Revista de Imprensa

  1. Têxteis querem Estado a pagar a 100% salário das mães em casa
  2. Portugal está com o pior desempenho económico da Zona Euro
  3. Desemprego sobe para 8,3% na zona euro e 7,5% na UE em dezembro – Eurostat
  4. Reino Unido formaliza pedido de adesão a aliança de comércio transpacífica
  5. Museus da Chapelaria e do Calçado lançam visitas virtuais gratuitas
  6. Portugal vai arrancar com a produção do seu primeiro ventilador certificado a nível europeu
  7. Outros

1. Têxteis querem Estado a pagar a 100% salário das mães em casa

ri.diariodenoticias
Esmagadora maioria do setor são mulheres. Associação queixa-se de injustiça de ficarem só com dois terços do salário. Fileira têxtil quer acesso ao Apoiar.

2. Portugal está com o pior desempenho económico da Zona Euro

ri.jornalnegocios
Nas duas últimas semanas, a atividade económica portuguesa foi a que mais recuou. À luz do que aconteceu até agora, o país prepara-se para registar a maior queda do euro.

3. Desemprego sobe para 8,3% na zona euro e 7,5% na UE em dezembro – Eurostat

ri.lusa
A taxa de desemprego foi de 8,3% na zona euro e de 7,5% na União Europeia (UE) em dezembro de 2020, ambas estáveis na variação em cadeia, mas acima da registada no período homólogo, segundo o Eurostat.

4. Reino Unido formaliza pedido de adesão a aliança de comércio transpacífica

ri.lusa
A ministra do Comércio britânica, Liz Truss, confirmou hoje ter notificado formalmente os 11 países membros da parceria transpacífica global e progressista (CPTPP) do desejo do Reino Unido de aderir.

5. Museus da Chapelaria e do Calçado lançam visitas virtuais gratuitas

ri.publico
O visitante virtual pode optar entre três formatos de visualização dos museus: a visita em registo casa de bonecas, a de estilo maqueta arquitectónica ou a disponível com plantas piso a piso. Além disso, pode seleccionar a ordem de apresentação dos conteúdos.

6. Portugal vai arrancar com a produção do seu primeiro ventilador certificado a nível europeu

jornaleconomico
As primeiras unidades do ventilador destinam-se a Portugal e à República Checa. O ventilador foi desenvolvido pela portuguesa Sysadvance em conjunto com a Ordem dos Médicos.

7. Outros

ri.diariodenoticias

Salários: Empregos tecnológicos pagam cada vez melhor

Em Portugal, há saltos de até dez mil euros no teto salarial das profissões mais procuradas, como data & analytics manager, que pode chegar agora a receber 80 mil euros ao ano.

dinheirovivo

Buy Back Friday. Ikea estende entrega em loja de produtos vendidos pelos clientes

Mais de 4 mil produtos Ikea foram vendidos pelos clientes, dando uma segunda vida aos produtos. Clientes recebem cartão presente.

eco

Morreram mais 275 pessoas por Covid-19 e há 5.805 novos casos

Desde o início da pandemia o país soma 726.321 infetados e 12.757 óbitos.

Portugal continua com mais novos casos por milhão de habitantes apesar de redução

Apesar da redução, Portugal continua com maior média diária de novos casos de contágio pelo novo coronavírus por milhão de habitantes. Em relação à média de mortes deixa de estar no topo da lista.

ri.expresso

Pandemia obriga a rever competências

Projetos Expresso. Requalificação. O impacto do vírus na sociedade, na saúde, na digitalização e na economia impôs situações novas e o reforço das ações de formação e valorização dos trabalhadores

Preço da prata sobe 10% para 29,7 dólares por onça, o valor mais alto desde 2013

O preço da prata subiu esta segunda-feira 10% para 29,7 dólares por onça depois de pequenos investidores coordenados através do fórum Wall Street Bets, agregador de notícias Reddit, ter colocado este metal precioso como alvo para as suas operações.

PME abaladas, mas não derrotadas

Projetos Expresso. Resiliência. Após um ano sem precedentes, os apoios financeiros e as medidas de contenção ajudaram muitas empresas a aguentarem. Mas o novo confinamento torna tudo mais difícil

ri.jornalnegocios

Portugal entre países da UE mais atrasados na primeira dose da vacina

Mais de 8,2 milhões de doses de vacinas contra a covid-19 foram administradas na União Europeia (UE) desde o início da vacinação, tendo Portugal das percentagens mais baixas no que toca à primeira dose, segundo dados hoje divulgados.

