Revista de Imprensa

  1. Atividade económica em Portugal abrandou na última semana e permanece abaixo do pré-pandemia
  2. Institutos reveem em forte baixa para 2,4% previsão de crescimento da Alemanha em 2021
  3. Preços de fábrica na China registam maior aumento desde 1995
  4. Pedidos de subsídio de desemprego nos EUA caem para nível mais baixo desde início da pandemia
  5. Inflação em Espanha sobe para 4%, a mais alta desde setembro de 2008
  6. Gestor português do Canada Pension Plan considerado o melhor investidor europeu com menos de 40 anos
  7. Outros

1. Atividade económica em Portugal abrandou na última semana e permanece abaixo do pré-pandemia

jornaleconomico
O indicador diário de atividade económica do Banco de Portugal abrandou na semana terminada a 10 de outubro e mantém-se abaixo da taxa bienal que inclui o cenário pré-pandémico.

2. Institutos reveem em forte baixa para 2,4% previsão de crescimento da Alemanha em 2021

ri.lusa
Os cinco principais institutos de investigação económica da Alemanha estimam que o Produto Interno Bruto da Alemanha cresça 2,4% este ano, uma acentuada correção em baixa em relação à previsão da primavera de 3,7%, foi hoje anunciado.

3. Preços de fábrica na China registam maior aumento desde 1995

ri.lusa
Os preços de fábrica na China aumentaram ao ritmo mais rápido dos últimos 26 anos, segundo dados oficiais publicados hoje, à medida que a subida dos custos com matérias-primas intensificaram a pressão inflacionista sobre empresas e fabricantes.

4. Pedidos de subsídio de desemprego nos EUA caem para nível mais baixo desde início da pandemia

ri.lusa
Os pedidos de subsídio de desemprego nos Estados Unidos baixaram para 293.000 na semana passada, em comparação com 329.000 no período anterior, indicou hoje o Departamento do Trabalho.

5. Inflação em Espanha sobe para 4%, a mais alta desde setembro de 2008

ri.noticiasaominuto
A inflação anual em Espanha subiu para 4% em setembro, 0,7 pontos percentuais mais do que em agosto e a taxa mais alta desde setembro de 2008, devido principalmente ao aumento de preços da eletricidade e dos combustíveis.

6. Gestor português do Canada Pension Plan considerado o melhor investidor europeu com menos de 40 anos

jornaleconomico
Paulo Merino, principal/portfolio Manager da CPP Investments Board (Canada Pension Plan Investment) foi escolhido pelo Financial News, em Londres, como o melhor investidor europeu com menos de 40 anos.

7. Outros

ri.correiodamanha

Trabalhadores querem viabilização da Dielmar e protestam com recados ao Governo

Grupo de funcionários concentrou-se à porta da empresa e pediram solução até dia 26. Um grupo de trabalhadores da Dielmar concentrou-se, esta quinta-feira, à porta da empresa, em Alcains, exigiu a viabilização da firma e disse ao Governo que, se não houver uma solução até dia 26, os funcionários irão ao Ministério da Economia.

ri.diariodenoticias

Retalho terá de ficar mais caro pós-covid

Novo comportamento dos consumidores, restrições no abastecimento, subida do preço das matérias-primas, menores margens e mais taxas vão encarecer produtos.

Empresas ficam sem chão: sem apoios, com custos a subir e receitas ainda a recuperar

A preocupação é sobretudo dos setores mais afetados pela crise pandémica, para os quais não há medidas especiais previstas: restauração e bares, turismo, cultura. Almofada foi-se, consumo ainda não recuperou e as medidas extraordinárias acabam no final do ano. Quando as empresas já estão a pagar as prestações congeladas durante a covid.

dinheirovivo

Bruxelas dedica 2022 aos jovens, “a geração mais sacrificada” pela covid-19

A Comissão Europeia quer que 2022 seja o Ano Europeu da Juventude.

“Sempre que for necessário, reativamos” apoios em 2022

Ministra do Trabalho assegura que, em caso de agravamento da pandemia no próximo ano, medidas serão recuperadas tal como existem agora.

eco

Sonae admite ser “inevitável” aumento de custos devido à subida do preço dos combustíveis

Questionado sobre o aumento dos combustíveis, Miguel Águas referiu que “obviamente […] impacta os custos de transporte de mercadorias” para as lojas da Sonae e dos seus concorrentes.

ri.expresso

Vendas anuais da Ikea Portugal sobem 5%, para 462 milhões de euros

No ano fiscal que começou em setembro de 2020 e terminou em 31 de agosto deste ano, e apesar das restrições impostas devido à pandemia de Covid-19, a Ikea viu “resultados bastante positivos” em parte devido às vendas online.

ri.jornaldenoticias

Gasolina ultrapassou pela primeira vez os dois euros

Pela primeira vez, em Portugal, um combustível ultrapassou a barreira dos dois euros por litro. Um preço registado nalgumas zonas do país e em postos implantados em áreas de serviço nas autoestradas.

ri.lusa

Covid-19: Portugal regista 777 novos casos e seis mortes nas últimas 24 horas

Portugal regista hoje mais 777 casos confirmados de infeção com o coronavírus SARS-CoV-2, seis mortes e uma nova redução no número de internamentos em enfermaria, segundo dados da DGS.

Procura de petróleo ultrapassa em 2022 níveis pré-pandemia – AIE

A procura mundial de petróleo vai ultrapassar em 2022 os níveis anteriores à pandemia, impulsionada pelo aumento do preço do gás e carvão, que terão consequências nos preços do “ouro negro”.

