Re.store with Tetribérica apresentada em Braga

A coleção feita a partir de amostras de vestuário e desperdícios têxteis será apresentada no próximo dia 22 de outubro, no Altice Forum Braga, depois de ter subido ao palco do Modtissimo.

[©re.store]

Este será o lançamento oficial da coleção cápsula da marca têxtil sustentável e socialmente inclusiva com a Tetribérica e está marcado para o próximo dia 22 de outubro, às 16h30, enquadrada no Desfile & Showroom Moda Braga’23, organizado pela Associação Empresarial de Braga.

A coleção foi produzida a partir de amostras de vestuário da Tetribérica e da incorporação de desperdícios têxteis da re.store. «Esta coleção cápsula reflete a parceria através de um workshop criativo com os estudantes da Escola Superior de Design do IPCA, em Barcelos, que aceitou o nosso desafio em tempo absolutamente recorde e com um entusiasmo que dá corpo ao nosso P de Pedagogia para a mudança no que toca à consciencialização coletiva para a adoção de hábitos de consumo responsáveis», afirma Sílvia Correia, fundadora e CEO da re.store.

«Sendo uma marca de Braga, é um orgulho poder ter a oportunidade de lançar esta coleção num desfile na nossa cidade e em parceria com a AEBraga, que sempre se mostrou sempre disponível para nos apoiar nas nossas iniciativas como marca sustentável e socialmente inclusiva», acrescenta.

As peças re.store wear with Tetriberica apresentadas no desfile são sustentáveis e socialmente inclusivas, seguindo os três pilares da marca: planeta, uma vez que tem por base amostras de vestuário da Tetribérica e a incorporação de sobras/desperdícios têxteis da re.store, evitando a sua destruição e contribuindo para a diminuição da pegada carbónica deste sector; pessoas, já que é confecionada por parceiros sociais, uma família afegã e uma família síria com estatuto de refugiados em Portugal, providenciando-lhes uma remuneração e fomentando a sua inclusão e integração social através do desenvolvimento de competências; e pedagogia, já que resulta de um workshop realizado na Escola Superior de Design do IPCA, em Barcelos, onde os estudantes foram sensibilizados para estas temáticas através de um projeto prático.

«Esta parceria sustentável e socialmente inclusiva com a Tetribérica Sustainable Fashion enriquece o impacto da re.store na comunidade e no planeta, mas também destaca a importância das colaborações em prol de um futuro mais sustentável. Porque juntos podemos transformar muitos pequenos mundos, um de cada vez, todos os dias», sublinha a re.store, que em dois anos e meio de história reutilizou 5,3 toneladas de tecido e acessórios têxteis e, até à data, remunerou os seus parceiros sociais em 52.622,25 euros.