A Vista Alegre é a empresa portuguesa mais galardoada, com sete produtos em destaque, incluindo a coleção de echarpes que marcaram a sua entrada no universo dos têxteis. «A coleção de echarpes da Vista Alegre parece vibrante, opulenta e sumptuosa. A sua escolha de materiais [caxemira, lã virgem e seda] promete conforto e aconchego e a utilização de simbolismo tradicional é visualmente estimulante», sustenta o júri.
Além dos lenços, a especialista em porcelana, cristal e vidro viu as coleções de porcelana Blue Ming 2.0 e Vortex by Ross Lovegrove, as peças decorativas Cloudy Butterflies by Claudia Schiffer e Herbariae Parade by Christian Lacroix Maison, o serviço de mesa Duality e o candeeiro de mesa Multiply by Mendel Heit serem igualmente distinguidos.
De acordo com a organização dos German Design Awards, «este ano houve mais de 4.200 candidaturas de 60 países diferentes», distribuídas pelas categorias Excellent Product Design, Excellent Communications Design e Excellent Architecture.
Olhos postos no design
Os destaques dos German Design Awards 2021 estão a ser mostrados em formato digital durante um mês, até 12 de março, num programa batizado “All Eyes On” com a apresentação dos projetos e a dinamização de diferentes mesas redondas sobre temas como “foco na inovação” (2 de março, às 13 horas de Portugal Continental) e “foco na sustentabilidade” (9 de março, às 13 horas de Portugal Continental).
No dia 5 de março, às 13 horas, serão anunciados os prémios German Design Award Newcomer, um concurso onde os candidatos são escolhidos por representantes de universidades do German Design Council. Entre os cinco finalistas a concurso – Lukas Schmidt, Max Witzstrock, Verena Zirngibl, David Wojcik e Julian Peschel –, que vão ser apresentados nos primeiros cinco dias de março, um deles receberá 15 mil euros e os restantes 2.500 euros.
Os German Design Awards têm vindo a distinguir várias empresas nacionais nos últimos anos, incluindo, na área têxtil, a RDD na edição de 2020.