses.

4. Crise/Energia: Alemanha, Espanha, França e Reino Unido a braços com subida de preços

ri.lusa
Aumentos de preços e subida da taxa de inflação são as notas comuns na Alemanha, Espanha, França e Reino Unido na atual crise energética, a que se soma a falência de empresas.

5. Portugal assume participação de peso na A+A Dusseldorf

ri.portugalnews
ASC Models, A. Sampaio & Filhos, CITEVE, Dune Bleue, Fall Safe, Sancar Premium Socks, Ultra Creative, Unifardas e Walkmore são as empresas que compõem a comitiva FROM PORTUGAL a marcar presença em mais uma edição da feira bienal A+A , a realizar-se de 26 a 29 de outubro em Dusseldorf, na Alemanha.

6. Têxteis. Há atrasos na chegada das coleções às lojas e há empresas a ameaçar parar

ri.expresso
“Vamos ter dificuldades em cumprir prazos, sim. E isso significa que as pessoas podem chegar à loja e não ter aquela peça de roupa que queriam comprar”, assume Miguel Pedrosa Rodrigues, vice-presidente da associação têxtil ATP. E mais: “com a subida do preço da energia temos tinturarias e estamparias já a admitir que preferem parar a produção. Se isso acontecer para toda a cadeia. A situação tem um potencial explosivo grande”, alerta.

7. Outros

dinheirovivo

Há uma coleção têxtil com espírito natalício e sustentável

A marca CATE é uma iniciativa da arquiteta Catarina Alves. Todos os artigos são 100% made in Portugal.

Bruxelas quer mais resiliência e independência energética

A presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, comprometeu-se hoje a “aumentar a resiliência e independência” energética na União Europeia (UE), face à subida dos preços da energia, com medidas a curto e a médio prazo.

eco

Governo cede à esquerda e aprova subida da compensação por despedimento

Governo deu “luz verde” à subida da compensação pela cessação dos contratos a termo para 24 dias por ano. Cede aos partidos da esquerda para tentar facilitar aprovação do Orçamento do Estado.

ri.expresso

China. Empresas europeias antecipam crise energética até março de 2022

Em 2016, a China tornou-se o maior produtor de energias renováveis, ultrapassando os EUA. Solar e barragens são as tecnologias preferidas Kevin Frayer
Câmara de Comércio da União Europeia em Pequim diz que situação é “desanimadora”.

Cortar IRC, deixar as empresas zombie morrer, trazer multinacionais – estudo propõe receita para tirar Portugal da “armadilha” em que caiu

Estudo da Fundação Francisco Manuel dos Santos, coordenado pelo economista Fernando Alexandre e que contou com um comité formado por economistas como David Autor (Massachusetts Institute of Technology), Thomas Philippon (New York University), Ricardo Reis (London School of Economics) e Sérgio Rebelo (Northwestern University), propõe novo paradigma para o país. É apresentado esta sexta-feira e tem uma “obsessão” – inovação, inovação, inovação, inovação, inovação.

ri.lusa

Covid-19: Portugal regista 930 novos casos e oito mortes nas últimas 24 horas

Portugal regista hoje mais 930 casos confirmados por coronavírus SARS-CoV-2, oito mortes associadas à covid-19, uma descida nos internamentos em enfermaria e subida nos cuidados intensivos.

PSI20 acompanha maioria das bolsas europeias e fecha no ‘verde’

A bolsa de Lisboa fechou hoje a sessão em alta, com uma subida de 0,76% para 5.774,14 pontos, acompanhando a tendência maioritária nos mercados na Europa.

Wall Street mostra-se hesitante no início da sessão após recorde no S&P 500

A bolsa de Nova Iorque iniciou hoje a sessão em terreno misto, um dia depois de o índice alargado S&P 500 ter encerrado com um novo recorde.

