A primeira parte da “The Sofa Edition”, como já tinha sido batizada, contemplará os vídeos já gravados e editados, onde se incluem as coleções do roteiro internacional do Portugal Fashion, mas também «material digital de pequenas produções, feitas pelos próprios designers, que estava já alinhado para a emissão do Portugal Fashion», refere em comunicado a organização, a cargo da ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários e da ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal.
O alinhamento começa com a Bloomer Maria Carlos Baptista, que esteve recentemente em Paris, às 20 horas do dia 18 de março, prosseguindo com Estelita Mendonça e Katty Xiomara.
No dia seguinte, a partir das 20 horas, é a vez de Inês Torcato, Maria Gambina e Miguel Vieira, ficando para 20 de março as apresentações da Ernest W. Baker, David Catalán e Alexandra Moura.
«Para o “Take 2” voltamos ao Porto, em data a anunciar, para gravarmos os restantes conteúdos que fazem parte do plano macro de gravações que ocorre na Alfândega», anuncia a organização do Portugal Fashion, que evita assim um adiamento forçado pelas autoridades de saúde na situação atual de confinamento, como aconteceu com a ModaLisboa.
Da segunda parte fazem parte as apresentações do Bloom, incluindo designers em nome individual e apresentações das escolas Cenatex, Escola de Moda do Porto, ESAD, Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa e Modatex Lisboa, assim como dos vencedores do concurso Bloom, que em outubro do ano passado consagrou Maria Carlos Baptista e Marcelo Almiscarado.
«Não adiamos. Antes, dividimos. Como se existíssemos feitos de água. Ou de zeros e uns. Sabemos que um mais zero iguala a um. E o mais interessante é que um mais um é igual a dois. O dois: de duas partes iguais. As mesmas duas partes em que resolvemos dividir o Portugal Fashion», justifica o Portugal Fashion, adiantando que «estamos felizes! Porque a moda não pode parar».
The Sofa Edition por Hugo van der Ding
A emissão, tanto do “Take 1” como do “Take 2”, poderá ser acompanhada no site do Portugal Fashion e nas suas redes sociais, onde o evento tem sido promovido com a imagem criada por Hugo van der Ding, cartoonista, radialista, autor e, sobretudo, alguém «que foge à normatividade do resto da sociedade», como afirma o próprio.
A ideia, justifica a organização, é «romper com o que tínhamos feito até aqui. Quisemos arriscar, dar aquele passo extra que considerámos importante e relevante».