Reciclagem têxtil tem mais um reforço

A SK Geo Centric está a iniciar a construção da sua primeira unidade de reciclagem de PET pós-consumo, com a tecnologia Infinite Loop, que permite transformar têxteis e plásticos em monómeros com a mesma qualidade dos materiais virgens.

[©Loop Industries]

A fábrica, cuja construção deverá ficar concluída no final de 2025, irá produzir anualmente 70.000 toneladas de resina PET 100% reciclada de qualidade virgem, o que, segundo as estimativas, deverá permitir evitar a emissão de mais de 200 mil toneladas de CO2 por ano – equivalente a mais de 828 milhões de quilómetros feitos num automóvel a gasolina – em comparação com o PET virgem produzido a partir de combustíveis fósseis.

«A Loop tem orgulho de fazer parceria com a SK Geo Centric e ser parte integrante do complexo Advanced Recycling Cluster em Ulsan. Depois de termos aperfeiçoado a nossa tecnologia de despolimerização para produzir PET de qualidade virgem feito de material 100% reciclado e de termos demonstrado a nossa capacidade de escalar com sucesso a nossa tecnologia na nossa unidade de produção no Québec, estamos agora a fazer a transição para a próxima fase de desenvolvimento estratégico», afirma Daniel Solomita, fundador e CEO da Loop Industries, que desenvolveu a tecnologia Infinite Loop.

A tecnologia despolimeriza resíduos de plástico PET e fibras de poliéster, incluindo garrafas e embalagens plásticas, tapetes e têxteis de qualquer cor, transparência ou condição, incluindo plásticos recolhidos no oceano que estejam degradados pelo sol e pelo sal, de volta a monómeros. Estes monómeros são filtrados, purificados e polimerizados para criar resina PET de qualidade virgem da marca Loop, adequada para uso em embalagens de qualidade alimentar e fibra de poliéster que pode ser reciclada infinitamente sem degradação da qualidade, garante a empresa.

«O nosso futuro é muito entusiasmante, já que temos já contempladas mais três unidades na nossa joint-venture asiática com a SK Geo Centric, assim como uma unidade planeada em França, para apoiar o compromisso das nossas marcas parceiras de alcançar as suas metas de sustentabilidade para conteúdo reciclado», conclui Daniel Solomita.