ReUse da Auchan chega mais longe

A Auchan continua apostada na expansão do ReUse, projeto que promove a economia circular através da venda de vestuário em segunda mão. Depois da Maia, a iniciativa é agora replicada em espaços comerciais de Guimarães e Alverca com a colaboração da startup MyCloma.

[©Auchan]

Com objetivo de ver o seu projeto ReUse em mais cidades portuguesas, a Auchan aliou-se à MyCloma, plataforma online de venda de roupa usada, para dar resposta à receção e triagem das peças, assim como ao processo de logística da operação. «Promover a economia circular e reduzir o desperdício é um compromisso da Auchan Retail Portugal, que procura todos os dias soluções que permitam levar a cabo esta missão», afirma Arlete Paiva, diretora de Universo Têxtil da Auchan Retail Portugal

Depois de Matosinhos, Maia, Alfragide, Almada e Gondomar, chegou a vez de Guimarães e Alverca acolherem um espaço exclusivamente dedicado à venda de vestuário em segunda mão. «O objetivo da nossa parceria com a MyCloma, agora reforçada com a abertura de mais dois espaços ReUse nas lojas de Guimarães e Alverca, é reforçar uma vez mais o nosso compromisso com a sustentabilidade e o combate ao desperdício têxtil», explica Arlete Paiva.

O modelo circular definido passa por solicitar uma recolha gratuita no site da MyCloma e, por cada 15 peças de roupa enviadas em bom estado de venda, o cliente ganha 10 euros para gastar em qualquer loja Auchan e mais 15 euros para usar no site da MyCloma.

Fundada em junho de 2020, a MyCloma tem sido referida pelo seu modelo de negócios, que impulsiona a economia circular na moda, e pelas parcerias que tem estabelecido não só com parceiros da grande distribuição como a Auchan Retail Portugal, mas também com a Escola de Moda do Porto, para desenvolver peças de vestuário a partir de desperdício têxtil.

Em junho de 2021, organizou a primeira edição do MyCloma Fest, um mercado sustentável no Porto, onde juntou moda, projetos de arte e cultura, gastronomia e workshops ligados à sustentabilidade. Uma iniciativa que voltou a repetir na versão natalícia, sob a designação MyClomaFest Xmas.