Re.store lança coleção sustentável com a Tetribérica

Feita a partir de amostras de vestuário e desperdícios têxteis, a coleção resultante da colaboração entre a marca de acessórios têxteis sustentáveis e socialmente inclusivos e a empresa de vestuário será apresentada no Modtissimo.

[©re.store]

A coleção será lançada no âmbito da iniciativa “Etikway Fashion Week”, um concurso de inovação na moda sustentável, organizado pela empresa Etikway que decorre durante os dias do Modtissimo – 13 e 14 de setembro – e no Pavilhão do Conhecimento em Lisboa, no próximo dia 22 de setembro.

«Este é o resultado de uma ideia que tinha em stand-by há alguns meses e que aguardava o parceiro adequado e alinhado com os valores da marca re.store», confessa Sílvia Correia, fundadora e CEO da re.store.

«A visita à Tetribérica resultou nessa ligação imediata, não só pela missão e visão da empresa, mas também pela atitude das suas pessoas. O projeto re.store with Tetribérica foi concebido e executado em duas semanas e estamos prontos para o mostrar ao público em mais uma da nossa ações de pedagogia para a mudança no que toca à consciencialização coletiva para a adoção de hábitos de consumo responsáveis», explica.

A coleção foi produzida a partir de amostras de vestuário da Tetribérica e da incorporação de desperdícios têxteis da re.store, o que contribui para a proteção do planeta, já que evita a destruição dos mesmos e diminui, consequentemente, a pegada de carbono da indústria, aponta um comunicado da re.store.

Tal como todos os artigos da re.store, esta coleção foi igualmente confecionada por parceiros sociais, enquanto o desfile será feito com estudantes do Colégio Ribadouro, no Porto, como modelos, e  com o envolvimento de alunos de uma escola de design de moda com o objetivo de os sensibilizar para estas temáticas.

«Esta parceria sustentável e socialmente inclusiva com a Tetribérica Sustainable Fashion enriquece o impacto da re.store na comunidade e no planeta, mas também destaca a importância das colaborações em prol de um futuro mais sustentável. Porque juntos podemos transformar muitos pequenos mundos, um de cada vez, todos os dias», sublinha a re.store, que em dois anos e meio de história reutilizou 5,3 toneladas de tecido e acessórios têxteis e, até à data, remunerou os seus parceiros sociais em 52.622,25 euros.

Parceria da re.store com a Troficolor [©re.store]
Esta é mais uma das parcerias que a re.store tem feito com a indústria portuguesa. No passado mês de agosto, a re.store lançou também no mercado bolsas de guarda-sol produzidas em parceria com a Troficolor. Feita a partir de perneiras de calças de denim das amostras da Troficolor, a bolsa inclui uma alça resistente produzida com passamanarias reutilizadas e detalhes de fechos e botões reaproveitados.

«Ao escolher a Bolsa para Guarda-Sol re.store, os consumidores estarão a fazer uma declaração de moda consciente, apoiando a inclusão social e promovendo a economia da água [neste caso, 5.500 litros, uma vez que se estima um consumo de 11 mil litros de água por cada par de jeans] por meio da reutilização criativa de materiais», resume a marca.