Portugal mantém terceira maior dívida pública da UE no 2.º trimestre (135,4%) – Eurostat

O rácio da dívida pública situou-se, no segundo trimestre, nos 98,3% do PIB na zona euro e nos 90,9% na União Europeia, mantendo Portugal o terceiro maior entre os Estados-membros (135,4%).

Nuno Botelho reeleito presidente da Associação Comercial do Porto

Nuno Botelho foi hoje reeleito para a presidência da Associação Comercial do Porto, no decurso da assembleia-geral que reconduziu, também, todos os elementos do corpo diretivo, anunciou a instituição.

ri.noticiasaominuto

Produtos importados por Cabo Verde encareceram 2,4%, maior valor este ano

Os preços dos produtos importados por Cabo Verde aumentaram 2,4% em setembro, valor superior em 2,3 pontos percentuais face ao registado no mês anterior, e o maior valor este ano, segundos dados divulgados hoje pelo INE.

Índice de preços no consumidor desce 0,44% em setembro em Macau

O índice de preços no consumidor (IPC) geral médio em Macau desceu 0,44% nos 12 meses terminados em setembro, em relação ao período entre outubro de 2019 e setembro do ano passado, foi hoje anunciado.

A Calzedonia tem os collants básicos perfeitos para as 24h do seu dia

Veja as opções. A Calzedonia acaba de lançar um nova linha com um ‘storytelling’ que espelha o quotidiano de todas as mulheres. Confortáveis e extremamente versáteis, estes collants são assim as peças mais desejadas para complementar qualquer look.

ri.observador

Startups lusas batem mil milhões em investimento

O secretário de Estado destacou o número de startups avaliadas em mais de mil milhões de dólares: “Em termos de unicórnios ‘per capita’ nós estamos acima da França e acima da Alemanha”.

Moratórias. Aprovada isenção do Imposto do Selo

Em causa está uma proposta de lei do Governo que estabelece a isenção de Imposto do Selo sobre as referidas operações de reestruturação ou refinanciamento da dívida em moratória.

jornaleconomico

Portugal tem características únicas que o colocam no radar dos investidores franceses

A relação de França com a economia portuguesa tem-se aprofundado, tanto no investimento como no comércio, apesar do impacto negativo da pandemia. Para a Aicep, fomentar um ambiente de negócios atrativo é fundamental.

Pacote extraordinário de medidas sobre os combustíveis ronda os 300 milhões de euros

O pacote extraordinário de medidas foi anunciado pelo ministro das Finanças esta sexta-feira. Inclui a congelação até março de 2022 do valor da taxa de carbono, bem como que cada contribuinte tenha um desconto de dez cêntimos por litro de combustível até 50 litros por mês entre novembro e março de 2022.

ri.portugalnews

Senegal no Top 5 Africano

A OCDE acaba de revelar a classificação de risco-país, para os participantes no acordo sobre créditos à exportação, a qual é aplicável a partir de 22 de outubro de 2021.

Fórum Económico “Kosovo – Portugal: Novas possibilidades de investimento, relações económicas e cooperação empresarial”

Vai realizar-se no próximo dia 29 de outubro 2021 (11h em Lisboa) o Fórum Económico “Kosovo – Portugal: Novas possibilidades de investimento, relações económicas e cooperação empresarial”.

ri.publico

Apenas um terço das empresas tem gestores com formação superior

Estudo apresentado esta sexta-feira aponta desafios e necessidades de um novo paradigma para a economia portuguesa, assente no conhecimento.

Jean-Paul Gaultier faz o seu cinema

Jean-Paul Gaultier faz o seu cinema na Cinemateca Francesa, em Paris. Abre-se um atelier de inspirações pessoais: imagens de Falbalas (1945), estonteante filme de Jacques Becker. Retrato de um estilista e sedutor que sucumbe ao amor impossível, é um filme sobre a efervescência da arte e sobre a loucura (como os Sapatos Vermelhos, de Powell/Pressburger…).