Os Iconic Awards 2022: Innovative Interior são prémios atribuídos pelo German Design Council a produtos que se destacam pelo design excecional nos sectores do mobiliário e design de interiores.
O concurso encontra-se aberto até ao dia 29 de outubro e dirige-se especificamente a empresas com produtos na área do design de interiores, nomeadamente nas vertentes casa de banho; casa e cozinha; escritório; exterior; iluminação; instalações; mobiliário; parede, chão e teto; têxteis-lar e de decoração.
«O objetivo destes prémios é oferecer uma plataforma reconhecida internacionalmente», explica, em comunicado, a representação do German Design Council em Portugal. Um júri internacional vai avaliar centenas de produtos que chegam de todo o mundo e selecionar os melhores, atribuindo-lhe uma das três categorias Selection, Winner e Best of Best.
«Qualquer uma destas distinções confirma a excelência do produto e contribui para uma maior exposição da marca junto do seu público-alvo. Graças à credibilidade do German Design Council, prémios como o Iconic Awards ajudam marcas e produtos a destacarem-se da concorrência», afirma, ao Portugal Têxtil, Cristina Motta, a representante portuguesa do German Design Council, a entidade alemã que atribui anualmente os cinco galardões para o sector.
Para além da apresentação dos artigos premiados numa exposição exclusiva a decorrer em paralelo com a feira de mobiliário IMM, em Colónia, do convite para a cerimónia de entrega de prémios e da inclusão do produto no catálogo online, os Iconic Awards: Innovative Interior colocam à disposição do galardoado um diversificado leque de material de marketing para que este possa divulgar a atribuição do prémio.

«Os prémios funcionam como uma importante ferramenta de marketing, na medida em que permitem comunicar a excelência de um produto junto de um público internacional sem que uma empresa tenha de investir em outro tipo de publicidade», destaca Cristina Terra Motta.
Segundo a representante do German Design Council em Portugal, as empresas lusas têm investido sobretudo nos German Design Awards, «que são prémios mais abrangentes, pois aceitam produtos dos mais variados sectores». O Iconic Awards é «um concurso com um âmbito mais restrito, nomeadamente com foco no design de interiores e nos artigos para a casa. Tendo em conta a importância que a fileira casa tem em Portugal, penso que haverá cada vez mais empresas a apostar neste Prémio», acredita Cristina Terra Motta, que adianta que no primeiro dia de abertura do concurso houve três inscrições de produtos nacionais.
A inscrição pode ser efetuada até dia 29 de outubro através do website, mediante um custo de 320 euros. Os vencedores do concurso pagam ainda uma taxa adicional pela utilização do logótipo do prémio.