«Eletrónica (30%), vestuário (30%), artigos para o lar (22%) e livros (19%) são os principais produtos que os portugueses pretendem comprar nestes dias, sendo que 41% preferem encomendar online e receber em casa as compras e só 32% pretendem ir às lojas físicas», indica a empresa em comunicado.
O smartphone começa a ser o dispositivo preferido dos portugueses para compras digitais. 61% indicam que apenas adquirem online no telemóvel e 40% usam o smartphone, pelo menos, uma vez por semana para comprar.
No que diz respeito à publicidade digital, 45% dos inquiridos referem que compram um produto após ver um anúncio e 34% confirmam que foi através da publicidade digital que descobriram boas oportunidades de compra em edições anteriores da Black Friday e da Cyber Monday, que este ano têm lugar a 25 e 28 de novembro, respetivamente.
51% dos portugueses assumem que os anúncios podem ter influência na decisão de compra durante estas datas enquanto 29% sublinham que os anúncios exercem uma forte influência na decisão de compra.
Quanto ao tipo de anúncios, 59% afirmam preferir um anúncio lhes concede cupão de desconto e 40% que a publicidade seja em formato de vídeo. Já 53% admitem comprar o produto diretamente, caso vejam um anúncio de algo que seja do seu interesse.