ReHubs Europe anunciada em Barcelona

A Euratex apresentou ontem a associação sem fins lucrativos ReHubs Europe, que tem como objetivo impulsionar a reciclagem têxtil. A meta, considerada ambiciosa, é reciclar 2,5 milhões de toneladas de resíduos têxteis até 2030.

[©União Europeia-José Jordan]

Em comunicado, a Euratex refere que o lançamento da ReHubs Europe é resultado de três anos de preparação intensa e de um estudo técnico-económico que analisou as questões do negócio, custo e benefícios ambientais de aumentar a reciclagem têxtil na Europa.

A ReHubs Europe vai juntar players de toda a cadeia de valor têxtil, incluindo produtores, marcas de moda, empresas de recolha e de reciclagem, indústria química e fornecedores de tecnologia, que apoiam a ambição conjunta da ReHubs para reciclar 2,5 milhões de toneladas de resíduos têxteis até 2030. «Isso exige até 250 projetos industriais na Europa, abrangendo diferentes tipos de reciclagem da fibra à fibra», indica a Euratex, que, no âmbito da reciclagem, está também a promover o projeto RegioGreenTex, no qual participam os portugueses CITEVE, Sasia e Tintex.

Segundo a confederação, a ReHubs Europe é a resposta da indústria ao pacote legislativo que está a ser definido pela União Europeia, que impõe a recolha e seleção de resíduos têxteis até 2025. Para responder a esta exigência, a capacidade de reciclar tem de ser aumentada e «precisamos que diferentes players da cadeia de valor trabalhem em conjunto», destaca a Euratex.

Chris Deloof, que tem experiência empresarial e académica na área têxtil, foi nomeado diretor-executivo da ReHubs Europe. «Estou muito entusiasmado por fazer parte desta aliança», afirma. «Considero que é um privilégio trabalhar lado a lado com os capitães da indústria e da moda que estão a juntar-se à ReHubs Europe para construir em conjunto o futuro circular da indústria têxtil», acrescenta.

«Esta iniciativa prova que estamos empenhados em fazer avançar a nossa indústria para um novo modelo de negócio circular, mesmo durante os tempos difíceis que enfrentamos hoje. Estou particularmente contente por ver todos os segmentos da nossa cadeia de valor têxtil a juntar forças. A ReHubs Europe vai dar um impulso novo à indústria têxtil na Europa», destaca Alberto Paccanelli, presidente da Euratex.

A ReHubs Europe vai operar a partir de Bruxelas, em parceria com a Euratex, que sublinha que «qualquer empresa que queira investir na reciclagem de resíduos têxteis na Europa» pode associar-se.