Preço do algodão continua escalada

Tomando como referência o índice Cotlook A Index, os preços do algodão registaram, em maio (3,61 USD/kg), uma subida de 5,4% relativamente ao observado no mês anterior (3,42 USD/kg).

[©Unsplash/Jeff Hutcheson]

Na comparação homóloga, em maio, o indicador de preços do algodão posicionou-se 80,1% acima do valor registado em igual período do ano anterior. Com efeito, desde outubro de 2020, o índice dos preços do chamado ouro branco tem evidenciado crescimentos homólogos ininterruptos e bastante significativos, com a média em 2021 a posicionar-se acima dos 40% e a média de 2022 a ultrapassar os 61% nos cinco primeiros meses do ano.

Relativamente à média mensal do indicador AWEX-EMI, o preço das fibras de em junho (cotação de 14,14 AUD/kg) evidenciou uma subida em cadeia de 0,9%. De referir que, na comparação homóloga, o índice de preços da lã posicionou-se 5,3% acima do registado em igual período de 2021.

Fonte: Análise do CENIT com base nos dados do National Cotton Council