Portugal foi o segundo país da UE onde o desemprego mais baixou em 2020

Entre todos os países da União Europeia, a taxa de desemprego só desceu em dois entre dezembro de 2019 e dezembro de 2020. Portugal foi um desses países, embora o apuramento da taxa de desemprego esteja a ser condicionado pelos programas de apoio.

ri.lusa

Covid-19: UGT exige apoio aos pais pago a 100% e alargado a quem está em teletrabalho

A UGT exige que o apoio excecional às famílias reativado pelo Governo devido ao atual fecho das escolas seja pago a 100%, abranja filhos maiores de 12 anos e também os trabalhadores em teletrabalho.

Dívida pública sobe para novo recorde de 270,4 mil ME em dezembro de 2020

A dívida pública na ótica de Maastricht aumentou no final de 2020 para o valor recorde de 270,4 mil milhões de euros, mais 20,4 mil milhões em relação a dezembro de 2019, informou hoje o Banco de Portugal.

Covid:19: França vai apoiar lojas dos grandes centros comerciais obrigadas a encerrar

O Governo francês vai apoiar as lojas dos cerca de 400 grandes centros comerciais do país, que têm de encerrar a partir de domingo para tentar conter a pandemia da covid-19, foi hoje divulgado.

modalisboa

Pés assentes na Terra: Aprender o futuro com o sector do calçado

De 1 a 5 de fevereiro, a APICCAPS e o CTCP abrem-nos as portas ao seu conhecimento e inovação com a Semana da Responsabilidade Ambiental.

ri.noticiasaominuto

A Mango tem os casacos de inverno que as celebridades querem usar

Depois de Naomi Watts, Katie Holmes e Irina Shayk terem escolhido os casacos da Mango para enfrentar o frio da estação, agora é a vez de Phoebe Dynevor, estrela da série da Netflix Bridgertone, que foi vista com um sobretudo de lã da marca espanhola.

As botas mais icónicas: Hunter lança as novas Balmoral Hybrid

Combinando o design e as funcionalidades técnicas do estilo Balmoral, com o conforto e a flexibilidade de uma bota urbana, as novas botas Balmoral Hybrid são o calçado perfeito para a transição entre a cidade e o campo.

Contagem decrescente para o dia de São Valentim! Propostas da Ambitious

O dia mais romântico do ano está a chegar e a Ambitious preparou uma seleção de sneakers e vestuário e que se destacam pela vertente trendy e irreverente.

A Twinset Milano aposta em padrões florais para a nova estação

Flores de várias dimensões misturam-se em padrões geométricos. Suscitando assim um impacto visual quase ‘impressionista’. O creponne claro é perfeito para criar efeitos impalpáveis e transparentes. Um tratamento especial utilizado durante a fase de montagem, onde o tecido é primeiro plissado e depois aberto a vapor, maximizando o volume de vestidos e blusas, tornando-os femininos e românticos.

jornaleconomico

Mastercard desenvolve tecnologia quantum para ‘contactless’

No terceiro trimestre de 2020, a taxa penetração dos pagamentos sem contacto cifrou-se, globalmente, em 41% das transações de compras pessoais e registou um aumento de 30% em relação ao ano anterior.

ri.portugalnews

Conferência de Alto Nível sobre Propriedade Intelectual e Transição Digital

A metamorfose da Propriedade Intelectual na Era da Transição Digital.

AICEP REDE ONLINE: 2ª edição

de webmeetings AICEP Rede Online, que permite a realização de reuniões online de curta duração e agenda breve entre as empresas clientes da AICEP e a Rede Externa da agência.

Novas normas à importação de produtos industriais

O Ministério da Indústria, Comércio, Economia Verde e Digital de Marrocos acaba de anunciar a publicação de novas normas marroquinas de aplicação obrigatória, como parte do controle de conformidade dos produtos industriais.

ri.publico

Covid-19: Espanha oferece ajuda a Portugal e estuda agora modalidades do apoio

O Governo de Espanha comunicou junto da embaixada portuguesa em Madrid que estaria disponível para ajudar Portugal em relação à falta de meios hospitalares. Os moldes deste apoio ainda estão a ser definidos.

Quando é que as mulheres terão tantos cargos decisivos como os homens?

Os dados revelam que as mulheres poderão ter de esperar 130 anos para conquistar igualdade de género nos cargos de topo.