Reino Unido desenvolve solução automatizada de triagem

A Tomra Textiles e a Circle-8 Textile Ecosystems uniram-se para desenvolver o que afirmam ser a primeira unidade automatizada de triagem e pré-processamento para têxteis não reutilizáveis.

[©Tomra]

A Circle-8 espera usar a experiência e conhecimento tecnológico da Tomra Textiles, especialista em triagem automática, para criar soluções inovadoras para a triagem e pré-processamento automático de têxteis em fim de vida no Reino Unido.

Após um estudo abrangente, as empresas vão explorar a viabilidade de uma unidade automatizada para provar que a solução e o processo podem ser escalados. Através deste estudo, vai ser desenvolvida uma solução capaz de selecionar os têxteis por cor e composição, sendo igualmente capaz de remover botões, fechos e decorações, assim como adaptar os materiais a tamanhos adequados aos processos de reciclagem da fibra à fibra.

«A triagem e o pré-processamento automáticos de têxteis não reutilizáveis é fundamental para permitir uma cadeia de valor têxtil verdadeiramente circular, ao transformar têxteis que não podem voltar a ser usados em materiais de elevada qualidade exigidos pelos recicladores da fibra à fibra atuais e emergentes», aponta Cyndi Rhoades, cofundadora e CEO da Circle-8 Textile Ecosystems.

[©Tomra]
«Concretizar a circularidade têxtil à escala vai exigir regulamentação e incentivos, investimentos em infraestruturas e um forte foco digital. Mas, acima de tudo, vai exigir colaboração e cocriação de soluções ao longo da cadeia de valor», aponta Vibeke Krohn, diretora da Tomra Textiles. «A Tomra tem mais de 50 anos de experiência no desenvolvimento de tecnologias que permitem a mudança do linear para o circular. Em colaboração com a Circle-8 e a sua rede de marcas e retalhistas no Reino Unido, esperamos fazer progressos significativos na criação de uma solução para a triagem e o pré-processamento automático de têxteis não-reutilizáveis», acrescenta.

Apesar de ter níveis de reutilização acima da média em comparação com o resto da Europa, estima-se que, todos os anos, o vestuário e outros têxteis não reutilizáveis ascendam a 700 mil toneladas no Reino Unido.  A Circle-8 faz parte do consórcio ACT UK, criado para industrializar a triagem de têxteis no país, estando a trabalhar com vários parceiros da cadeia produtiva para criar um ecossistema de têxteis circulares no país.