Portugal Fashion cancela edição anual

Agendada para 1 a 6 de julho, aquela que seria a primeira edição anual do evento, cumprindo uma nova estratégia, foi cancelada pela organização, da responsabilidade da ANJE, por falta de apoio.

Portugal Fashion - outubro de 2023 - Susana Bettencourt [©Portugal Fashion-Ugo Camera]

«Apesar de todos os esforços para realizar a edição deste ano – que se realizaria de 1 a 6 do próximo mês –, não foi possível, em tempo útil, reunir todos apoios necessários que permitiriam garantir a qualidade do evento Portugal Fashion a que todos já se habituaram», descreve a organização em comunicado.

A decisão, descreve a ANJE, foi «muito difícil», mas a necessária para que seja possível à organização do Portugal Fashion «assim concentrar-se numa edição onde a nova estratégia possa ser apresentada com todas as condições para trazer a todos os criadores e à moda portuguesa a visibilidade, as oportunidades de negócio e a dignidade que ambicionam».

A ANJE garante, no entanto, que a estratégia anunciada em abril será para manter. «A estratégia do Portugal Fashion continua a ser, como já anunciado, fazer um evento em solo português uma vez por ano, sempre alinhado com os calendários das principais semanas de moda internacionais, por forma a que não haja sobreposição de datas e isso limite o acesso da imprensa, buyers, stylists, e outros profissionais de moda, ao Portugal Fashion», ressalva.

Sem esconder que a iniciativa, que junta moda de designers conhecidos e de novos talentos na plataforma Bloom, «tem atravessado algumas dificuldades de financiamento e, por isso, foi necessário repensar a forma, e algum conteúdo», a organização sublinha que «a nova estratégia foi pensada para reposicionar o Portugal Fashion com base num estudo desenvolvido para retirar esforço financeiro à ANJE, que nas últimas três edições do projeto foi obrigada a recorrer a capitais próprios para levar a cabo o Portugal Fashion».

A próxima edição não tem ainda data, mas a ANJE assegura que «todos os criadores e meios de comunicação social serão atempadamente informados com os pormenores da próxima edição».