Portuguesa Zouri finalista dos prémios da Neonyt

A marca de calçado, que entre outros materiais, usa plástico recolhido na costa portuguesa para produzir as suas sandálias, é uma das 40 finalistas do Green Product Award Fashion, atribuído pela feira de moda sustentável Neonyt. A votação está aberta ao público.

Zouri [©Neonyt]

A Zouri é uma marca sustentável de calçado, que usa plástico recolhido na costa portuguesa e matérias-primas mais sustentáveis, como algodão orgânico e borracha natural, para produzir os seus modelos.

«A inovação apresentada para o prémio é uma sandália 100% feita em Portugal, com uma ótima seleção de materiais sustentáveis como resíduos plásticos do mar, restos de cortiça local da indústria vinícola, borracha natural e linho português, numa colaboração especial com a Associação Herança do Passado, que mantém viva a tradição da produção de tecido Almaguês feito manualmente por um grupo de 10 tecedeiras», descreve a Neonyt.

A Zouri apresentou uma de muitas candidaturas provenientes de 20 países, das quais foram selecionadas 40, que estão agora nomeadas para os Green Product Award Fashion. Carteiras feitas de “pele” de morango, vestuário de outdoor produzido com materiais reciclados e recuperados, vestuário de ioga biodegradável, mochilas de fibras de banana, calçado de fibras de cato e vestuário capaz de purificar o ar são algumas das outras inovações a concurso.

Além da seleção por um júri especializado, que irá determinar os vencedores, até 20 de julho há também uma votação pública, na qual qualquer pessoa pode participar, sem necessidade de se registar. Todos os vencedores serão conhecidos no primeiro dia do certame, a 22 de julho.

Zouri [©Neonyt]
A Zouri estará a expor na Neonyt Düsseldorf, que se realiza de 22 a 24 de julho, com o apoio do projeto de internacionalização 100%ModaPortugal, do CENIT, tal como a 8000Kicks, a Steelground e a Wayz. Portugal contará ainda com o iTechStyle Green Circle e as marcas Marita Moreno, New.Ve, Savana Calçados e Segura como expositores.

Na última edição – que foi a primeira realizada em Düsseldorf, em paralelo com a feira de moda Fashn Rooms – a Neonyt, que foi licenciada pela Messe Frankfurt à Igedo Exhibitions, acolheu cerca de 80 marcas, selecionadas tendo em conta critérios de sustentabilidade e moda. Nesta edição, estarão 93 expositores, segundo o website da feira.

«Tal como em todo o lado nesta indústria, todos os investimentos estão atualmente a ser questionados. Com bons conceitos e debates e conferências educativas, as áreas certas e uma atmosfera atrativa, conseguimos atrair o interesse de mais marcas», afirma Ulrike Kähler, diretora da Igedo Exhibitions, que espera a presença de mais de 300 marcas no conjunto da Neonyt e da Fashn Rooms.