A estreia do colete no portefólio do Projeto Serra deve-se, segundo à marca, à necessidade de conforto e mãos livres que o oleiro deve ter no momento em que está na roda a manusear a argila. Além disso, o barro extraído da Serra de São Miguel, que é perfeito para a refrigeração da água nos dias de maior calor alentejano, é também conhecido pela cor alaranjada que tende a tingir. Por isso, os três primos fundadores do Projeto Serra – Tiago Pinto, João Duarte e Ricardo Amaral – quiseram que o colete, em forma e cor, já honrasse o oleiro e a sua matéria-prima.
O design do colete foi pensado ao pormenor para homenagear esta arte, com a sua cor castanha-alaranjada e a pedraria a ser integrada no logótipo da marca, bordado em pespontos individuais como se de pedras de quartzo se tratasse. Na compra do colete, que é produzido em Portugal, é oferecido um emblema que replica a flor de Nisa e que pode ser colocado na própria peça, numa mochila ou noutro lugar.
A marca anuncia, de resto que até ao Natal surgirão «novidades que unem a marca de outwear portuguesa aos protagonistas da Olaria Pedrada de Nisa», e que, até ao final do ano, o Projeto Serra irá fazer mais um lançamento, «uma nova peça que afirma a presença da marca no ambiente citadino e traz a natureza para o quotidiano».
O Projeto Serra foi lançado em 2021, com uma coleção de quatro camisolas inspiradas nas serras do Soajo, da Freita, da Estrela e no Pico.