Première Vision tem datas novas

A feira parisiense está a antecipar as edições do próximo ano, tal como tinha anunciado no início de 2020. A primeira terá lugar de 8 a 10 de fevereiro, enquanto a do segundo semestre surge quase dois meses mais cedo do que o habitual, realizando-se de 5 a 7 de julho. Em setembro haverá ainda um novo evento.

Gilles Lasbordes [©Première Vision]

As mudanças estavam previstas para 2021, mas a pandemia colocou em pausa os planos da organização da Première Vision Paris. Agora, contudo, a feira francesa tornou as alterações oficiais para 2022, algo que Gilles Lasbordes, diretor-geral da Première Vision, tinha já anunciado ao Portugal Têxtil durante a edição de setembro.

«Posso confirmar que no próximo ano a Première Vision vai ser em julho, a 5, 6 e 7 de julho», revelou na altura. «O processo de vacinação está a melhorar em todos os países desenvolvidos e no próximo ano voltaremos ao plano inicial de mudar a Première Vision para julho, que será um grande desafio para nós e também para a indústria, que terá de ter as coleções prontas mais cedo do que o habitual», justificou.

A organização fundamenta as alterações com base num inquérito realizado pelo Institut Français de la Mode, cujos resultados indicam que 72% das marcas inquiridas preferiam que a feira fosse antecipada para o final de janeiro/início de fevereiro e 69% eram a favor de que a segunda edição tivesse lugar no início de julho.

«Esta decisão estratégica para antecipar as datas foi encorajada ainda por um inquérito abrangente, efetuado em 2020 e relançado no terceiro trimestre de 2021, aos parceiros expositores e industriais da Première Vision. Cerca de 65,5% destes últimos indicaram ser a favor de antecipar a feira para o fim de janeiro/fim de fevereiro e 70% preferem que a feira tenha lugar em julho», refere a Première Vision em comunicado.

[©Première Vision]
Em 2022, ambas as edições irão manter uma versão híbrida, realizando-se fisicamente no parque de exposições Paris Nord Villepinte de 8 a 10 de fevereiro e de 5 a 7 de julho, e online, podendo ser visitadas por compradores, designers, gestores de marcas de vestuário e acessórios e outros profissionais da indústria da moda, que poderão conhecer as coleções e propostas de fiações, tecelagens, tricotagens, designers têxteis, produtores de acessórios e componentes, especialistas em couro e peles e confecionadores de vestuário.

As alterações nas datas da Première Vision Paris vão ainda implicar a mudança no salão Blossom Première Vision, lançado em 2016 e dedicado a pré-coleções de marcas de luxo e gama alta, que agora vai ter lugar apenas uma vez por ano, em dezembro, para acompanhar as pré-coleções da primavera-verão. Já as pré-coleções do outono-inverno serão apresentadas juntamente com as coleções principais na Première Vision Paris.

A Première Vision anuncia ainda que «um novo evento, cujo conceito e detalhes serão revelados nos próximos meses, terá lugar na primeira metade de setembro em Paris».