Bolsa de Lisboa inicia sessão a subir 0,53%

A Bolsa de Lisboa abriu hoje em terreno positivo, com o principal índice, o PSI20, a subir 0,53% para os 5.623,04 pontos.

Reserva Federal admite reduzir a compra de dívida em novembro e acabar em 2022

Os dirigentes da Reserva Federal (Fed) concordaram na sua última reunião que, se a economia norte-americana continuar a melhorar, podem começar a reduzir o programa de compras mensais de títulos de dívida em novembro e encerrá-lo em meados de 2022.

OE2022: Taxa para empresas que abusem de contratos a prazo aplicada em 2023

A taxa a aplicar às empresas que abusem dos contratos a prazo, prevista na lei desde 2019, vai ser aplicada em 2023, disse hoje a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho.

Portuguesa Fatinha Ramos premiada pela Associação dos Ilustradores do Reino Unido

A autora portuguesa Fatinha Ramos foi distinguida pela Associação dos Ilustradores, com uma ilustração sobre suicídio publicada numa revista científica, anunciou aquela associação britânica.

ri.jornalnegocios

Católica vê PIB a regressar ao pré-covid apenas em 2023

O Núcleo da Católica de Lisboa prevê que a economia cresça menos do que o previsto pelo Governo para este ano e o próximo. Revisão do INE e indicadores mais recentes apontam o regresso da atividade económica aos níveis pré-pandemia apenas em 2023, estima o NECEP.

OE2022: Despesa com desemprego ainda 30% acima do pré-crise

O aumento do valor mínimo do subsídio de desemprego, que abrange mais de 70% dos beneficiários, vai tornar-se definitivo. Mas, a avaliar por dados oficiais, só explica uma pequena parte da previsão de despesa com subsídios, 30% acima face a 2019.

ri.noticiasaominuto

Portugueses consideram que o país deveria investir mais em renováveis

A conclusão é do estudo ‘Notoriedade e Imagem das Energias Renováveis’, realizado pela Marktest para a Associação Portuguesa de Energias Renováveis (APREN).

Inflação na China sobe 0,7% em setembro

O índice de preços ao consumidor (IPC) da China, o principal indicador da inflação no país, subiu 0,7%, em termos homólogos, em setembro, segundo dados oficiais divulgados hoje pelo Gabinete Nacional de Estatísticas (GNE).

Intimissimi Cashmere Ultralight: Uma fibra única, infinitos modelos

A Cashmere Ultralight é uma fibra única com um efeito de segunda pele, de toque aveludado, que a Intimissimi apresenta agora em novos modelos e cores

´Metallic Fever´, os novos modelitos da Molly Bracken convidam a brilhar

Nesta nova temporada a icónica marca Molly Bracken aposta numa das grandes tendências atuais da moda: peças num exuberante tom metálico. Os modelos apresentados pela marca unem ousadia e estilo roqueiro, com um toque futurista – perfeitos para conjugar com peças em preto ou noutras tonalidades neutras.

ri.observador

50 milhões para expansão de centros da Sonae

Os centros de distribuição da Sonae na Maia e na Azambuja vão receber um investimento de 50 milhões de euros para a sua expansão. Expansão na Maia só arranca no próximo ano.

Moçambique pode ser condenado a pobreza, diz Blair

“A ação climática global e as zero emissões em África muitas vezes não levam em consideração a necessidade urgente de desenvolvimento e industrialização em grande parte do continente”, diz Tony Blair.

Potencial de Aquecimento Global diminuiu em 2019

Um decréscimo do Potencial de Aquecimento Global e um crescimento da atividade económica representa, simultaneamente, explica INE: “Reduções da intensidade energética”, entre outras razões.

Do safari ao after sun, o Bloom chamou pelo verão

Sob o mote “what’s that you’re wearing?”, o Portugal Fashion regressou à Alfândega do Porto com propostas que cheiram a verão. Pelo Bloom desfilaram materiais sustentáveis pincelados com muita cor.

Pierre Casiraghi é o novo embaixador da Dior

O filho mais novo da princesa Carolina do Mónaco dará continuidade à histórica ligação entre a família real monegasca e a casa de moda francesa, encetada pela avó, Grace Kelly.

ri.portugalnews

Troféus luso-franceses 2021

A Câmara de Comércio e Indústria Luso-Francesa revela as empresas finalistas.

ri.publico

Pierre Casiraghi é o novo embaixador da Dior

O filho mais novo da princesa Carolina do Mónaco dará continuidade à histórica ligação entre a família real monegasca e a casa de moda francesa, encetada pela avó, Grace Kelly.

Apoio aos recibos verdes criado na pandemia acaba este ano

Apoio Extraordinário ao Rendimento dos Trabalhadores termina no final de 2021, mas proposta de Orçamento para 2022 prevê que, caso a evolução da pandemia condicione a actividade económica, o Governo pode reactivar os apoios excepcionais.

No autocarro dos modelos, entre o sono e a expectativa de ir ao primeiro Portugal Fashion pós-covid

Portugal Fashion pós-covid
Até sábado, dia 16, Carolina Meleiro, Janina Tati, Rafael Becker, Rodrigo Pereira e Whitney Monteiro são alguns dos modelos que vão pisar a passerelle do evento de moda do Porto. Quem os vê a desfilar nas passerelles não diria que têm todos menos de 20 anos.