As duas empresas estão a colaborar para recuperar os resíduos têxteis de poliéster de equipamentos de futebol, voleibol e outros desportos. O projeto conta ainda com o envolvimento da Pure Loop, uma empresa especializada em maquinaria, que teve como função identificar a melhor tecnologia disponível para obter novas fibras têxteis, indica o RadiciGroup.
Para atingir os resultados esperados, as equipas de I&D das três empresas fizeram vários testes para conseguirem um produto têxtil reciclado com características técnicas avançadas. O resultado inicial foi conseguido utilizando uma técnica mista de recuperação, doseando percentagens variáveis de granulado de garrafas recicladas com granulado de poliéster proveniente de têxteis reciclados. A experiência permitiu a afinação gradual dos processos para criar um fio derivado de 100% resíduos têxteis. Quando for escalado, o sistema circular irá tornar possível produzir facilmente vestuário de poliéster reciclado que, no final da vida útil, pode ser novamente recuperado.
O projeto destaca uma nova forma de reciclagem, que permite obter fibras de poliéster de qualidade a partir, por exemplo, de vestuário usado, para fechar o ciclo, aponta o RadiciGroup. A Erdotex, uma empresa especializada na seleção de vestuário, vai também apoiar o projeto e, graças a um procedimento específico de triagem, irá tornar possível alimentar o processo de reciclagem, com o objetivo de desenvolver um verdadeiro processo industrial.
«Há algum tempo que estamos a desenhar soluções inovadoras com elevada performance técnica que respeitam o ambiente, trabalhando em sinergia com os nossos clientes e fornecedores e partilhando o nosso conhecimento na recuperação de resíduos têxteis», destaca Gianni Todaro, especialista em I&D de têxteis técnicos e vestuário no RadiciGroup Advanced Textile Solutions. «Conseguir ter têxteis cada vez mais sustentáveis está no centro da estratégia da Radici InNova, a empresa do RadiciGroup focada na inovação para a circularidade», acrescenta.
«Nos últimos anos demos prioridade ao cuidado ambiental, tomando medidas significativas para reduzir a nossa pegada. Contudo, a reciclagem da fibra à fibra coloca os nossos esforços num outro nível. Esta abordagem permite-nos criar um sistema completamente fechado dos produtos aos consumidores aqui na Europa. Tanto os nossos clientes como os produtores europeus vão beneficiar desta inovação», acredita Andreas Widmann, administrador da Sportstex.