Projeto Serra inspira-se no barro de Nisa

Depois das serras do Soajo, Freita, Estrela e Pico, é a vez da Serra de São Miguel, de onde são provenientes o barro e quartzo usados pelos artesãos de Nisa, estar na base do lançamento de mais uma peça da marca, desta vez um colete.

[©Projeto Serra]

A estreia do colete no portefólio do Projeto Serra deve-se, segundo à marca, à necessidade de conforto e mãos livres que o oleiro deve ter no momento em que está na roda a manusear a argila. Além disso, o barro extraído da Serra de São Miguel, que é perfeito para a refrigeração da água nos dias de maior calor alentejano, é também conhecido pela cor alaranjada que tende a tingir. Por isso, os três primos fundadores do Projeto Serra – Tiago Pinto, João Duarte e Ricardo Amaral – quiseram que o colete, em forma e cor, já honrasse o oleiro e a sua matéria-prima.

[©Projeto Serra]
[©Projeto Serra]
Desde o tempo dos Visigodos, refere a marca, que a vila alentejana é casa de artesãos que criam vasos de barro com flores desenhadas à mão e contornadas com pequenos pedaços de quartzo branco, materiais disponíveis na Serra de São Miguel, que fica nas proximidades. «O Projeto Serra chegou centenas de anos depois, mas quis homenagear para sempre este território com um colete que conta a história desta serra, de Nisa, da olaria pedrada e das pessoas que a fazem», sublinha a marca em comunicado.

O design do colete foi pensado ao pormenor para homenagear esta arte, com a sua cor castanha-alaranjada e a pedraria a ser integrada no logótipo da marca, bordado em pespontos individuais como se de pedras de quartzo se tratasse. Na compra do colete, que é produzido em Portugal, é oferecido um emblema que replica a flor de Nisa e que pode ser colocado na própria peça, numa mochila ou noutro lugar.

[©Projeto Serra]
«Esta é, para nós, a missão do Projeto Serra – que as nossas peças sejam o ponto de partida para uma conversa, uma iniciativa ou uma visita às montanhas e às pessoas que vamos homenageando. Sempre que possível fomentamos o diálogo, os negócios e os locais que visitamos junto dos nossos seguidores. Divulgação, financiamento direto ou indireto e projeção é o que tentamos trazer aos territórios», explica Tiago Pinto, cofundador do Projeto Serra.

A marca anuncia, de resto que até ao Natal surgirão «novidades que unem a marca de outwear portuguesa aos protagonistas da Olaria Pedrada de Nisa», e que, até ao final do ano, o Projeto Serra irá fazer mais um lançamento, «uma nova peça que afirma a presença da marca no ambiente citadino e traz a natureza para o quotidiano».

O Projeto Serra foi lançado em 2021, com uma coleção de quatro camisolas inspiradas nas serras do Soajo, da Freita, da Estrela e no Pico.