Pura: customização ao centro

Com casa inaugurada no ciberespaço no final de 2015, as portas da Pura logo se abriram ao mercado internacional. Aquém e além-fronteiras, a marca é sinónimo de customização, fazendo de uma tendência de moda o ponto de partida para coleções de vestuário e acessórios destinadas ao homem, mulher e criança.

«Todas as peças são personalizáveis, basta escolher», começa por explicar Inês de Castro Vargas, fundadora da Pura, ao Portugal Têxtil. Neste momento a marca de vestuário e acessórios, registada em outubro de 2015 e com batismo digital – no Facebook e na loja online – nos meses seguintes, propõe peças para homem, mulher e criança, divididas em quatro coleções e uma minicoleção.

A “Pattern On Denim” oferece denim com aplicações; a “SaY It Collection” sugere t-shirts e sweatshirts com slogans, a “Since Collection” aposta também nessas peças básicas do guarda-roupa, mas neste caso personalizáveis com o ano de nascimento, e a linha “Accessories” inclui clutches com vários modelos e chapéus. «Finalmente, existe uma minicoleção de peças feitas de raiz por estação, estando neste momento em confeção a relativa ao outono-inverno 2016/2017», acrescenta a fundadora da Pura.

A coleção dedicada à estação fria será brevemente apresentada às clientes da marca – espalhadas por países como França, Luxemburgo, Suíça e, claro, Portugal –, mas Inês de Castro Vargas antecipa já que esta vai chegar de mãos dadas com estampados de vibração retro. «O animal print estará muito presente, assim como o jogo entre as linhas femininas e oversized e um toque dos anos 1970», revela a fundadora.

Tudo isto começou por brincadeira mas, atualmente, a Pura expede já cerca de 40 encomendas mensais, alavancadas pelo boom da customização – que nas últimas temporadas reacendeu a paixão pelas técnicas DIY (Do It Yourself – Faça Você Mesmo). «Brincava com o denim e foi assim que comecei, com peças minhas que fui transformando. Quando percebi que o produto final ficava fantástico fui desenvolvendo mais ideias e defini uma coleção de lançamento, a “Pattern On Denim”», conta Inês de Castro Vargas sobre as origens da Pura.

Atualmente, a marca subcontrata os serviços de duas costureiras e de uma gráfica quando se trata de estampados, estando o design nas mãos da fundadora – licenciada em Ciências da Comunicação, na vertente de Comunicação Empresarial, mas que nutre uma paixão confessa pela moda e por tudo o que orbita a indústria.

Para completar a experiência de compras, as propostas da Pura começam a estar disponíveis em lojas multimarca. Em Matosinhos, a For You – Concept Store já deixa conhecer as coleções da Pura e, brevemente, juntar-se-á um novo parceiro ao canal de revenda. A presença em feiras e mercados urbanos consubstanciam outras das investidas de marketing da jovem insígnia.