Quiksilver aposta no e-business

O grupo americano de surfwear e vestuário para ski, Quiksilver instalou um serviço on-line que possibilita, aos seus clientes, saber o ponto de situação dos stocks em todo o mundo, 24 horas sobre 24 horas, facilitando assim a reposição. O cerne desta iniciativa de e-business é uma plataforma da empresa de software Intentia, instalado no sistema de gestão e planeamento de mercadoria da Quiksilver, também anteriormente implementado por esta empresa de software.

Os clientes do comércio especializado podem assim aceder em tempo real a informações sobre o produto que procuram, confirmar a sua disponibilidade e gerir independentemente o seu fornecimento. «Estamos sempre ansiosos por fazer chegar o produto certo, no timing certo à loja e ao mesmo tempo reduzir os custos», afirma Thomas Zulliger, responsável pelo departamento de sistemas de informação da Quiksilver, resumindo assim o objectivo da empresa.

A aplicação e-sales da Intentia foi implementada sem qualquer problema no sistema de negócios já disponível e ligou-se automaticamente a todos os sistemas de suporte à gestão da cadeia de fornecimento. Desde a implementação total registou-se uma descida clara dos custos, de acordo com Zulliger, além da eficiência da cadeia de fornecimento ter melhorado drasticamente. Através do acesso directo dos clientes ao sistema de encomendas o processo tornou-se muito mais fluído.

Apesar deste sucesso, a Quiksilver quer manter-se realista relativamente à aceitação desta solução de IT (Tecnologias de Informação): a longo prazo, e de acordo com dados próprios, 50 por cento dos clientes deverão utilizar a plataforma de vendas electrónicas. Zulliger acrescenta ainda que «a decisão por uma plataforma deste tipo não surge com a intenção de substituir os processos de distribuição anteriormente existentes».