Renewcell despede em nome da eficiência

A empresa sueca de reciclagem têxtil anunciou planos para reduzir em 25% a sua força de trabalho, o que deverá contribuir para poupar cerca de 3 milhões de euros por ano e melhorar os seus resultados.

[©Renewcell-Alexander Donka]

A Renewcell explicou que pretende iniciar as negociações com os sindicatos relevantes em relação à reestruturação da organização e ao corte de 25% do emprego – equivalente a 30 postos de trabalho – para melhorar a eficiência ao mesmo tempo que mantém o foco nas vendas.

«Este tipo de decisão nunca é fácil de tomar e não estaria planeada se não fosse absolutamente necessária para o nosso sucesso a longo prazo», afirma Magnus Håkansson, CEO da empresa.

O anúncio segue-se à decisão da Renewcell de fazer uma revisão estratégica do negócio para encontrar financiamento adicional, após ter revelado ter tido volumes de vendas mais baixos do que o esperado.

Em dezembro, a empresa estabeleceu um acordo financeiro de curto prazo de 50 milhões de coroas suecas com as acionistas H&M Fashion AB e Girincubator AB para assegurar liquidez adicional, a que se somaram mais 50 milhões de coroas suecas dos seus atuais financiadores.

Na altura, a Renewcell afirmou que a injeção de capital deveria «ser suficiente para lidar com a liquidez necessária para os próximos meses e, como tal, não é uma solução a longo prazo».

Agora, contudo, Magnus Håkansson acredita que a reestruturação será o caminho a seguir. «A reestruturação planeada da organização significa que a Renewcell vai manter condições para uma produção eficiente, ao mesmo tempo que continua a focar-se no desenvolvimento das vendas para os produtores de fibras, assim como a focar-se em atividades de marketing junto das principais marcas de moda que determinam a procura final na cadeia de aprovisionamento», refere em comunicado.

Depois de ter enfrentado diversas dificuldades, incluindo um mês de novembro sem vendas, o final do ano trouxe melhores notícias para a Renewcell, que entregou cerca de 1.000 toneladas em dezembro. A empresa, que abriu a primeira unidade de reciclagem têxtil a têxtil a grande escala há cerca de um ano, produziu aproximadamente 1.149 toneladas de polpa Circulose.