A Rens Original lançou, no início de agosto, o segundo Kickstarter e, desde então, mais de 525 pessoas ajudaram o projeto a arrecadar mais de 54 mil dólares. Ainda que esse total esteja bem acima da meta oficial de 19 mil dólares, o objetivo principal é conseguir mais de um milhão, quase o dobro da quantia angariada há dois anos para a primeira iniciativa.
«Com o novo modelo, continuamos a nossa missão de integrar moda sustentável com tecnologia e inovação. Estamos particularmente satisfeitos por incluir o feedback dos clientes no desenvolvimento do Nomad, que solicitaram explicitamente um ténis de performance», afirma, Jesse Tran, CEO co-fundador, citado pelo Sourcing Journal.
O Nomad terá uma gáspea totalmente reciclada feita de uma mistura de 50% borra de café e 50% de garrafa de plástico. Segundo a startup, o material de café, resistente à radiação ultravioleta, mantém os pés do utilizador mais frescos durante mais tempo e conserva melhor a solidez da cor. A estrutura da base também captura odores indesejados e afasta a humidade do pé. Além disso, o modelo possui com uma membrana impermeável obtida a partir de garrafas de plástico recicladas.
«Sapatos feitos de borras de café reciclado podem parecer uma novidade para alguns, mas acreditamos sinceramente que este é apenas o começo de uma revolução na tecnologia e produção de calçado», considera Son Chu, cofundador da Rens.
A sola do sapato é fabricada, por sua vez, com borracha natural proveniente de uma quinta de borracha sustentável, indica a startup, que planeia ter embalagens recicladas e recicláveis para o calçado. Já a palmilha removível é composta por poliéster 100% reciclado e os atacadores «virtualmente indestrutíveis» são também feitos de plástico reciclado.
A Rens estabeleceu ainda uma parceria com a consultoria ambiental ClimatePartner para reduzir e compensar todas as emissões climáticas em cada etapa do processo, desde as matérias-primas até a produção, embalagem, transporte e reciclagem.