Portugal em Madrid

Madrid será, de 2 a 5 de Setembro, a grande capital da moda europeia e latino-americana, com a próxima edição da Semana Internacional da Moda de Madrid (SIMM). Voltará a contar com uma importante participação nacional, constituindo  um centro de oportunidades de negócio para as empresas nacionais. Um conjunto de 49 empresas portuguesas de vestuário participarão nesta edição da feira, 28 das quais integradas no projecto PRIME da ANIVEC/APIV (Associação Nacional das Industrias de Vestuário e Confecção) e do Icep Portugal. De facto, Portugal após a Espanha é o país com maior peso neste certame, tanto no número de expositores como no número de visitantes.

De referir que a SIMM é o certame de moda mais importante da Península Ibérica e o segundo maior em superfície de exposição da Europa, com 39.434,5 m2 de área total. A organização prevê a participação de 980 expositores e de 32 mil visitantes profissionais, a maioria dos quais europeus e do continente americano. Na última edição contou com a participação de 1.125 expositores provenientes de 33 países, representando 1.930 marcas.

A evolução da presença portuguesa na SIMM revela uma tendência muito positiva. Em Agosto de 2003, 31 empresas portuguesas participaram na SIMM, 3 anos mais tarde, em Setembro de 2005, um total de 49 empresas participarão no certame, o que significa um aumento do número de empresas portuguesas presentes neste certame superior a 40%.

Destaque desde Agosto de 2003 para a presença portuguesa no «Espaço Homem» (Pavilhão 2), que nesta edição da feira contará com um total de 17 empresas de moda masculina: Alves / Gonçalves, Carlo Viscontti, D’assenta, Dielmar, Diniz & Cruz, Dunil, Enrico Silvanni, Gianfranco, Grasil Uomo, Hydrogen, Olhamar, Oxford, Pierlorenzo, Pietrinni, Soporcol, Torre e Vándoma. Todas as empresas participantes no «Espaço Homem», possuem uma larga experiência de negócios em Espanha, apresentando colecções de alto nível, desde sportswear a moda urbana e elegante, incluindo um amplo leque de acessórios de moda.

Por outro lado, inserido no mesmo projecto, 11 empresas portuguesas estarão presentes em diversos segmentos de moda feminina neste certame. No Pavilhão 4 estarão presentes a Jotex e a Onara. No pavilhão 6 estarão presentes a Anne Gilden, Habitus, Peter Murray e 1964 Collection. As marcas Concreto, Christina Félix, Diparra e Noiva apresentarão as suas colecções no pavilhão 8. A marca Nortada estará presente com as suas propostas de moda banho e praia no pavilhão 5.

Todas estas marcas, tanto as de moda feminina como as de moda masculina, participarão nos desfiles de moda que se realizarão nos dias 2, 3 e 4 de Setembro (10:30, 12:30, 15:30 e 17:30 horas) na Passerelle de Moda da ANIVEC/APIV (junto ao Espaço Homem – Pavilhão 2) apresentando as colecções Primavera – Verão 2006. A ANIVEC/APIV e o Icep Portugal, contarão mais uma vez com a cooperação especial do prestigiado evento de moda “Portugal Fashion” que organiza os desfiles de moda das marcas portuguesas.

O objectivo é permitir às marcas nacionais a apresentação das suas propostas não apenas nos respectivos stands, mas também em passerelle. Assim, a componente comercial inerente ao certame é complementada por uma componente eminentemente criativa, em que o design, a identidade e a inovação de cada marca surgem em destaque.

Depois de se apresentar a este público, o Portugal Fashion segue a sua rota de internacionalização para Barcelona, onde estará a 22 de Setembro no «Pabellón Italiano da Fira de Barcelona». De referir que em Janeiro de 2006, a marca da ANJE volta a pisar as passarelas do S. Paulo Fashion Week.

Esta edição da SIMM, é a quarta e última no âmbito do projecto “Estratégia para o Mercado Global” elaborado pela ANIVEC/APIV em parceria com o ICEP, para a internacionalização das marcas portuguesas.

Este projecto de apoio à internacionalização de marcas portuguesas de vestuário, insere-se na estratégia da ANIVEC/APIV para o sector, e que visa muito simplesmente posicionar as mais dinâmicas e inovadoras marcas portuguesas de vestuário nos mais prestigiados espaços de negócio e promoção internacional tendo em vista um efectivo crescimento das exportações portuguesas, nomeadamente nos mercados onde a mudança do modelo de negócio implica uma estratégia de penetração por via da marca própria ou do domínio da distribuição.

O projecto e as suas diversas iniciativas têm promovido a presença de marcas portuguesas de vestuário em diversos mercados de grande relevância como a Espanha, a Dinamarca, a Suécia, a Finlândia, a Federação Russa e a República Popular da China. Além desta participação na SIMM, e como já foi referido am artigo anterior, a ANIVEC/APIV apoia igualmente as marcas portuguesas de vestuário nas seguintes feiras internacionais: CPM – Collection Premier Moscow, CIFF – Copenhagen Internacional Fashion Fair e FIMI – Feira Internacional de Moda Infantil, para além de ter aberto recentemente um Showroom de Promoção Comercial permanente em Estocolmo na Suécia.