Première Vision marca encontro com a moda

Para colmatar a falta de eventos presenciais sentida nos últimos meses, a Première Vision está a organizar um certame, que se deverá realizar uma única vez, para juntar mais cedo produtores de tecidos, de acessórios, de couro e de designs têxteis. O Fashion Rendez-Vous está agendado para 30 de junho e 1 de julho, em Paris.

[©Première Vision]

O certame marca o regresso às feiras profissionais presenciais da Première Vision na Europa, depois da pandemia ter obrigado ao cancelamento da edição física de setembro de 2020, que se realizou apenas online, tal como a edição de fevereiro deste ano, sob a designação Digital Show. A situação sanitária levou igualmente a organização a manter as datas da próxima Première Vision Paris em setembro – para 21 a 23 de setembro – em vez de cumprir o desejo de antecipar a segunda edição do ano para julho, como tinha anunciado no início de 2020.

«Queríamos criar um evento para toda a gente envolvida no negócio que participa na Première Vision Paris. A maior parte dos nossos expositores disseram-nos que estavam muito desejosos de ver os seus clientes novamente», justifica Gilles Lasbordes, diretor-geral da Première Vision.

O Fashion Rendez-Vous pretende ser exatamente o reencontro depois de uma situação difícil e, por isso, está a ser pensado como uma edição única «para satisfazer as atuais necessidades do mercado», salienta a Première Vision na página online do certame.

Como expositores estarão apenas os produtores e agentes que cumpram os critérios de seleção da Première Vision e que participam na Première Vision Paris, com a organização a antecipar uma oferta variada, que abranja os vários segmentos de mercado e que reflita os novos desenvolvimentos e as primeiras tendências para o outono-inverno 2022/2023.

Já do lado dos visitantes, o Fashion Rendez-Vous está direcionado para franceses e europeus em geral, até porque, garante, a feira irá «cumprir completamente os regulamentos sanitários em vigor».

O espaço será também muito diferente, trocando o habitual parque de exposições de Paris Nord-Villepinte pelo Grand Palais Éphémère, projetado pelo arquiteto Jean-Michel Wilmotte e construído pela GL Events, que ficará instalado no Champ-de-Mars até ao fim dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos que vão decorrer em Paris em 2024.

«Temos muita sorte por organizarmos o evento no Grand Palais Éphémère, um extraordinário espaço temporário de exposições bem no centro de Paris, no Champs-de-Mars, entre a Torre Eiffel e a École Militaire. É um cenário soberbo para o regresso às feiras», afirma Gilles Lasbordes.

Calendário preenchido

Este regresso às feiras físicas por parte da Première Vision terá continuidade nos meses seguintes, tanto na Europa como nos EUA. No Velho Continente, depois do Fashion Rendez-Vous, o calendário prossegue com o Made in France Première Vision, agendado para 8 e 9 de setembro no Carreau du Temple, em Paris, e direcionado para os players da indústria francesa de moda, e com a Première Vision Paris, que de 21 a 23 de setembro irá ter uma edição híbrida, com uma versão física em Paris e outra digital, abrangendo dos fios à confeção.

[©Wilmotte & Associés Architectes]
Esta versão híbrida será igualmente válida para a Denim Première Vision em Milão, marcada para 13 e 14 de outubro, e em Berlim (a 17 e 18 de maio de 2022). A feira dedicada ao denim terá, antes disso, uma edição 100% digital – de 5 a 9 de julho – em substituição da edição física que estava agendada para 25 e 26 de maio em Milão.

Do outro lado do Atlântico, a Première Vision New York deverá realizar-se presencialmente a 20 e 21 de julho, a que se seguirão, no mesmo formato, a PV Sport em Portland, a 11 e 12 de agosto, e a estreia da PV Sport em Boston, a 18 e 19 de agosto, estas últimas dedicadas à indústria de activewear e vestuário de performance.