Revista de Imprensa

  1. ISEG vê PIB a cair 9% no quarto trimestre e 8,4% no conjunto do ano
  2. Novo crédito às empresas cai em novembro para mínimos desde fevereiro de 2018 – BdP
  3. Preços da produção industrial caem 1,9% na zona euro em novembro
  4. Empresas privadas dos EUA perdem empregos em dezembro
  5. Alemanha obriga grandes empresas a terem mais mulheres na administração
  6. Indústria “mais sexy da Europa” volta a mostrar a sua raça ao mundo
  7. Outros

1. ISEG vê PIB a cair 9% no quarto trimestre e 8,4% no conjunto do ano

eco
Os economistas do ISEG confirmam que no quarto trimestre do ano passado a recuperação foi interrompida. O PIB deverá cair 9% em termos homólogos, perfazendo uma queda anual em 2020 de 8,4%.

2. Novo crédito às empresas cai em novembro para mínimos desde fevereiro de 2018 – BdP

ri.lusa
Os novos empréstimos concedidos às empresas voltaram a cair em novembro de 2020, para 1.982 milhões de euros, o valor mais baixo desde fevereiro de 2018, divulgou hoje o Banco de Portugal (BdP).

3. Preços da produção industrial caem 1,9% na zona euro em novembro

ri.lusa
Os preços na produção industrial caíram 1,9% na zona euro e 1,8% na União Europeia (UE) em novembro de 2020 em comparação com o período homólogo do ano anterior, impulsionados pelo setor energético, anunciou hoje o Eurostat.

4. Empresas privadas dos EUA perdem empregos em dezembro

ri.noticiasaominuto
As empresas privadas dos Estados Unidos recomeçaram em dezembro a destruir empregos, pela primeira vez desde abril, devido aos casos de covid-19 e às novas restrições adotadas, segundo dados divulgados hoje pela empresa ADP.

5. Alemanha obriga grandes empresas a terem mais mulheres na administração

eco
Foi aprovada esta quarta-feira a lei das quotas na Alemanha, que exige que as grandes empresas cotadas tenham pelo menos uma mulher no respetivo conselho de administração.

6. Indústria “mais sexy da Europa” volta a mostrar a sua raça ao mundo

ri.jornalnegocios
“Depois de um ano de pandemia e recolhimento, é tempo de esticar as pernas”, anuncia a associação dos industriais nacionais de calçado, que acaba de lançar uma ousada campanha de promoção internacional do sapato “made in” Portugal.

7. Outros

dinheirovivo

Revolut. Portugueses compraram três vez mais em sites nacionais entre março e dezembro

Os dados revelados pela fintech Revolut mostram que os utilizadores portugueses compraram três vezes mais em sites nacionais, entre março e dezembro de 2020. Ainda assim, as compras em sites internacionais continuam a ter maior peso.

Covid-19: Alemanha endurece e prolonga até final do mês medidas de restrição

A Alemanha vai prolongar as medidas de restrição por causa da pandemia de covid-19 até 31 de janeiro – incluindo o encerramento de escolas e lojas não essenciais – e endurecer algumas delas, anunciou o Governo alemão.

Amazon compra 11 aviões às companhias aéreas Delta e WestJet para responder a pressão nas entregas

A Amazon vai acrescentar mais 11 aviões à frota aérea, comprados às companhias aéreas Delta e WestJet. A gigante do comércio eletrónico está a tirar partido dos preços mais baixos das aeronaves devido à situação de crise no setor da aviação.

eco

Portugal com mais 10.027 infetados, novo máximo diário de casos. Morreram mais 91 pessoas

Portugal ultrapassou pela primeira vez os 10.000 casos diários. Desde o início da pandemia o país soma 446.606 casos e 7.377 óbitos por Covid-19.

