No contexto das recentes negociações entre a Comissão Europeia (CE) e o Paquistão consequentes dos atentados perpetrados nos EUA a 11 de Setembro, o Jornal Têxtil divulga em primeira mão à ITV nacional o acordo estabelecido. As negociações entre a CE e o Paquistão resultaram em concessões mútuas, constituídas por duas vertentes principais:
Regime preferencial de excepção ao abrigo do Sistema de Preferências Generalizadas / Droga. De acordo com este regime as importações de vestuário e têxteis-lar daquele país passam a entrar na U.E. isentas do pagamento de qualquer direito aduaneiro. Os restantes artigos têxteis não serão em princípio incluídos porque já não estão abrangidos pelo S.P.G. Sistema de Preferências Generalizadas, sendo cobrado o direito aduaneiro normal.
Acordo Bilateral para os Têxteis e Vestuário (disponível no Portugaltêxtil): a Comissão Europeia acordou com o Paquistão um aumento de 15% nas quotas de importação deste país para a U.E.. Os produtos do Paquistão estão abrangidos por 14 quotas de importação sobre vários artigos têxteis e de vestuário, as quais representaram, em 2000, cerca de 63% das importações totais com origem neste País. Pelo seu lado, o Paquistão comprometeu-se a reduzir os seus direitos aduaneiros, em média, em 5%.
O acordo bilateral está já disponível na secção de Estudos, onde poderá ser consultado na versão inglesa e, a partir de amanhã, na versão portuguesa.