Prada e Zegna foram novamente às compras

As duas casas de moda italiana anunciaram ter chegado a acordo para adquirir uma quota minoritária na Luigi Fedeli e Figlio, especialista em fios e vestuário de malha de elevada qualidade, em mais uma iniciativa conjunta para, afirmam, preservar o made in Italy.

[©Fedeli]

O grupo Prada e o grupo Ermenegildo Zegna terão, cada um, uma quota de 15%, com os restantes 70% a permanecerem nas mãos de Luigi Fedeli, atual CEO e presidente do conselho de administração, que irá continuar a liderar a empresa. Gildo Zegna, presidente e CEO da Ermenegildo Zegna, e Patrizio Bertelli, presidente e diretor-executivo do grupo Prada, irão juntar-se ao conselho de administração.

Fundada em 1934 em Monza, a Luigi Fedeli e Figlio é, segundo o comunicado conjunto, reconhecida em todo o mundo pela excelência dos seus fios e vestuário em malha made in Italy. A empresa tem ainda a marca própria Fedeli, que é distribuída em 13 lojas monomarca e mais de 400 lojas multimarca em todo o mundo.

«Este acordo para a aquisição de uma quota na Fedeli representa um investimento estratégico para preservar o know-how e tradição da excelência italiana em fios finos», justifica Patrizio Bertelli. «Mais uma vez, após a aquisição da Filati Biagioli, juntamente com o grupo Zegna, estamos empenhados numa abordagem de cooperação e equipa na indústria da moda e do Made in Italy. Esta operação reflete a filosofia que o nosso grupo sempre perseguiu: controlo direto da cadeia de aprovisionamento em todas as fases do processo produtivo, que também nos permite acelerar a rastreabilidade das matérias-primas e a transparência da nossa cadeia de aprovisionamento», acrescenta.

[©Fedeli]
«Ao longo dos anos, a aquisição de empresas italianas históricas permitiu ao grupo construir uma plataforma de empresas têxteis de luxo, o que garante a maior qualidade e a salvaguarda da capacidade única italiana. O foco da Fedeli em qualidade e sustentabilidade aproximou-nos», explica, por seu lado, Gildo Zegna. «Pela segunda vez em dois anos, sou apoiado nesta jornada por um grande empreendedor da indústria de moda italiana com quem partilho uma paixão pela “filiera” e a ambição de criar um sistema em parceria com grupos italianos», destaca o CEO da Ermenegildo Zegna.

Para Luigi Fedeli, as parcerias são importantes e «o potencial das sinergias identificadas pelos grupos Prada e Ermenegildo Zegna alinham-se perfeitamente com a contínua busca de qualidade, competência e inovação. Estou muito contente por juntar forças com dois grupos líderes na indústria e continuar a desenvolver a excelência italiana».

A transação está ainda sujeita a aprovação por parte da Comissão Europeia.