Já foram distribuídas mais de 66 mil doses da vacina contra a Covid-19 em Portugal

A ministra da Saúde, Marta Temido, sublinhou que até ao momento “mais de 66.700 doses” da vacina desenvolvida pela Pfizer/BioNTech “foram distribuídas” em Portugal.

ri.jornalnegocios

Suíça vai prolongar confinamento “light” até final de fevereiro

A Suíça, que adotou medidas de confinamento mais suaves do que a maioria dos países europeus, vai prolongar as restrições por mais cinco semanas, até final de fevereiro.

Homens continuam a liderar cargos de topo nas empresas portuguesas

A remuneração fixa dos homens é superior em 20% à das mulheres, sinaliza o estudo, que tem por base a participação de cerca de 55 empresas em Portugal.

CEO britânicos ganham 115 vezes mais do que trabalhadores

Um estudo do High Pay Centre, citado pelo The Guardian, mostra que os presidentes executivos das maiores empresas britânicas ganham, em média, 3,6 milhões de libras por ano.

ri.lusa

Wall Street segue hesitante à espera de resultados de eleições na Geórgia

A bolsa de Nova Iorque negociava hoje sem uma tendência definida no início da sessão, quando os democratas parecem mais próximo de uma vitória crucial na Geórgia para dois lugares no Senado norte-americano.

Pensões pagas este mês já vão refletir as novas tabelas de retenção na fonte

Os pensionistas começam esta sexta-feira a receber as reformas relativas ao mês de janeiro e, no caso do Continente, estas já vão ser pagas de acordo com as novas tabelas de retenção na fonte do IRS.

Trabalhadores com aumento não perdem rendimento líquido por via do IRS

A ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública garantiu hoje que, por regra, os trabalhadores do Estado abrangidos pelo aumento salarial não verão a sua remuneração líquida cair devido à retenção na fonte de IRS.

Covid-19: Queda do emprego foi maior nos precários, jovens e menos instruídos – BCE

A queda do emprego na zona euro observada até final do primeiro semestre do ano passado, foi maior nos trabalhadores com vínculos mais precários, nos mais jovens e menos instruídos, segundo o Banco Central Europeu (BCE).

ri.observador

Prémios Grammy adiados para março devido à pandemia

Os prémios Grammy foram adiados de 31 de janeiro para março (não havendo uma data oficial). A 63.ª cerimónia dos prémios ocorre na Califórnia, onde se tem registado uma subida de casos de Covid-19.

Covid-19. Parlamento vota esta quarta-feira prolongamento do estado de emergência até 15 de janeiro

O novo estado de emergência até 15 de janeiro vai esta quarta-feira a votação na Assembleia da República e deverá deverá ser aprovado com os votos favoráveis das bancadas parlamentares do PS e do PSD.

jornaleconomico

Portugueses preferem sites internacionais nas compras online

Embora os consumidores portuguesas tenham optado pelo comércio eletrónico internacional, os dados da Revolut informam que o comércio eletrónico em páginas portuguesas registou um incremento substancial, com os utilizadores a gastarem três vezes mais em marcas nacionais quando comparado com igual período do ano anterior.

ri.portugalnews

Programa Internacionalizar 2030

O Programa Internacionalizar 2030, aprovado em julho pelo governo, conta com 43 medidas de atuação que pretendem orientar a estratégia externa da próxima década no sentido de captar investimento estrangeiro.

Conferência AICEP.2020 – Exportações e Investimento

A AICEP realizou, no último trimestre do ano 2020, a sua Conferência Anual subordinada ao tema genérico “Exportações & Investimento”.

Fundo de apoio às PME

Fundo de apoio de 20 milhões de euros para ajudar as PME a maximizar os seus ativos de propriedade intelectual.

ri.publico

Covid-19. Há mais uma vacina aprovada na Europa

A Agência Europeia do Medicamento aprovou, esta quarta-feira, a vacina da Moderna para utilização na União Europeia. É a segunda vacina aprovada para utilização na Europa.