«Portugal está no sétimo lugar em termos de entidades certificadas GOTS»

Com as questões da sustentabilidade cada vez mais prementes no dia a dia, o GOTS assume-se como uma certificação indispensável para a indústria têxtil e vestuário. Em Portugal, há já mais de 600 entidades certificadas, um número que tem vindo a crescer.

[©GOTS]

Juliane Ziegler, representante do GOTS na Alemanha, Áustria e Suíça revela, em entrevista, as vantagens da certificação para as empresas da indústria têxtil e vestuário, assim como os motivos que estão a levar a um aumento da procura do GOTS em todo o mundo, incluindo em Portugal.

O que é a certificação GOTS?

O GOTS é a certificação líder em todo o mundo para o processamento de fibras orgânicas, incluindo critérios ecológicos e sociais, apoiada por uma certificação independente de toda a cadeia de aprovisionamento têxtil. Sendo uma solução completamente inclusiva para desafios relacionados com a sustentabilidade no processamento de têxteis, o GOTS estabelece exigências rigorosas e obrigatórias relativamente ao ambiente e aos direitos humanos, incorporando ainda diligências ao longo de toda a cadeia de fornecimento. As fibras naturais animais e vegetais que entram na cadeia de valor GOTS têm de ser produzidas em quintas com certificação orgânica de acordo com os padrões da IFOAM – International Federation of Organic Agriculture Movements. Os produtos finais certificados GOTS podem incluir fios, tecidos, vestuário e têxteis-lar, produtos de fibras, colchões, artigos de higiene pessoal, assim como têxteis que entram em contacto com alimentos, entre outros.

Ter um standard comum significa que as empresas que processam e produzem têxteis podem exportar os seus tecidos e vestuário com uma certificação orgânica que é aceite em todos os grandes mercados. Esta transparência também dá aos consumidores o poder de escolherem produtos verdadeiramente orgânicos aprovisionados em cadeias de sourcing ecológicas.

Juliane Ziegler [©Sonja Herpich]
De que forma o GOTS pode ser usado como uma ferramenta de gestão de risco para as empresas certificadas?

As marcas estão a ser cada vez mais pressionadas para assegurar que as alegações que fazem podem ser verificadas para responder à exigência do consumidor por produtos de elevada qualidade, produzidos sob condições de trabalho justas e seguras. Os critérios Ambientais, Sociais e de Governança do GOTS refletem riscos específicos da cadeia de aprovisionamento têxtil e foram pensados para permitir diligências eficazes nas Entidades Certificadas GOTS. A nível de empresas, a verificação de confiança por Entidades Certificadoras terceiras independentes e acreditadas garante a credibilidade da certificação através de avaliações objetivas do cumprimento da empresa com o GOTS. Isto dá aos compradores a desejada transparência ao longo de toda a cadeia de aprovisionamento, do campo à moda.

[©GOTS]
Como é que o GOTS apoia o cumprimento das exigências legais internacionais?

A Certificação GOTS assegura o cumprimento da legislação local no país de implementação juntamente com os critérios GOTS, tendo como prioridade aquele que oferece uma maior proteção das pessoas e do ambiente. Em relação às exigências legais, a Green Claims Initiative, por exemplo, tem como objetivo proteger os consumidores e as empresas do greenwashing. Essa é uma das metas que o GOTS tem vindo a perseguir desde a sua criação há 20 anos, oferecendo uma solução única que permite às empresas fazer alegações credíveis e verificáveis sobre os produtos.

E de que forma é que o GOTS apoia a inovação na indústria?

A visão do GOTS é que os têxteis orgânicos vão tornar-se uma parte significativa do quotidiano, melhorando a vida das pessoas e o ambiente. Alinhada com essa visão, a certificação é revista a cada três anos. Através dessa revisão, o GOTS alimenta o progresso constante para o desenvolvimento de melhores métodos de processamento de têxteis. Neste processo de melhoria contínua, o GOTS colabora com stakeholders internacionais, incluindo a indústria têxtil e de vestuário, fornecedores de químicos, organizações ambientais e de agricultura orgânica, grupos de direitos dos trabalhadores e sindicatos.

[©GOTS]
Quantas entidades estão certificadas GOTS no mundo e em Portugal?

Há atualmente mais de 13 mil empresas certificadas em mais de 80 países em todo o mundo. O número de fábricas certificadas registou um crescimento de 10% em 2022, para 13.549, em comparação com 12.338 em 2021. Com mais de 600 unidades certificadas em 2022, Portugal está no sétimo lugar em termos de entidades certificadas GOTS. Uma das forças motrizes por detrás deste crescimento é o interesse cada vez maior em produtos sustentáveis e processos e produção responsável que sejam verificáveis.

Como é que se pode ter um impacto positivo com o GOTS?
As pessoas podem informar-se sobre a certificação GOTS e a sua implementação analisando estes documentos, que estão disponíveis a todos no website do GOTS. Se procuram uma reunião inicial, podem contactar o representante regional GOTS adequado que está listado no website. Se quiserem avançar para a certificação, podem contactar uma Entidade Certificadora aprovada GOTS através do link e submeter uma candidatura. A Entidade Certificadora vai fornecer informações sobre a implementação e agendar uma auditoria no local. Assim que receberem o Certificado GOTS vão poder mostrar o seu empenho na produção têxtil sustentável e ética aos seus compradores internacionais.