Preço do algodão retoma alta

Após vários meses de queda em cadeia, o preço do algodão contrariou a tendência e subiu em novembro face a outubro. Ainda assim, na comparação homóloga, o valor da fibra está mais de 20% abaixo do registado em novembro de 2021.

[©Unsplash-Karl Wiggers]

Tomando como referência o índice Cotlook A Index, os preços do algodão registaram em novembro (2,23 USD/kg) uma subida de 1,3% relativamente ao verificado em outubro (2,20 USD/kg), interrompendo um ciclo de cinco quedas consecutivas em cadeia, após ter conhecido 13 subidas em cadeia consecutivas.

Análise do CENIT com base nos dados do INE

Na comparação homóloga, o indicador de preços do algodão posicionou-se 20,2% abaixo do valor registado em novembro de 2021, sendo esta a 2.ª descida homóloga, após 24 subidas consecutivas.

Relativamente à média mensal do indicador AWEX-EMI, o preço das fibras de lã em novembro (cotação de 12,61 AUD/kg) evidenciou uma subida em cadeia de 2,1%. De referir que, na comparação homóloga, o índice de preços da lã posicionou-se 5,9% abaixo do registado no mesmo mês do ano anterior.

[©Unsplash-Sam Carter]