A Alfândega do Porto volta a receber o Portugal Fashion, onde serão apresentadas as coleções de criadores, marcas e jovens designers para a primavera-verão 2021. A 47ª edição avança num modelo híbrido, que compreende o físico e o digital, com o objetivo de garantir a segurança do evento e atingir o máximo de público possível.
Deste modo, o Portugal Fashion vai privilegiar os desfiles ao ar livre, respeitando as normas de distanciamento social, que serão complementados pela vertente digital através de vídeos, live streaming, performances e outros meios. As coleções dos criadores serão apresentadas nestes dois modeloformatoss, à semelhança do que acontece com os desfiles internacionais do Portugal Fashion nas semanas de moda de Londres e Milão, que contam com a presença de Marques’Almeida, Alexandra Moura, David Catalán e Miguel Vieira.
«A crise sanitária motiva uma reinvenção profunda do evento, consubstanciada em novos modelos de organização dos desfiles, novas formas de comunicação das criações e novos modos de interação com o público», explica Mónica Neto, diretora do Portugal Fashion.
As novas tecnologias contribuem para as medidas que a organização do Portugal Fashion definiu para proteger com segurança a saúde de todos os participantes do evento. Exemplo disso é a criação da Portugal Fashion TV Digital, uma plataforma online que vai assegurar a transmissão dos desfiles em live streaming e que, para além disso, incluirá entrevistas e reportagens com uma diversificada programação de moda.
Alavancar a indústria da moda
De igual modo, a 47.ª edição celebra os 25 anos do Portugal Fashion. «Para lá das alterações impostas pelo Covid-19, o Portugal Fashion vai ser necessariamente diferente em função do momento difícil que a moda portuguesa atravessa, à semelhança de muitas outras atividades económicas e culturais. O impacto socioeconómico da pandemia está a penalizar fortemente a fileira moda e, por isso, o Portugal Fashion tem o dever acrescido de apoiar e dar esperança a criadores e marcas. Hoje, talvez como nunca nestes 25 anos de Portugal Fashion, é nossa obrigação proteger o talento nacional», afirma Mónica Neto. «E não me parece que haja melhor maneira do que esta de assinalar o nosso 25.º aniversário», sublinha.
Para amortecer os efeitos da crise na fileira de moda, o Portugal Fashion estabeleceu algumas parcerias estratégicas para apoiar não só os designers, mas também toda a indústria produtiva associada à moda, com vista a alavancar as exportações e a componente B2B. «Há pouco tempo foram firmadas parcerias com as plataformas de e-commerce Dott e Springkode, visando dinamizar o comércio online de criações de marcas e designers portugueses», aponta a organização em comunicado.